Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Este jogo… Contém referências a situações e linguagem explícitas
Advertisements

TEXTO.
Variedades Linguísticas
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Diversidades do Séc. XXI
O diálogo em textos narrativos
Os tipos de comportamento no meio social
Infinitivo Gerúndio Particípio
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
MURAL DA TAM Música: Imagine/John Lennon.
ROSAS VERMELHAS Por:
Coesão gramatical Coesão referencial.
O que é importante para você?
Não sei quem escreveu, mas quem assina é o TREMA ...
O que é adequação vocabular?
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
.. Despedida do Trema =Clique= Não sei quem escreveu, mas quem assina é o TREMA... É uma tremenda aula de criatividade e bom humor, por sinal, com acentuada.
O Maior Palavrão da Língua Portuguesa.
Semântica dos tempos verbais
Professora: Aíla Rodrigues
A CRIANÇA E DEUS.
O Maior Palavrão da Língua Portuguesa.
Desenvolvimento de Pessoas
Uma criança pergunta a Deus Clique com o mouse para avançar.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Slide automático e sonorizado
Cdu – Classificação Decimal Universal
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
Verbo Língua Portuguesa.
ALGUÉM JULGOU, ALGUÉM! NINGUÉM ALI ERA BOM O SUFICIENTE PARA DOMINAR LIBRAS (LINGUAGEM DE SINAIS). PENSARAM EM CHAMAR UM PROFISSIONAL, MAS.
O Maior Palavrão da língua Portuguesa.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
O casamento de Isaque e Rebeca
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Nós, os cristãos, somos considerados como instrumentos de Deus. Instrumentos não agem sozinhos, mas eles precisam ser usados por alguém, no nosso caso.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
DESPEDIDA DO TREMA.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ANJO PROTETOR.
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
A TURMA DO MERCADINHO DA ESQUINA
Dialogo com Deus!.
“A Criança e Deus”.
Universidade Castelo Branco Rose Cléa Duarte. Semântica - ciência que estuda a significação; todo o processo de associação de significados. Como processamos.
As marcas ideológicas dos textos
Lojas de Informática & eletrônicos
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Uma conversa com Deus.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Uma criança pronta para nascer
Conceitos Introdutórios
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Variações da Linguagem
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
PRECIPITADO ou SEM NOÇÃO
Anotações.  Definição:  Recorrer à credibilidade (de alguém ou de alguma fonte) como argumento.  Exemplo:  “É obvio que eu estou certo, pois está.
Transcrição da apresentação:

Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio do contexto pode-se atribuir significados diferentes a uma mesma palavra.

Gíria "detonada" Será que você já fez uso de "adequação vocabular"? "Vocabular" diz respeito a vocábulo, palavra. "Adequação vocabular" é adequar as palavras à situação de fala. As gírias, por exemplo, podem ser perfeitamente ajustadas a certos contextos. Repare na palavra "detonada" utilizada na letra da música abaixo, "Nada a declarar", do grupo Ultraje a Rigor:

Mas eu 'tô vendo que a galera anda entediada não 'tá fazendo nada e eu não 'tô dando risada Aí, qualé? Vamos lá, moçada! Vamos agitar, vamos dar uma detonada!

"Detonar", nos dicionários, aparece como sinônimo de "fazer explodir", "provocar uma explosão". Na gíria, essa palavra passou a ser usada como sinônimo de "pôr tudo a perder", "acabar com tudo" e até de "ser o máximo", "ser o melhor dos melhores". O jogador que "detonou", por exemplo, foi o melhor do jogo.

No território da gíria, da linguagem popular, usar o verbo "detonar" com esse sentido é perfeitamente possível. Em linguagem formal, isso não seria de maneira alguma adequado. "Detonar" se limitaria, nesse caso, a indicar a idéia de explosão.

Seis critérios de adequação vocabular A adequação ao referente. Adequação ao ponto de vista. Adequação aos interlocutores. Adequação à situação de comunicação. Adequação ao código. Adequação ao contexto. Adequação ao código

A adequação ao referente. Se eu disser, por exemplo, Pedro estava muito triste com a separação. Por isso, foi à praia, sentou-se na areia e viu o sol, certamente causará estranhamento no interlocutor. Ao passo que se eu disser Pedro estava muito triste com a separação. Por isso, foi à praia, sentou-se na areia e contemplou o sol, não haverá nenhum problema na comunicação, pois houve adequação quanto ao uso do vocábulo.

Adequação ao ponto de vista Em Você me deu um café gelado, a palavra gelado assume valor negativo, entretanto, assume valor positivo em Depois do trabalho vamos tomar uma cerveja gelada?

Adequação aos interlocutores. Há, nesse critério, quatro tipos de seleção vocabular: quanto à atividade profissional com o uso dos jargões; quanto à imagem social de um dos interlocutores, ou seja, um chefe de Estado se expressa como o que se espera de alguém que ocupa tal cargo; quanto à idade com o uso de vocábulos modernos (luminária) ou antigos (abajur) ou quanto à origem dos interlocutores com emprego do vocábulo regional (piá – criança).

Adequação à situação de comunicação Refere-se, esse critério, ao uso de vocábulos formais ou informais e ainda aos estrangeirismos. Lembrando que palavras estrangeiras devem ser grafadas entre aspas nas redações e só devem ser usadas quando necessárias, ou seja, quando forem importantes para o entendimento; em uma situação de estilo ou quando não houver palavra equivalente na Língua Portuguesa.

Adequação ao código. Os empregos “de moda” devem evitados, pois “em nada contribuem para o real enriquecimento de um idioma” e dá um exemplo: colocar, em lugar de apresentar e assumir,em lugar de responsabilizar-se: - Vou colocar aqui um problema... - Se der errado, eu assumo...

Adequação ao contexto As situações textuais revelam-se nas relações desenvolvidas entre as palavras do texto. Por exemplo, se há relação de causa e efeito – tropeçar / cair; se há relação de finalidade – livro / estudar; se há relação de parte e todo – rei / xadrez; se há relação de sinonímia – aroma / perfume; se há relação de antonímia – entrar / sair; se há relação de unidade e coletivo – livro / biblioteca; se há relação de objeto e ação – cadeira / sentar e se há relação simbólica – pomba / paz.