Normas gerais de trabalhos científicos básicas, citações e referências Prof. Ms. Billy Graeff - UNISEP
Entende-se por elementos pré-textuais as seguintes partes: Capa Folha de Rosto; Folha de avaliação Folha de Epígrafe (optativa); Folha de Dedicatória (optativa); Folha de Agradecimento; Lista de Tabelas e Quadros; Lista de Figuras; Lista de Siglas, Símbolos e Abreviaturas; Lista de Anexos; Lista de Apêndice; Resumo; Sumário. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
As partes constituintes do texto ou elementos textuais são as seguintes: Introdução; Revisão de Literatura; Materiais e Metodologia; Resultados; Discussão; Conclusão. ELEMENTOS TEXTUAIS
ELEMENTOS POS TEXTUAIS Referências Bibliográficas e/ou Bibliografia (referências) Referências Gerais a Outros Documentos Anexos Tabelas e Quadros Figuras Apêndice Obs.: ver Ilustrações - meata
ASPECTOS GERAIS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO Papel A4 Margem superior ,0 cm Margem inferior ,0 cm Margem do lado esquerdo ,0 cm Margem do lado direito ,0 cm espaço 1,5 (um e meio)
Tamanho de letra: 12 (doze) para todo o trabalho, a exceção Das citações longas: 10 ou 11 (espaço 1) Tipo de letra: arial ou times new roman Os parágrafos são padronizados em 1 cm, a partir da margem esquerda (um tab) ASPECTOS GERAIS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO
Divisão do texto A divisão do texto deve ser feita com lógica e clareza, de modo a ressaltar a seqüência, a importância e o inter-relacionamento do assunto. E permitir a localização imediata de cada parte. São divididos em capítulos, seções (sub-capítulo) e subseções em sistema de numeração progressiva.
uso de indicativos numéricos e dos respectivos títulos, alinhados à esquerda, ex: 3. ASPECTOS METODOLÓGICOS Todos os capítulos e seções primárias devem ser iniciados em uma nova página, mesmo que haja espaço útil na página anterior Divisão do texto
Os títulos dos capítulos e seções primárias são digitados em letras maiúsculas em negrito. Os títulos das seções secundárias, terciárias e seguintes são digitadas em letras minúsculas, em negrito com a inicial maiúscula da primeira palavra, dispostos a 1 tab=1cm a partir da margem esquerda, ex: 3.1 Mãos na massa
Divisão do texto Os títulos sem indicativo numérico, como lista de ilustração, sumário, resumo, referências e outros devem figurar centralizados, ex: SUMÁRIO
MONOGRAFIA O termo monografia é de origem grega (monos + grafo = único + escrever). Portanto, considera-se monografia aquele trabalho que reduz a sua abordagem a um único assunto, a um único problema. As características principais da monografia são: a unicidade, delimitação do tema e profundidade do tratamento.
citações afirma Umberto Eco que a citação “pressupõe que a idéia do autor citado seja compartilhada, a menos que o trecho seja precedido e seguido de expressões críticas” Citar é concordar?
a) formais, quando nelas se transcrevem fielmente as palavras textuais de outrem; b) conceptuais, quando, com síntese pessoal, existe uma reprodução da(s) idéia(s) de outrem; c) mistas, se na síntese de um texto se inserem alguns termos ou expressões textuais tirados de documentos. citações
Quanto ao documento pesquisado: a) diretas, quando se transcreve as idéias do autor lido; são citações de primeira mão; b) indiretas, se as idéias transcritas tiverem sido pesquisadas em documentos que registram idéias de outros autores. São as denominadas citações de segunda-mão. Estas não são recomendáveis nos trabalhos monográficos citações
A transcrição do texto de até 3 linhas, deve conter aspas duplas, exemplo: Considero, como GRAEFF, que “devemos ser honestos e dar crédito aos autores dos textos originais que citamos” (2006, p. 75). citações
A transcrição no texto com mais de três linhas deve estar em parágrafo independente, com recuo de 4 cm da borda esquerda, digitados em espaço simples e com letra menor que a do texto e sem aspas citações
Também é importante ressaltar que a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significares, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis (BOGDAN, 1994, p.22). Está posto que essa localização não se trata... citações
Citações livres Eugenio Raúl Zaffaroni e José Henrique Pierangeli assinalam que o controle social pode ser difuso ou institucionalizado. Difuso, com a participação dos meios de massa, educação, família etc. e institucionalizado, por meio da polícia, tribunais etc.
Citações de citações citações de segunda-mão Apud = citado por Freire apud UNISEP (2004, p. 64).
Notas bibliográficas (ou de referências) No texto: primeira letra maiúscula, exemplo: Segundo Farias, observar é “prestar atenção” (1989, p. 34). Entre parênteses: todo nome maiúsculo, exemplo: “observar é gastar tempo com os sujeitos, dedicar-se a eles” (GRAEFF, 2005, p. 77).
REFERÊNCIAS “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que permite sua identificação individual”. Elementos essenciais: autor, título, local, editor e ano de publicação do documento.
ATÉ TRÊS AUTORES citar todos os autores, separados por ponto vírgula Exemplo: CAMPOS, Ana Maria; AVILA, Jorge Paula Costa; SILVA JR., Dércio Santiago da. Avaliação de agências reguladoras: uma agenda de desafios para a sociedade brasileira. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.34, n.5, p.29-46, set./out Quem é o autor? Qual o título do trabalho?
MAIS DE TRÊS AUTORES citar apenas o primeiro, seguido da expressão latina et al. (= e outros); Exemplo: CARVALHO, Fernando J. Cardim de et al. Economia monetária e financeira. Rio de Janeiro: Campus, Quem é o autor? Qual o título do trabalho?
Obras com contribuições de vários autores, mas apenas um responsável (organizador, coordenador, etc.) Exemplo: BIELSCHOWSKY, Ricardo; MUSSI, Carlos H. F (org). Políticas para retomada do crescimento: reflexões de economistas brasileiros. Brasília, DF:IPEA, p. Quem é o autor? Qual o editor?
Ler, refletir, escrever, refletir, dialogar, refletir O que é mais produtivo, começar a escrever dentro das normas ou terminar o trabalho para depois colocá-lo nas normas? Qual a relação entre uma metodologia de estudos e o uso de referências em nossos textos?
Para a próxima aula, estudar: Tema, objetivo, problema e justificativa Logo em seguida: Métodos e técnicas de pesquisa científica