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ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI

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Apresentação em tema: "ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI"— Transcrição da apresentação:

1 ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PEDERNEIRAS – S.P.

2 INTRODUÇÃO É na primeira infância que se forma o hábito de leitura, devido em grande parte, à atitude dos pais em relação aos livros. Crianças cujos pais e professores lêem com regularidade parecem demonstrar maior interesse e curiosidade pela leitura. A escolha deste tema justifica-se pelo desinteresse dos alunos pela leitura. Principalmente por aqueles que não têm o incentivo em casa, por conta de pais não terem o hábito da leitura. Esse problema se tornou motivo de constante preocupação por parte dos profissionais de educação, principalmente daqueles que têm o interesse em reverter esse quadro. E, também, com a promoção do hábito de leitura e necessidade de incentivar professores, pais, bibliotecários e muitos indivíduos que se empenham em assegurar que os benefícios da leitura sejam compartilhados por todos.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
• Origem e importância da Leitura: Na procura do conhecimento, que se eterniza ao longo da história da civilização, percebe-se que quanto mais cedo o homem começar algo, mais cedo brotará resultados. Ou seja, na infância que é uma fase especial de evolução, aprendizagem e formação do ser, deve despertar-lhe para o mundo da leitura, pois a imaginação humana é imperiosa para a construção do conhecimento. Segundo Campbell (2000 p. 22), no Brasil, os primeiros educadores foram os jesuítas, que difundiam oralmente as narrativas do folclore popular, sempre de cunho moralizante. Mas, com a vinda de D.João VI ao Brasil e a instalação da biblioteca nacional, os livros começaram a circular, e se iniciou a tradução e escrita de obras literárias voltadas para a criança, mas com vínculo escolar. Nos anos 70 a literatura infantil ganhou forças. O texto ganhou ilustrações que seduziam através dos olhos, competindo com os meios de comunicação de massa. A partir daí, cresceu o número de escritores voltados para o público infantil.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
• O que é Leitura e sua função: “Ler é extrair informações do que está impresso” (Smith, 2003, p. 199). • O incentivo pelo prazer da leitura através da Literatura nas séries iniciais: A criança deve descobrir o prazer da leitura muito antes de aprender a ler. A leitura infantil é um dos fatores básicos para sua realização como pessoa humana, de encontrar caminhos, crescer e se desenvolver na busca de soluções de suas inquietações e problemas de ordem intelectual, social, afetiva, ética e moral. • Contribuições da leitura na formação da criança: Se a criança conviver com livros de que gostem, que sintam prazer em ler; se tiverem pais, amigos, professores e bibliotecários que os incentivem e os orientem na leitura; se houver bibliotecas públicas e escolares organizadas e em quantidade, passarão a gostar de ler; tudo isso representará uma grande conquista a cerca da leitura e sua aprendizagem, pois se a criança for leitora saberá mais e entenderá melhor o mundo, saberá superar suas dificuldades e se desenvolverá de maneira integral.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
• PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: Buscou-se, então, para fundamentação teórica em autores consagrados como Martins (1994), Rego (1992), Freire (1989), dentre outros. Tais autores tratam a leitura como uma fonte de aprendizado não só útil para a vida escolar da criança, mas também como um aprendizado para a vida profissional e pessoal. • PESQUISA DE CAMPO: Para a pesquisa, foram aplicados dois questionários: um para 10 (dez) pais de alunos das primeiras séries iniciais (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental, da escola pública municipal de Pederneiras, com 5 (cinco) questões abertas e fechadas para analisar se o ambiente familiar da criança incentiva a leitura e se os pais proporcionam meios para que as crianças sintam prazer e criem o hábito à leitura; e outro para 10 (dez) professoras dessas mesmas séries, também com 5 (cinco) questões abertas e fechadas, para identificar a percepção desses professoras, saber a metodologia por elas aplicadas e também a prática pedagógica que incentivam a leitura, além da aceitação pelas crianças.

6 CONCLUSÃO Com o incentivo à leitura, o educador estará desenvolvendo no seu educando o hábito de ler e interpretar de maneira concreta, buscando sentido e significado nos diversos textos didáticos, para-didáticos e literários, além de possibilitar aos mesmos, plena participação social.

7 EPÍGRAFE “O sorriso, a alegria duma criança que lê, que houve histórias, que brinca, compensa a luta que possamos ter, para que aquele sorriso e aquela alegria existam. E compensa, ainda, a sua certeza íntima que estamos abrindo novos horizontes e possibilidades para centenas de crianças, através da leitura. Estaremos ensinando quanto vale o livro; dando-lhes o hábito da leitura, fazendo-as amar o livro estaremos assimilando responsabilidades e cumprindo o nosso dever com as gerações que formarão os homens de amanhã”. Denise Fernandes Tavares


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