Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

RACISMO E XENOFOBIA Imigrantes latinos,afros e asiáticos sofrem ataques violentos na Europa Grupos radicais europeus neonazistas e neofacistas crescem.
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
TRABALHO CONFLITO NA ÁSIA
Trabalho de Geografia Alunas: Camila Vecchi Daiane Nogueira
Conflitos no Oriente Médio
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Questão Palestina.
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Organizações Internacionais e Regionais
Conflitos árabe-israelenses
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Tecnologia Bélica na Atualidade
Capitulo 1- Povos e Nações
Trabalho De História.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ISRAEL X PALESTINA.
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
Curdos.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Professor Luiz Felipe Geografia
Mapas de Israel Fonte: BBC
CAP. 17 – GUERRA E PAZ NO ORIENTE MÉDIO
Iraque Em 1979, triunfou no Irã a Ver. Islâmica dos aiatolás fundamentalistas xiitas, depondo a monarquia pró-ocidental que lá existia. O novo regime islâmico.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Conflitos Mundiais.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
Profº: Maria de Lourdes
A (re)emergência de conflitos regionais
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
GUERRA DO VIETNÃ.
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
Conflitos no Oriente Médio
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO.
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Conflitos no campo.
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Complementação do capítulo 8
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Geopolítica e Atualidades
ORIENTE MÉDIO Cap. 9.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Fontes de energia I GG. 07 PAG.42. Petróleo  É uma mistura de hidrocarbonetos fósseis;  Gerado pelo soterramento e decomposição de matéria orgânica.
Transcrição da apresentação:

Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149 Professor: FYLIPE ALVES

Políticos e ideológicos; Territoriais; Econômicos; Recursos Naturais: Os principais motivos dos conflitos: Étnicos; Políticos e ideológicos; Territoriais; Econômicos; Recursos Naturais: Religiosos.

Os conflitos podem ser PÁG. 141: Externos: Quando envolvem disputas entre dois ou mais países Internos: Quando envolvem disputas entre grupos que pertencem a um único país.

MAIOR CONFLITO DE REPERCUSSÃO MUNDIAL Guerra na Síria

QUAL O RESULTADO DOS CONFLITOS? PÁG. 141 E 142

Primeiro relato de conflito GUERRA NO CÉU Os versos 7-12 destacam a guerra original no Céu, quando Satanás rebelou-se pela primeira vez, e, com seus anjos caídos, lutou contra Cristo, uma batalha que ele perdeu. Apocalipse

GUERRA DO AFEGANISTÃO PÁG. 145 Retaliação dos EUA, alegando que os Talibãs mantinham terroristas árabes muçulmanos, no país, após o ataque de 11 de setembro de 2001. Em outubro de 2001, os EUA invadem o Afeganistão, expulsando o governo Talibã. Em 2008, a contraofensiva Talibã recupera 40% do território afegão, forçando em 2009 o envio de tropas por parte do governo dos EUA, sob controle do presidente Obama.

QUESTÃO PALESTINA PÁG. 143 Na disputa entre árabes e judeus pela Palestina, ambos os povos tem suas razões fundamentadas nas seguinte premissas: JUDEUS: Dizem que é a sua terra natal, pois eles viviam lá antes dos árabes, e que eles foram expulsos da Palestina devido a diáspora judaica ocorrida após a invasão do exército Romano. ÁRABES: Já os árabes palestinos também se sentem donos da região pelo fato de terem habitado lá durante todo o tempo em que foi abandonada, e nesse período, a Palestina se transformou em sua pátria.

Guerra do Golfo I pág. 144 Ataque do Iraque sobre o Kuwait, visando ampliar a produção de petróleo e obter maior saída sobre o golfo pérsico. As tropas da ONU sob a liderança dos EUA retiram os iraquianos do Kuwait, devolvendo aos seus legítimos soberanos, em fevereiro de 1991. Estrutura-se uma delimitação de ação das tropas iraquianas em seu território com vigilância internacional constante, além do boicote internacional ao governo iraquiano de Saddam Hussein.

GUERRA DA CHECHÊNIA PÁG.147 Os chechenos querem a independência da Rússia, desde 1992. Em 1994, a Rússia lança uma ofensiva contra os chechenos. Os chechenos não aceitam o modelo de território autônomo com constituição e orçamentos próprios, mas ligados politicamente à Rússia.