CRESCIMENTO MICROBIANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS: Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa
Advertisements

CRESCIMENTO BACTERIANO
BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS.
Cinética Microbiana.
CRESCIMENTO E METABOLISMO BACTERIANO
REPRODUÇÃO E CRESCIMENTO BACTERIANO
Nutrição e Crescimento
METABOLISMO ENERGÉTICO
Bioprocessos Aula 2.
O DNA e a Estrutura Molecular do Cromossomo
Características gerais dos seres vivos
Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
Nutrientes: fósforo Curso EPAMIG Prof. Dr. José Fernandes Bezerra Neto.
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
Crescimento Microbiano
Fatores determinantes ambientais
Fisiologia microbiana Nutrição e crescimento
Crescimento Microbiano
Relações com gases O2.
Crescimento Microbiano
Fatores que influenciam crescimento microbiano
A água e seus efeitos sobre as biomoléculas em solução

Márcia Regina Garcia CDTA
Utilização dos materiais que chegam às células
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
CIÊNCIAS Profa. Mariane
Divisão Celular – Parte I Mitose
Fontes Nutricionais para o crescimento dos Microrganismos
BASES MICROBIOLOGICAS DA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
Nutrição e Crescimento Microbiano
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
Cinética de Processos Fermentativos
RESÍDUOS SÓLIDOS DECOMPOSIÇÃO BIOLOGICA
Reprodução e crescimento microbiano
Preparo do Inóculo para o Processo Fermentativo Industrial
Características dos Seres Vivos (aula 02)
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Fundamentos Químicos da Vida
Características dos Seres Vivos Profº MSc. Clóvis Piáu
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
CRESCIMENTO MICROBIANO
Estrutura dos Ácidos Nucléicos, Replicação e Transcrição
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
ANÁLISE DA REPRODUÇÃO E DO CRESCIMENTO MICROBIANO
Cinética Microbiana.
Formas de condução de um processo fermentativo
Fermentações Alimentares
Matéria Orgânica dos Solos
Metabolismo Nutricional
Microbiologia de Alimentos
Microbiologia aplicada ao tratamento de águas residuárias
nutrição e crescimento
NUTRIÇÃO, REPRODUÇÃO BACTERIANA
Utilização dos materiais que chegam às células
Conservação de alimentos por fermentação
A célula Faculdade IBGM Curso de Medicina Veterinária
Fernando Dini Andreote
Anaeróbio Aeróbio Aeróbio sem substratocom substrato Aeróbioslatenteinativoscrescendo Nitrificantes latentecrescendocrescendo se há NH 4 + disponível.
LSO Rizosfera Lucas Dantas Lopes
CRESCIMENTO MICROBIANO
Transformações do Nitrogênio no Solo
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
Características gerais dos seres vivos
Propriedades Gerais das Bactérias
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Aula 1 Os seres vivos.
Vetores de entrada para clonagem gênica Os plasmídios devem possuir uma região designada origem de replicação (ORI), que é essencial para a sua replicação.
Microrganismos 1.1 Introdução
Transcrição da apresentação:

CRESCIMENTO MICROBIANO Prof. Marcus Covre

Crescimento Microbiano Definição: Crescimento microbiano é definido como o aumento do número de células, e não pelo aumento do tamanho. As bactérias normalmente se reproduzem por fissão binária.

Crescimento Microbiano Reprodução bacteriana O tempo necessário para duas células novas serem originadas a partir de uma que existia anteriormente é chamado de tempo de geração (ou tempo de duplicação). Ex.: E. coli cresce com tempo de geração de 18 minutos. Taxa de crescimento é o tempo de duplicação por hora. Ex.: E. coli com tempo de geração de 18 minutos, apresenta taxa de crescimento de 3,3 duplicações/hora (60 min. Por hora/18 min. Por tempo de geração) A taxa de crescimento e o tempo de geração são altamente dependentes da temperatura.

Crescimento Microbiano Reprodução bacteriana Fissão binária (mais comum) Inicialmente ocorre o alongamento da célula e replicação do cromossomo. A célula forma um septo que a divide em duas, portanto duas células novas são originadas a partir de uma única célula. Brotamento Forma uma pequena região que inicia um crescimento (um broto), que, ao atingir o tamanho aproximado da célula parental, separa-se.

Crescimento Microbiano Fissão binária 4 crescimento da membrana ocorre entre os dois locais de ligação e separa as duas moléculas de DNA.

Crescimento Microbiano Crescimento Exponencial A fissão binária é caracterizada pela formação de duas células filhas a partir de uma célula mãe. Cada geração duplica a cada geração. Resultado é o crescimento exponencial N=2n N é o número de células; n são as gerações.

Crescimento Microbiano Crescimento exponencial Exemplo População inicial 1.000 células Tempo de duplicação 20 minutos 10 gerações Um milhão de células Crescimento na escala logarítmica (log). N = 2n → N = 210 → N = 1.024; 1.024 x 1.000 cél. = 1.024.000 células em 10 gerações = 1.024.000 céls. = 1,02 x 106 céls. = 6,01 log.

Crescimento Microbiano Fases de crescimento Fase de latência (lag) adaptação às novas condições; intensa atividade metabólica, síntese de enzimas e de outras moléculas. Fase exponencial (log) crescimento logarítmico e reprodução celular extremamente ativa. Face estacionária redução dos nutrientes, acúmulo de subprodutos e mudança de pH. Fase de morte células começam a morrer. muitas culturas morrem exponencialmente. Redução drástica dos nutrientes e mudança de pH.

Crescimento Microbiano Crescimento natural e em laboratório Crescimento da colônia Massa de células Não é o mesmo que em ambiente natural Usado para estudar características dos micro-organismos Biofilmes Ambiente natural 10-200 mm de espessura Mistura complexa de micro-organismos Interações e impactos únicos em outros micro-organismos

Exercícios O que é tempo de duplicação? Qual a diferença de taxa de crescimento? Explique a afirmação: os microrganismos crescem exponencialmente. Sob condições naturais, o que geralmente estabelece a taxa de crescimento? Nomeie, em sequência, as fases de crescimento em uma cultura. Explique cada uma delas. Qual a fase de crescimento utilizada pelas industrias alimentícias?

Crescimento Microbiano Requisitos nutritivos de crescimento Nutrientes Carbono açúcares e outros polissacarídeos Oxigênio obtido do ar e M.O. toxicidade do oxigênio peróxido de hidrogênio superóxido radicais de hidroxila Nitrogênio proteínas, ácidos nucleicos, metabólitos Fósforo íons fosfato e grupos fosfato Fatores de crescimento e oligoelementos

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento pH A maioria das bactérias cresce em uma faixa de pH 6 a8; Os fungos em uma faixa de 4 a 5,5; As algas e protozários em 7. acidófilos: requerem baixo pH alcalófilos: requerem alto pH Fonte: Tortora, 2012.

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento Fonte: Tortora, 2012.

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento Fonte: Tortora, 2012.

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento Força osmótica elevada força osmótica leva à plasmólise halófilos: resistem a altas concentrações de sais Fonte: Tortora, 2012.

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento Força osmótica elevada força osmótica leva à plasmólise halófilos: resistem a altas concentrações de sais Fonte: Tortora, 2012.

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento Oxigênio Os microrganismos respondem diferentemente a concentração de oxigênio no meio. Aeróbios: crescem na presença de O2. Microaerófilos: crescem em baixas concentrações de O2. Anaeróbios estritos: não toleram O2. Anaeróbios facultativos: crescem tanto com O2 ou sem.

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento Oxigênio Crescimento microbiano em resposta a concentração de oxigênio: (a) (aeróbios),(b) anaeróbio obrigatório ou estrito, (c) anaeróbio facultativo, (d) microaerófilo, (e) anaeróbio aerotolerante. Fonte: Tortora, 2012.

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento Oxigênio Fonte: Tortora, 2012.

Crescimento Microbiano Requisitos não nutritivos de crescimento Temperatura Específica para cada organismo Temperatura mínima nenhum crescimento abaixo Máximo nenhum crescimento acima Ótimo Maiores taxas de crescimento

Crescimento Microbiano Microrganismos e faixas de temperatura Termófilos temperaturas mais elevadas 50oC e acima Mesófilos temperaturas moderadas próximo a 37oC Psicrófilos temperaturas mais frias abaixo de 10oC

Exercícios Explique a importância dos fatores químicos e físicos para o crescimento microbiano. Cites os fatores químicos e físicos mais significativos. Defina os termos: temperatura ótima, mínima e máxima de crescimento. Qual o nível de pH para cada grupo de microrganismo? Qual a influência do pH no metabolismo da célula? A adição de nitrogênio e o fosforo em praias apos um derramamento de óleo favorece o crescimento de bactérias que degradam naturalmente o óleo. Explique por que essas bactérias não crescem se o nitrogênio e o fosforo não são adicionados. Um padeiro inoculou acidentalmente uma torta de creme com seis células de S. aureus. Se S. aureus tem um tempo de geração de 60 minutos, quantas células estarão na torta de creme apos sete horas?