Aula Prática 1 Aula de apresentação Monitoria 2009.2.

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Transcrição da apresentação:

Aula Prática 1 Aula de apresentação Monitoria

 Apresentação do corpo de monitores  Divisão dos alunos por monitor  Listas de exercícios/Exercícios de aula  Apresentação do site da disciplina  Apresentação à IDE Code::Blocks  Exercícios

 Crystal Santos  Eduardo Rocha  Fred Rabelo  Helder Cavalcanti  Henrique Figueirôa  Josiane Bezerra  Marcelo Lima  Ronald Dener  Vanessa Larize  Vitor Albuquerque

 Durante o curso teremos 5 listas de exercícios.  Valem 30% da nota da primeira unidade.

Composição da nota  Lógica de programação – 70% da nota  Endentação – 10% da nota  Modularização – 10% da nota  Comentários – 10% da nota

 As listas de exercícios deverão ser enviadas para o com cópia para o do seu monitor até a data e horário limites previamente estabelecidos (listas enviadas fora do horário não serão  O assunto do da lista deverá seguir o seguinte padrão: [Lista IP] [Número da Lista] [Al: Login do aluno] [Mo: Login do monitor]

 Exemplo: [Lista IP] [1] [Al: cms4] [Mo: vlac]

 As questões da lista devem ser enviadas compactadas em um arquivo.rar ou.zip cujo nome deve seguir o seguinte padrão: Lista IP X – login do aluno

 Exemplo Lista IP 3 – cms4.zip

 Cada questão deve estar contida em um arquivo.c.  O nome de cada arquivo.c deve seguir o seguinte padrão: LxQy.c Onde “x” representa o numero da lista e “y” representa o numero da questão

 Exemplo L1Q3.c

 O aluno que obtiver 90% de aproveitamento nos exercícios de aula terá direito de fazer uma questão extra na prova valendo 1 ponto extra na nota da segunda prova.  Os alunos deverão enviar os exercícios até o final da aula prática para o com cópia para o do seu monitor.

 Os de dúvidas devem ser enviados para os e- mails dos seus respectivos monitores com o assunto [Monitoria IP].  Os monitores tem horários reservados para tirar dúvidas pessoalmente. Confira no site da disciplina.

 Os padrões para envio dos exercícios de aula são: Assunto: [Aula Prática IP] [Número da aula prática] [login do aluno] [login do monitor] Anexo: Aula X – login do aluno.rar Nome dos arquivos.C: APxQy.c, onde x representa o numero da aula prática e y o número da questão.

O site da disciplina pode ser acessado através do endereço: Nele serão disponibilizadas as listas de exercício, avisos, notas, conteúdo programático, etc.

 Durante o curso teremos 5 mini-provas.  Valem 20% da nota da primeira unidade.

Foi adotada a IDE* Code::Blocks em conjunto com o compilador MinGW nas aulas práticas da disciplina. O uso de uma IDE visa aumentar a produtividade e ter a disposição uma série de ferramentas de auxílio num único ambiente. *IDE – Integrated Development Enviroment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado

O Code::Blocks pode ter sua versão mais recente (8.02) baixada no site oficial ( No site oficial há versões para Windows, Linux e MacOS. Para praticidade pode também ser utilizado o pacote disponível no site da disciplina na seção de downloads. Somente versão para Windows.

Versão disponível no site da disciplina

 Baixe o arquivo ZIP na área de downloads do site da disciplina.

 Descompacte num diretório da sua preferência.

 Execute o arquivo codeblocks.exe

Versão disponível no site oficial

Instalação para Windows  No site oficial, baixe o arquivo codeblocks- 8.02mingw-setup.exe.  Siga os passos da instalação.  Execute a aplicação.

Instalação para Linux (Ubuntu) ‏  sudo apt-get install build-essential  sudo apt-get install libwxgtk2.8-0  Baixar codeblocks_8.02-0ubuntu1.deb.tar.gz  Descompactar ( tar -zxf code...tar.gz ) ‏  Entrar no diretório criado  sudo dpkg -i *.deb  Executar a aplicação (pelo menu ou pelo console através do comando codeblocks ) ‏

 Criar um projeto para Console Application

 Selecionar Console Application

 Selecionar C apertar em Next

 Em Project Title, colocar Primeiro Projeto  Em Folder... in, colocar H:\CB_Projects\ apertar em Next e na tela seguinte, Finish.  Apertar em Next e na tela seguinte, Finish.

 Selecionar o projeto na lista lateral

 Apertar F9

Editar o arquivo do projeto  Clicar nas setinha ao lado Primeiro Projeto

 Clicar na setinha ao lado da pasta Sources.

 Clicar em main.c, o modo de edição será aberto.  Modifique “Hello world!\n” por “Oi, mundo!\n”

 Aperte F9

 Uma função é um bloco de código de programa que pode ser usado diversas vezes em sua execução. O uso de funções permite que o programa fique mais legível, mais bem estruturado. Um programa em C consiste, no fundo, de várias funções colocadas juntas.

 #include  void mensagem ()  /* Funcao simples: so imprime Ola! */  {  printf ("Ola! ");  }  void main ()  {  mensagem();  printf ("Eu estou vivo!\n");  }

 Argumentos são as entradas que a função recebe. É através dos argumentos que passamos parâmetros para a função.  Muitas vezes é necessário fazer com que uma função retorne um valor. Podemos especificar um tipo de retorno indicando-o antes do nome da função. Mas para dizer ao C o que vamos retornar precisamos da palavra reservada return.

 Apresentamos aqui a forma geral de uma função: tipo_de_retorno nome_da_função (lista_de_argumentos) { código_da_função }

 A função printf() tem a seguinte forma geral:  printf (string_de_controle,lista_de_argumentos);

 O formato geral da função scanf() é:  scanf (string-de-controle,lista-de- argumentos);

 Apresentamos agora alguns dos códigos %:

1. Média Aritmética Faça um programa que receba dois números (float) do usuário e retorne a média aritmética dos número. (OBS.: Use uma função para calcular a média aritmética). Arquivo: AP1Q1.c

2. Interagindo com o usuário Fazer um programa que pergunte “Qual o seu ano de nascimento?” Capture de alguma forma a resposta do usuário. Escreva na tela “Seu ano de nascimento e: !” Arquivo: AP1Q2.c

3. Usando funções Criar uma função soma que recebe dois parâmetros inteiros e retorna a multiplicação dos dois valores recebidos. Perguntar dois números ao usuário e imprimir a multiplicação dos dois números utilizando esta função para o cálculo. Arquivo: AP1Q3.c

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