Aula Prática 1 Aula de apresentação Monitoria
Apresentação do corpo de monitores Divisão dos alunos por monitor Listas de exercícios/Exercícios de aula Apresentação do site da disciplina Apresentação à IDE Code::Blocks Exercícios
Crystal Santos Eduardo Rocha Fred Rabelo Helder Cavalcanti Henrique Figueirôa Josiane Bezerra Marcelo Lima Ronald Dener Vanessa Larize Vitor Albuquerque
Durante o curso teremos 5 listas de exercícios. Valem 30% da nota da primeira unidade.
Composição da nota Lógica de programação – 70% da nota Endentação – 10% da nota Modularização – 10% da nota Comentários – 10% da nota
As listas de exercícios deverão ser enviadas para o com cópia para o do seu monitor até a data e horário limites previamente estabelecidos (listas enviadas fora do horário não serão O assunto do da lista deverá seguir o seguinte padrão: [Lista IP] [Número da Lista] [Al: Login do aluno] [Mo: Login do monitor]
Exemplo: [Lista IP] [1] [Al: cms4] [Mo: vlac]
As questões da lista devem ser enviadas compactadas em um arquivo.rar ou.zip cujo nome deve seguir o seguinte padrão: Lista IP X – login do aluno
Exemplo Lista IP 3 – cms4.zip
Cada questão deve estar contida em um arquivo.c. O nome de cada arquivo.c deve seguir o seguinte padrão: LxQy.c Onde “x” representa o numero da lista e “y” representa o numero da questão
Exemplo L1Q3.c
O aluno que obtiver 90% de aproveitamento nos exercícios de aula terá direito de fazer uma questão extra na prova valendo 1 ponto extra na nota da segunda prova. Os alunos deverão enviar os exercícios até o final da aula prática para o com cópia para o do seu monitor.
Os de dúvidas devem ser enviados para os e- mails dos seus respectivos monitores com o assunto [Monitoria IP]. Os monitores tem horários reservados para tirar dúvidas pessoalmente. Confira no site da disciplina.
Os padrões para envio dos exercícios de aula são: Assunto: [Aula Prática IP] [Número da aula prática] [login do aluno] [login do monitor] Anexo: Aula X – login do aluno.rar Nome dos arquivos.C: APxQy.c, onde x representa o numero da aula prática e y o número da questão.
O site da disciplina pode ser acessado através do endereço: Nele serão disponibilizadas as listas de exercício, avisos, notas, conteúdo programático, etc.
Durante o curso teremos 5 mini-provas. Valem 20% da nota da primeira unidade.
Foi adotada a IDE* Code::Blocks em conjunto com o compilador MinGW nas aulas práticas da disciplina. O uso de uma IDE visa aumentar a produtividade e ter a disposição uma série de ferramentas de auxílio num único ambiente. *IDE – Integrated Development Enviroment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado
O Code::Blocks pode ter sua versão mais recente (8.02) baixada no site oficial ( No site oficial há versões para Windows, Linux e MacOS. Para praticidade pode também ser utilizado o pacote disponível no site da disciplina na seção de downloads. Somente versão para Windows.
Versão disponível no site da disciplina
Baixe o arquivo ZIP na área de downloads do site da disciplina.
Descompacte num diretório da sua preferência.
Execute o arquivo codeblocks.exe
Versão disponível no site oficial
Instalação para Windows No site oficial, baixe o arquivo codeblocks- 8.02mingw-setup.exe. Siga os passos da instalação. Execute a aplicação.
Instalação para Linux (Ubuntu) sudo apt-get install build-essential sudo apt-get install libwxgtk2.8-0 Baixar codeblocks_8.02-0ubuntu1.deb.tar.gz Descompactar ( tar -zxf code...tar.gz ) Entrar no diretório criado sudo dpkg -i *.deb Executar a aplicação (pelo menu ou pelo console através do comando codeblocks )
Criar um projeto para Console Application
Selecionar Console Application
Selecionar C apertar em Next
Em Project Title, colocar Primeiro Projeto Em Folder... in, colocar H:\CB_Projects\ apertar em Next e na tela seguinte, Finish. Apertar em Next e na tela seguinte, Finish.
Selecionar o projeto na lista lateral
Apertar F9
Editar o arquivo do projeto Clicar nas setinha ao lado Primeiro Projeto
Clicar na setinha ao lado da pasta Sources.
Clicar em main.c, o modo de edição será aberto. Modifique “Hello world!\n” por “Oi, mundo!\n”
Aperte F9
Uma função é um bloco de código de programa que pode ser usado diversas vezes em sua execução. O uso de funções permite que o programa fique mais legível, mais bem estruturado. Um programa em C consiste, no fundo, de várias funções colocadas juntas.
#include void mensagem () /* Funcao simples: so imprime Ola! */ { printf ("Ola! "); } void main () { mensagem(); printf ("Eu estou vivo!\n"); }
Argumentos são as entradas que a função recebe. É através dos argumentos que passamos parâmetros para a função. Muitas vezes é necessário fazer com que uma função retorne um valor. Podemos especificar um tipo de retorno indicando-o antes do nome da função. Mas para dizer ao C o que vamos retornar precisamos da palavra reservada return.
Apresentamos aqui a forma geral de uma função: tipo_de_retorno nome_da_função (lista_de_argumentos) { código_da_função }
A função printf() tem a seguinte forma geral: printf (string_de_controle,lista_de_argumentos);
O formato geral da função scanf() é: scanf (string-de-controle,lista-de- argumentos);
Apresentamos agora alguns dos códigos %:
1. Média Aritmética Faça um programa que receba dois números (float) do usuário e retorne a média aritmética dos número. (OBS.: Use uma função para calcular a média aritmética). Arquivo: AP1Q1.c
2. Interagindo com o usuário Fazer um programa que pergunte “Qual o seu ano de nascimento?” Capture de alguma forma a resposta do usuário. Escreva na tela “Seu ano de nascimento e: !” Arquivo: AP1Q2.c
3. Usando funções Criar uma função soma que recebe dois parâmetros inteiros e retorna a multiplicação dos dois valores recebidos. Perguntar dois números ao usuário e imprimir a multiplicação dos dois números utilizando esta função para o cálculo. Arquivo: AP1Q3.c
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