O SIMBOLISMO DA CORDA DE 81 NÓS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
Advertisements

Parte 1 Pedir a graça do Espírito Santo... Olá, estou iniciando uma série de slides,
Anatomia das Seitas e Heresias
A necessidade de nascer de novo
¨Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e, nessa cobiça, alguns se desviarão da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores.¨
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
O CÉU E O INFERNO Sabedoria acima de tudo GRUPO FRATERNIDADE 17 de agosto de 2014 CLIQUE.
CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
Clique para avançar Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
Por que é tão difícil amar a si mesmo?
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO FLORES, OBRAS DIVINAS DA NATUREZA
JUSTO E PERFEITO.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
LOWTONS. LOJA MAÇONICA ESTRELA DO TRIÂNGULO AQUI COMEÇA AQUI COMEÇA E FORJA E FORJA OS MAÇONS OS MAÇONS.
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
Andava eu pela estrada da vida, tempos atrás, quando certo dia, vi um letreiro que dizia: “Loja do Céu”. Grupo Aprendizes da Arte Real 28 de junho de.
Grupo aprendizes da arte real
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL Clique para avançar os slides
(Autor não identificado)
(Ubirajara Rodrigues) GRUPO MAÇONARIA – UNIDOS SOMOS MAIS FORTES 24 de junho de 2012 LIGUE.
José Jurandi Brito dos Santos
FARTURA, ABUNDÂNCIA GRUPO MAÇONARIA UNIDA
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 25 de abril de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES “IRMÃO”
(Ir.'. Luis Carlos de Oliveira Silva )
A EGRÉGORA PP GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
. Um toque para despertar GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 29 de outubro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
MAÇONARIA PROTESTA Os Irmãos de Alagoinhas-BA, ainda não demonstraram essa coragem, mas... existem orientes onde os maçons já estão assumindo suas responsabilidades.
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
O PONTO DENTRO DO CÍRCULO
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 26 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES VISITAS.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de abril de 2014 LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 27 de maio de 2012 Ligue o som – Clique para avançar os slides.
LIBERDADE Newton Murillo Duarte de Avellar Neto GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL GRUPO FRATERNIDADE
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
A LOJA MAÇÔNICA DE ALEIJADINHO
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 19 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
O Maçom e sua única asa Lenda Maçônica (Autor desconhecido)
Em Loja, meus Irmãos! Ir  Fernando José Milliet Martins Grupo Aprendizes da Arte Real 23 de.
A Lâmpada do Átrio (Ir.`. Paulo Roberto Marinho )
REGULARIDADE MAÇÔNICA
Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 02 de maio de 2012 LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
O GALO NA CÂMARA DAS REFLEXÕES
O direito e o dever de emitir nossa Opinião GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 27 de novembro de 2012 LIGUE O SOM APÓS A LEITURA,
GRUPO MAÇONARIA UNIDA 18 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
DEZ CONDUTAS MAÇÔNICAS DESEJÁVEIS
NOVOS TEMPOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
A B U N D Â N C I A GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
POSTURA e AÇÃO GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 07 DE AGOSTO DE 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
MULHER- ANIMAIS GRUPO FRATERNIDADE 10 de setembro de 201 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR.
O Monte Hermon GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Não quero mais uma Loja Maçônica (Waldo Fazzio Junior)
MESTRE DE HARMONIA GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
POEMA - "A ELEVAÇÃO" Autor: Ir  João Francisco Dos Santos Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 13 de agosto de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES PP
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11 DE SETEMBRO DE 2015 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
ENTENDI O QUE SOU? Ir  Alfredo Alves de Oliveira Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11.
OBJETOS SIMBÓLICOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Sete lágrimas de um maçom Autor desconhecido PP-007 GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11 de julho.
Terras sagradas do Nilo do Raio Egipciano… “Toda a Luz vem do Leste, toda a Iniciação do Egipto”. Cagliostro Clica só nestes pontos verdes.
Loja Templários da Arca Sagrada - TAS
A CORDA DE OITENTA E UM NÓS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 10 de abril de 2014 Lique o som.
Transcrição da apresentação:

O SIMBOLISMO DA CORDA DE 81 NÓS PP-1-079 Grupo Aprendizes da Arte Real www.juraemprosaeverso.com.br jurandi@juraemprosaeverso.com.br 09 de setembro de 2015 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES O SIMBOLISMO DA CORDA DE 81 NÓS

Qual é o simbolismo da Corda de 81 nós?

Movido pela salutar necessidade da busca da verdade e do conhecimento, pesquisei algumas obras e autores, nacionais e estrangeiros, para responder esse questionamento.

Posso citar: José Castellani, Raimundo Rodrigues, Papus, Leadbeater, dentre outros. Nesse ínterim, descobri que fazer uma dissertação a respeito da Corda de 81 nós, antes de tudo, é um grande desafio, pois a corda, apesar de sua simplicidade, possui extraordinária utilidade e simbolismo.

Analisando os anais da história, nota-se que sua origem mais remota advém da Maçonaria Operativa, que a usou para medições e amarrações. Naquela época, toda construção era "marcada" no terreno com uma corda, antes de ser iniciada. A importância da marcação de um edifício era particularmente muito maior quando se tratava de um Templo.

Assim, a corda representou um grande papel nesta operação, já que nesses casos era executada apenas por profissionais, que conheciam e seguiam ritos.

Por causa da tradição, e devido a sua utilidade nas construções, a Corda passou a ser colocada no alto das paredes do Templo.

Um dos nós deve ficar por cima do Delta Luminoso, bem no centro da parede do Oriente. 40 nós são distribuídos em igual distância na parede do Sul e 40 outros na parede do Norte. Ela tem 81 nós, por três razões que a numerologia e as tradições iniciáticas bem esclarecem:

a) O n°1, materializado no nó central, representa a unidade indivisível, o símbolo de Deus, princípio e fundamento do Universo. O n° 1, desta maneira, é considerado um número sagrado;

b) O n° 40 é o número simbólico da provação, da penitência e da expectativa. Como exemplo, 40 dias durou o jejum de Jesus e 40 dias durou o dilúvio;

c) O n° 81 é o quadrado de 9, que por sua vez, é o quadrado de 3, número perfeito e de alto valor místico para todas as antigas civilizações. Além disso, as tríades divinas sempre existiram em todas as religiões, como Osíris, ísis e Hórus, dos antigos egípcios e a Trindade cristã.

Cada um dos nós é chamado maçonicamente de "laço de amor" Cada um dos nós é chamado maçonicamente de "laço de amor". Tal símbolo tem o desenho da "curva em forma de oito deitado", que representa na Matemática, o "infinito". Por certo, esse nó não foi escolhido arbitrariamente entre todas as formas possíveis de nós.  

Somos conhecidos como "Filhos da Viúva", e coincidência ou não, tempos atrás, os cordões de seda com que as viúvas cercavam seus rostos eram feitos de "laços de amor" que terminavam em borlas.

Esses nós entrelaçados (que não se interrompem) são a imagem da união fraterna que liga, por uma cadeia indissolúvel, todos os maçons do Globo, e simbolizam também o segredo que deve rodear nossos augustos mistérios.

Na parede do Ocidente, a Corda de 81 nós desce de cada lado da porta do Templo, com uma borla em cada ponta.   Essas borlas representam a Justiça e a Prudência ou a Eqüidade e a Moderação.

Quanto à abertura da Corda na Porta, José Castellani sintetiza de forma perfeita a ligação com o mundo profano: "(...) mostra que a Maçonaria é dinâmica e progressista, estando, portanto, sempre aberta às novas idéias que possam contribuir para a evolução do homem e para o progresso racional da humanidade". 

Desde os primeiros Painéis ou tapetes a Corda de 81 nós vem representada contornando os demais símbolos. Na parede, a Corda em si representa a Fraternidade e a União, e cada um dos seus nós, o Amor.

Todo maçom pode ser visto como um desses elos, unido aos demais por esta Corda, e nesse caso, ela representa os Ideais que nos são afetos, como o Espírito de Corpo, o Amor Fraternal e, principalmente, a União, que é o sentimento que deve estar presente no seio de cada maçom.  

Meus AAm.: llr.:, espero ter alcançado o objetivo proposto de trazer mais luzes a cerca do assunto. Como mensagem final, desejo a todos, que a Corda de 81 nós nos inspire a manter essa União fraternal, tornando-nos uma única família, que busca os mesmos objetivos e comunga das mesmas idéias, porque assim estaremos cada vez mais em harmonia com o G∴A∴D∴U∴ que nos auxilia na nossa fraterna Ordem, chamada Maçonaria.  

GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL TEXTO: Autor desconhecido FOTOS: Do arquivo do Jura em Prosa e Verso FORMATAÇÃO: Jura em Prosa e Verso Música: Planeta Música - Cascavel BIBLIOGRAFIA 1 Durville, Henri, O Caminho da Iniciação, pág. 71, Editora Lorenz, São Paulo - SP 2 Trindade, Ir∴Márcio Cossich (Hórus), M∴ M∴ membro da Loja Thomas Kemphis (Or∴ de Brasília - DF) e Loja Obreiros da Arte Real de Alto Alegre (Or∴ de Roraima - RR), ambas do Rito Adonhiramita