Educação Financeira para crianças e Jovens

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Escolar E.B.1 nº4 de Loulé
Advertisements

Boas práticas para o consumo sustentável
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
O que estas imagens representam para você?
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Fundamentos de Educação a Distância
Voto e cidadania.
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
O EGA chega à Escola.
Que tal você se tornar o diferencial no
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
O Porteiro do Prostíbulo.
COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Mobilização da Comunidade Escolar
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Rotina....
Educação para a Sustentabilidade
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
As Meninas Superpoderosas
Experiências das Três Leis de Newton
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
Entrevista: Aprenda a vender seu Talento
Olá Amigos! Agora vou controlar suas mentes usando seu computador Sente-se confortavelmente, relaxe e prepare-se para avançar para a próxima tela…não.
Convidando e Recebendo Participantes.
Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog:
Brincadeiras Indígenas
Aplicativos Web – Web Design
Oficina Concurso Tempos de Escola. O que estas imagens representam para você?
SITUAÇÕES.
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Inscrição on-line Estamos preparando a Feira de Profissões Unoeste com todo o carinho pra você e sua escola. Vamos fazer a inscrição? Siga esse passo a.
Edição de livros didáticos Um compartilhar da matemática Igor Nóbrega.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
O Ciência para Todos no Semi á rido Potiguar completa sua quinta edição em Com apoio das diversas instituições envolvidas, a Feira de Ciências do.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A INTERNET COMO RECURSO PARA A INFORMAÇÃO. A informação no novo milênio chega de minuto a minuto A informação no novo milênio chega de minuto a minuto.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
Educação Financeira para crianças e Jovens E você?
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens Pé-de-Meia.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
Clique para editar o formato do texto do títuloClique para editar o texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Gestão de empreendimentos.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
Transcrição da apresentação:

Educação Financeira para crianças e Jovens Bens Públicos

Olá, turma! Vocês repararam como a nossa Biblioteca está bonita depois da reforma? E a quantidade de livros? Sim!

Turma, vocês sabem o que é PNLD? Não!

PNLD se chama Programa Nacional do Livro Didático.

Saiba Mais Clique para saber mais!

É um Programa do Governo Federal que faz chegar às escolas públicas, do ensino fundamental e do ensino médio, livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade. Há dois grupos de livros: os consumíveis e os reutilizáveis ou não-consumíveis. Cada escola realiza a escolha de seus livros a partir da lista que integra o Guia do PNLD. Você sabia que os livros que você e seus colegas estão usando foram escolhidos pelo grupo de professores que trabalham na sua escola? Saiba mais em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico

Lucas, você viu quanto o governo investiu na compra dos livros que chegam às nossas escolas? Este dinheiro vem dos tributos que são arrecadados pelo governo, ou seja, nós pagamos esta conta. Sofia, é muito dinheiro. E ainda tem aluno que pensa que os livros são de graça. E existe outra questão muito importante. A matéria-prima usada para fazer os livros.

Sim, os livros são feitos de papel. O que você quer dizer com isso? É o seguinte. Você já reparou o que alguns alunos da escola fazem com os livros? Os livros distribuídos aos alunos do 9º ano são do grupo de livros reutilizáveis, ou seja, serão usados por outros alunos nos anos letivos seguintes (isto acontece por três anos). Por isso precisam ser devolvidos às escolas ao final do ano letivo.

Se nós estragamos os livros, estamos prejudicando o meio ambiente. Aumentamos as áreas de desmatamento.

E também a poluição. Tive uma ideia! Que tal conversarmos com o pessoal da rádio escola e propormos um programa semanal para falarmos sobre o uso consciente do livro escolar? Boa ideia! Precisaremos da participação de todos. Vamos fazer uma pesquisa!

Lucas e Sofia foram até a rádio escola e o pessoal gostou muito da ideia. A tarefa agora é preparar o projeto do Programa, identificando o que cada um irá fazer, e depois colocar em prática. Lucas, já que estamos falando do uso consciente do livro vamos aproveitar e falar também de como as pessoas da escola estão usando o papel. Estou gostando da ideia! Poderemos também envolver a nossa comunidade.

Lucas, as entrevistas foram muito interessantes. Eu também achei, Sofia. Agora é hora de preparar o nosso programa. Vamos juntar as ideias de todos os alunos e fazer algo muito legal!

Além de falarmos sobre o cuidado com os livros podemos dar dicas de consumo sustentável. Veja algumas dicas que encontrei no site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC. Veja na sua escola se há alguma forma de divulgar como estão sendo administrados os recursos públicos como os livros, por exemplo! CONSUMO SUSTENTÁVEL Reduza o uso de papel o máximo possível; Evite comprar produtos com excesso de embalagem. Saiba que 80% do papel que consumimos é na forma de embalagem; Utilize os dois lados do papel, ao imprimir ou escrever; Revise textos na tela do computador e só imprima se for realmente necessário; Recuse folhetos de propaganda que não sejam de seu interesse.

Relembrando o que aprendi... A realizar ações voltadas à economia de papel; A reconhecer o dever de cada cidadão em pagar os tributos, bem como o dever do governo de oferecer serviços públicos.