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PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques

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Apresentação em tema: "PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques cmarques@unipar.br

2  Em dúvida... Não deixe de perguntar. Não fique com vergonha. O prejudicado será você mesmo.  Pergunte quantas vezes for necessário.  Auxílio dos colegas.  Não deixe de prestar atenção e muito menos de fazer os exercícios propostos em sala ou através de listas de exercícios.  Procure ir além...

3 Bibliografia Java Como Programar 3ª. Edição Deitel & Deitel – Bookman

4  Java  É uma linguagem de programação orientada a objetos que teve seu inicio de desenvolvimento na década de 1990.  Diferente de outras linguagens, que são compiladas para código nativo, Java é compilada para um bytecode que é executado pela máquina virtual.  A execução em qualquer plataforma que tenha a JVM – Java Virtual Machine (Máquina Virtual Java) possibilita que o código seja compilado uma única vez e executado em vários locais.  java.sun.com Duke - Mascote

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6  J2SE – Java Standard Edition  J2ME – Java Micro Edition  J2EE – Java Enterprise Edition  Java é baseada em linguagem C.  Java é case-sensitive, ou seja, FAZ DIFERENÇA escrever com letras minúsculas ou maiúsculas.  Maior parte do código é escrito em letras minúsculas.

7  NetBeans  É uma IDE (Integrated Development Environment) ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento. Através de uma IDE é possível escrever o código (programa), verificar eventuais erros, compilar e executar o programa, além de outras funcionalidades que auxiliam no desenvolvimento do código, tornando esta tarefa mais fácil e rápida.  O NetBeans é uma das IDEs possíveis para o desenvolvimento em Java. Ele também possibilita o desenvolvimento em outras linguagens.  O site oficial desta ferramenta está em https://netbeans.org

8  Instalação do Java/NetBeans  A instalação do ambiente completo (Java + NetBeans) pode acontecer de forma individual, ou seja, instalar o Java primeiro e depois o NetBeans. Para isto pode-se acessar os links abaixo para obtê-los:  http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/j dk8-downloads-2133151.html  https://netbeans.org/downloads/  Note que existem versões específicas para 32 bits e 64 bits. A versão a ser instalada deve ser compatível com sua máquina/sistema operacional.

9  Também pode-se instalar o Java e NetBeans através de um único arquivo. http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk- netbeans-jsp-142931.html

10  Usando o NetBeans  Após o Java e o NetBeans instalados na máquina, podemos começar a utilizar o NetBeans para nos auxiliar no desenvolvimento para a linguagem Java.  O NetBeans trabalha com o conceito de projeto, portanto antes de começar a escrever qualquer código, deve-se primeiro criar um projeto (Arquivo  Novo Projeto ou Ctrl + Shift + N ou clicar no ícone correspondente).  Na janela que irá surgir, deve-se determinar a categoria do projeto (Java) e em Projetos, selecionar (Aplicação Java). Na sequência, pressionar o botão Próximo.  Será aberta uma nova janela, onde deve-se informar o nome do projeto e a localização (local onde o projeto será criado).  Desmarcar a opção Criar Classe Principal e pressionar o botão Finalizar.

11  Ao criar o projeto, o NetBeans irá criar uma pasta com o mesmo nome do projeto no local onde foi indicado para que o projeto fosse criado. Esta pasta tem esta estrutura.  Se a pasta do projeto for copiada em qualquer local de uma máquina que tenha o Java e o NetBeans instalado, basta abrir o projeto (Arquivo  Abrir Projeto ou Ctrl + Shift + O) Na pasta (src) vão ficar seus arquivos.java

12  Uma vez criado o projeto, o mesmo será mostrado na janela Projetos.  Para organizar melhor o código, é interessante criar pacotes, que na prática vai criar pastas dentro da pasta (src) do projeto. Assim cada código ficará separado.  Para criar pacotes, basta clicar com o botão direito sobre o nome do projeto (na janela de projetos) e escolher Novo  Pacote Java. Na janela que vai ser aberta, informar o nome do pacote e clicar em Finalizar.  Uma vez criado o pacote java, basta clicar com o botão direito sobre o nome do pacote e escolher Novo  Classe Java. Na janela que vai ser aberta, informar o nome da classe e clicar em Finalizar. Será aberta uma janela com uma parte do código já criada.

13  Os comentários criados automaticamente podem ser excluídos. Eles ficam na cor cinza.  Os comentários em Java podem ser efetuados de duas formas: //  indicam que a partir deles a linha não deve ser mais considerada pelo compilador. /* e */  indicam que tudo o que estiver entre eles deve ser desconsiderado pelo compilador.

14  Os programas em Java geralmente iniciam-se por uma classe Principal que contém o método main, exemplo: package teste; public class Programa { public static void main(String args[]) { //Aqui vai o seu código }  Como se pode observar, existe uma semelhança com a linguagem C.

15  Toda vez que se deseja mostrar um valor na tela, podemos usar o comando: System.out.println(“texto a ser mostrado”); Exemplo: package teste; public class Programa { public static void main(String args[]) { System.out.println("texto a ser mostrado"); } A string “texto a ser mostrado” será apresentada na janela de saída do NetBeans.

16  Crie um programa que mostre a tabuada do 5.

17 package teste; public class Programa { public static void main(String args[]) { System.out.println("5 X 1 = 5"); System.out.println("5 X 2 = 10"); System.out.println("5 X 3 = 15"); System.out.println("5 X 4 = 20"); System.out.println("5 X 5 = 25"); System.out.println("5 X 6 = 30"); System.out.println("5 X 7 = 35"); System.out.println("5 X 8 = 40"); System.out.println("5 X 9 = 45"); System.out.println("5 X 10 = 50"); }

18  Mas geralmente programas de computador seguem o esquema abaixo, logo não podemos nos contentar apenas com programas que somente mostram na tela valores fixos. Para facilitar nosso trabalho, por enquanto vamos usar uma “biblioteca”. Portanto crie uma pasta chamada “util” dentro da pasta “src” do se projeto e, copie para lá o arquivo que está em: http://www.unipar.br/~cmarques/Utilitarios.java ENTRADAPROCESSAMENTOSAÍDA

19  Toda vez que se deseja limpar a janela de saída (limpar a tela), podemos usar o comando: Utilitarios.limpar(); Exemplo: package teste; public class Programa { public static void main(String args[]) { Utilitarios.limpar(); System.out.println("texto a ser mostrado"); }

20  Toda vez que se deseja obter um número inteiro do usuário, podemos usar o comando: Utilitarios.lerInteiro(); Exemplo: package teste; import util.Utilitarios; public class Programa { public static void main(String args[]) { int v; Utilitarios.limpar(); System.out.print("Informe um valor: "); v = Utilitarios.lerInteiro(); } Note que a declaração de variáveis inteiras é igual a linguagem C

21  Toda vez que se deseja obter um número com casas decimais do usuário, podemos usar o comando: Utilitarios.lerDecimal(); Exemplo: package teste; import util.Utilitarios; public class Programa { public static void main(String args[]) { double v; Utilitarios.limpar(); System.out.print("Informe um valor: "); v = Utilitarios.lerDecimal(); }

22  Toda vez que se deseja obter uma string do usuário, podemos usar o comando: Utilitarios.lerString(); Exemplo: package teste; import util.Utilitarios; public class Programa { public static void main(String args[]) { String nome; Utilitarios.limpar(); System.out.print("Informe um nome: "); nome = Utilitarios.lerString(); }

23  Estruturas de decisão em Java são escritas da mesma forma que em linguagem C: Exemplo: if (a == 5) { System.out.println(“Igual a 5”); } else { System.out.println(“Diferente de 5”); }

24  Estruturas de decisão em Java são escritas da mesma forma que em linguagem C: Exemplo: switch (x) { case 1: System.out.println("Segunda"); break; case 2: System.out.println("Terça"); break; default: System.out.println("Outro dia."); }

25  Escreva um programa que: 1) Calcule e mostre a média aritmética de dois números informados pelo usuário. 2) Calcule e mostre a média anual dos alunos, sabendo que os mesmos irão realizar 4 provas. 3) Calcule e mostre a soma dois números, informados pelo usuário, multiplicada pelo primeiro valor informado. 4) Calcule e mostre o dobro de um número, caso seja positivo ou o seu triplo, caso seja negativo. 5) Calcule e mostre o resultado da subtração entre dois números. 6) Calcule e mostre o valor para Z aplicando a fórmula Z = (L + A x 2) / C.

26  Escreva um programa que: 1) Escreva a tabuada do número informado pelo usuário. 2) Calcule e mostre a média final de um aluno, sabendo que o mesmo realizou 4 provas. Caso o aluno tenha média final menor do que 6,0, deve-se informar que o aluno está aprovado, caso contrário, deve-se informar que o aluno está reprovado. 3) Implemente uma calculadora, ou seja, pergunte ao usuário os dois operandos e a operação desejada. Com base nos dados informados pelo usuário, deve-se efetuar o cálculo correspondente e mostrar o resultado. Dica, para verificar o conteúdo de uma variável String deve-se fazer assim: if nome_da_variavel.equals(“+”) { }

27  Escreva um programa que: 1) Informe se o valor digitado pelo usuário é positivo ou negativo.  Resolver as listas do Prof. Piffer:  06Alg1_Lista_ex04a1_condicional  08Lista_ex04a2_condicional.pdf  10_Alg1_Lista_ex06b_Multipla_Escolha.pdf


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