E mais versos para crianças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
Advertisements

Ficha de Leitura.
Luiz Fernando Verissímo.
Consertando o mundo. Ligue o som..
Oh, não! OUTRA VEZ sopa de legumes! queixou-se o lobo, que já era velhinho. Quem me dera ter uma ovelhinha aqui à mesa. Fazia já um belo ensopado de.
O que acho sobre a poesia
DESPEDIDA DUM GÉNIO CLIQUE.
Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa
Mini-portefólio Digital
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Socorro Capiberibe APRESENTA:.
António Torrado 1.
A História do Pedrinho e da Joana
M Ã E.
“A Racionalidade Irracional” Jose Saramago
CATIVAR....
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
GABRIEL GARCIA MARQUEZ… …retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave; Gabo sabe que tem.
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
Carta de despedida G.G. MARQUEZ LIGUE SUA CAIXA DE SOM.
Escola básica E.B 2,3/S de Vale de Cambra
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Quando tudo parece P E R D I O.
NO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA
APRENDIZ DA VIDA!.
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
“MÃE... MINHA CRIANÇA ” Vendo você mãezinha penso nos mistérios desta doença, Alzheimer. Quem na vida nunca passou pela saudade dos tempos de criança?
TESTE DO HORÓSCOPO CHINÊS
Qual será a tua Escolha??? Uma família tinha comprado um carro novo, com 0kms detalhe, por detalhe; os estofos; a côr .... era tudo lindo.
Nesta apresentação foram utilizadas ilustrações de Sandra S erra e Amélie Bouvier, encontradas nas obras:
HAMILTON “ Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso.
A lua de Joana.
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
Uma iniciativa CDI 2006  Exposição de textos de autores consagrados.  “Porque o Amor também se diz …” (Tertúlia)  “Palavras nunca Escritas...” (Concurso.
Trabalho de: Licínia Gomes Título do livro:
Tema. Sou uma poetisa.
…retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave; “Gabo” sabe que tem os dias contados…. Enviou.
Sou feito de sentimentos, de emoções, de luz e de amor...
Eu sou poeta.
A u t o m a t i c a m e n t e Porque uso óculos escuros?
Guião sobre a ida à biblioteca!
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
QUEM É MANUEL ANTÓNIO PINA? Clicando Manuel António Pina em criança.
Quem quer voar, cria asas…
Mensagem do Zé pilintra por ele mesmo.
Escrito enquanto Davi estava escondido no sertão da Judéia.
Matilde Rosa Araújo nasceu e viveu em Lisboa. Foi professora da disciplina de Português e formadora de professores. Foi autora de mais de 40 livros (contos.
Você foi escolhido!.
Feito por: Diogo Braga Manuel Alegre é um escritor, poeta e um membro do Partido Socialista.
Sílvia Patrícia de Almeida Cortes Nº22 10ºF Escola Básica 2,3/S de Vale de Cambra O meu livro é:
Dia Mundial da Criança Sumário Leitura e apreciação estética do texto O brincador, de Álvaro Magalhães. Escrita criativa à moda de Álvaro Magalhães.
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO TEXTO: Paulo Roberto Gaefke MÚSICA: Albion - Adágio 2 FOTOGRAFIAS COM ALMA Obras de arte e meditação com mensagens reflexivas.
O amor....
Língua Portuguesa Livro Ilustra 
Sophia de Mello Breyner Andresen
Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca Biblioteca Escolar Projeto ALer+ Metas em Família Com o patrocínio do Plano Nacional de Leitura Depois de montares.
Tendo em casa a presença viva de gêneros textuais apresentados de forma dinâmica em contação de histórias e poesias, procurei, desde o início do meu magistério,
Far-te-ia a minha essência Pudera eu neste momento.
DEIXE ESTAS FLORES FALAREM POR MIM DEIXE ESTAS FLORES FALAREM POR MIM By Búzios Slides Apresenta Automático.
Como fazer uma bibliografia?
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 EPALF 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR UMA BIBLIOGRAFIA COM CORRECÇÃO.
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
Transcrição da apresentação:

E mais versos para crianças AMOSTRAS PARA LER+ [materiais de apoio] O pássaro da cabeça E mais versos para crianças Manuel António Pina

Amostras para ler + Ficha técnica Título: Amostras para ler +. Materiais de apoio. Pina, Manuel António. O pássaro da cabeça. Autora: Licínia Torres Edição: Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede Data: janeiro, 2015 Página web: http://www.sbe.aelimadefaria.pt/ Amostras para ler +. Materiais de apoio. Pina, Manuel António. O pássaro da cabeça by Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial- SemDerivações 4.0 Internacional License.

Amostras para ler + Género: poesia Título: O pássaro da cabeça Autora: Manuel António Pina Ilustradora: Ilda David Editora: Assírio & Alvim Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

Amostras para ler + Manuel António Pina Manuel António Pina nasceu no Sabugal, em novembro de 1943 e faleceu em outubro de 2012. Começou a ler e escrever antes de entrar para a escola, iniciando-se na leitura através do jornal que o pai trazia para casa ao fim do dia. Sempre gostou de escrever e escrevia, então, versos. Dedicou-se à escrita (escritor e jornalista) de corpo e alma. Para ele «O jornalismo servia para ganhar a vida, a literatura servia um pouco para tentar salvar a vida. Se não escrevesse, era capaz de ser infeliz. “ A sua obra é vasta, tanto na literatura juvenil, como na poesia e no teatro. Recebeu inúmeros prémios, o último em 2011 – Prémio Camões. Amostras para ler + Manuel António Pina Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

Amostras para ler + “Conselho que eu daria: quando não se gosta de um livro, é fechá-lo e procurar outro. Há sempre algum, na biblioteca, na prateleira, há sempre um livro que está à nossa espera. E esse livro é aquele livro que, quando nós abrimos, começamos a folhear, nos abre a porta para sítios onde, sem o sabermos, sempre estivemos.” Manuel António Pina in entrevista a Alma Lusa, maio de 2011 Ilda David Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

A escrita de Manuel António Pina Amostras para ler + A escrita de Manuel António Pina Escrita criativa e humorística. Expressão lúdica da língua portuguesa. Temas simples mas carregados de significado: a infância; o tempo; a memória; a razão; a imaginação o mundo às avessas… Ilda David Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

Amostras para ler + O pássaro da cabeça Sou o pássaro que canta Ilda David Sou o pássaro que canta dentro da tua cabeça, que canta na tua garganta, que canta onde lhe apeteça. Sou o pássaro que voa dentro do teu coração e do de qualquer pessoa (mesmo as que julgas que não). Sou o pássaro da imaginação que voa até na prisão e canta por tudo e por nada mesmo com a boca fechada. E esta é a canção sem razão que não serve para mais nada senão para ser cantada quando os amigos se vão e ficas de novo sozinho na solidão que começa apenas com o passarinho dentro da tua cabeça. Pina, Manuel António (2012). O pássaro da cabeça. Porto: Assírio & Alvim. Ilda David Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

Amostras para ler + A Ana quer A Ana quer nunca ter saído da barriga da mãe. Cá fora está-se bem, mas na barriga também era divertida. O coração ali à mão, os pulmões ali ao pé, ver como a mãe é do lado que não se vê. O que a Ana mais quer ser quando for grande e crescer é ser outra vez pequena: não ter nada que fazer senão ser pequena e crescer e de vez em quando nascer e voltar a desnascer. Ilda David Pina, Manuel António (2012). O pássaro da cabeça. Porto: Assírio & Alvim. Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

Amostras para ler + Solta o pássaro da tua cabeça e desfruta da magia das palavras, da poesia. Ilda David Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

Amostras para ler + Lista de referências bibliográficas Pina, Manuel António (2012). O pássaro da cabeça. Porto: Assírio & Alvim. Casa da Leitura [em linha].Originalmente publicado em: Atas do 6º Encontro Nacional (4º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga: Universidade do Minho, Outubro 2006. Disponível em: http://www.casadaleitura.org Serviço das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede