CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Câmara Técnica de Saneamento - Conselho de Meio Ambiente Teresópolis Recomendações técnicas Plano Municipal de Saneamento Básico Plano Municipal de Saneamento.
Advertisements

Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
VOCÊ E O LIXO?.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Introdução e Conceitos Fundamentais
Disciplina: Sistema de Água
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
SANEAMENTO.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Lixo nas ruas ! Apenas uma pequena quantidade do lixo produzido recebe tratamento adequado, grande parte é jogada nas ruas. Calcula-se que apenas metade.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
22 de março Dia Mundial da Água
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Contribuição da ABES/AL à Pré-Conferência de Resíduos Sólidos
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
Doenças Ambientais Domingos Ailton
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Plano Municipal de Saneamento Básico
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Um olhar sobre a metrópole
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
Água poluída mata mais que violência no mundo
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
Recursos Naturais, Tecnologias e Controle Ambiental
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
A DEMOGRAFIA: A população brasileira ultrapassou os 200 milhões de habitantes. Sudeste continua mais populoso. A urbanização muito rápida ocasionou uma.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Construindo a gestão regionalizada de resíduos sólidos em PE
Ministério Público do Trabalho
Professor Alan Alencar
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
Prefeitura Municipal de Farroupilha Secretaria Municipal de Meio Ambiente Dez. / 2014.
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Disciplina: Educação Ambiental
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
CAMPANHAS DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2000: Novo Milênio sem Exclusão: Dignidade Humana e Paz; 2005: Felizes os que promovem a paz; 2010: Economia e vida:
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA - CFE
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE AGIR CFE “Quero ver o direito brotar como fonte e correr1 a Justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24)
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016
Campanha da Fraternidade Ecumênica
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
twitter.com/funasa.
Novas Narrativas no Semiárido Brasileiro.
Escola da Fé 2016 Paróquia São Sebastião - Valinhos.
Transcrição da apresentação:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE

“Saneamento básico não é um detalhe na vida do país, é uma necessidade imperativa para que os seres tão amados por Deus possam ter a vida saudável que Deus quer para todos nós. Somos chamados a defender este direito básico “. (114)

ENTENDENDO SANEAMENTO BÁSICO ENTENDENDO SANEAMENTO BÁSICO (32-38) “Saneamento básico significa o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações físicas, educacionais e legais, que garantam: a - abastecimento de água potável; b - esgotamento sanitário; c - limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; d - drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”.

POR QUE DISCUTIR SANEAMENTO BÁSICO? Porque o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle dos meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais, são necessários para a saúde e a dignidade da vida.

O acesso à água e ao esgoto sanitário são essenciais para a erradicação da pobreza e da fome, da mortalidade infantil e sustentabilidade ambiental. É um direito garantido em lei.

A falta de saneamento básico traz graves consequências para a vida do povo: ► 2011: 400 mil internados por diarreia (53%, crianças de 0 a 5 anos) ► 2013: mil pessoas morreram por problemas gastrointestinais ► 2014: 300 mil afastamentos do trabalho por diarreia

1- ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL (77-84) O sistema de abastecimento de água potável envolve: captação, tratamento, armazenamento e distribuição para o consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros serviços.

A riqueza do Brasil está em seus recursos naturais, seus ecossistemas... (67) ● 12% da água potável está no Brasil ● 82% da população tem água tratada ● 33,2 na área rural tem acesso 66,8 buscam outras formas, sem tratamento ● Manejo inadequado de poços e nascentes

REALIDADES... ● a problemática do desmatamento ● aplicação da lei sobre a preservação das nascentes ● conscientização sobre o uso e reuso da água ● utilização da água da chuva para fins alternativos ● positivo a utilização da água da chuva no semiárido brasileiro com a construção das cisternas

LIXO NOS RIOS AGROTÓXICOS REJEITOS DESPERDÍCIO POLUÍÇÃO INDUSTRIAL ANIMAIS MORTOS AINDA...

2. Esgotamento sanitário ( e ) O esgotamento sanitário abrange: coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações residenciais, prediais, até o seu lançamento final no meio ambiente.

MAIS DE 50% DA POPULAÇÃO NÃO TEM ESGOTO COLETADO DO ESGOTO COLETADO SÓ 39% É TRATADO BRASIL...

● No Brasil são despejados diariamente, em torno de 13 milhões de litros de esgoto sem tratamento na natureza; está entre os 20 países do mundo nos quais as pessoas têm menos acesso aos banheiros; ● 120 milhões de latino-americanos não têm acesso aos banheiros; ● As comunidades mais pobres são as mais afetadas.

-Um bilhão de pessoas no mundo -fazem suas necessidades fisiológicas a céu aberto; - Faltam estações de tratamento de esgoto sanitário e muitas vezes o destino final do esgoto coletado são os rios; -Na área rural: 5,2% tem acesso à coleta de esgoto; 28,2% possuem fossa séptica e 66,6% dos dejetos são jogados a céu aberto.

4 –MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (47-57) Envolve a coleta, transporte, tratamento e destino final do lixo doméstico, hospitalar, industrial e do lixo originário da varrição e limpeza de ruas. ● O Brasil gera, aproximadamente, 150 mil toneladas de resíduos sólidos; ● 15% dos domicílios não tem coleta de lixo; ● 69,4%, na área rural não contam com este serviço

● Os resíduos orgânicos são 69% dos descartados; ● 14 milhões de toneladas de alimentos são jogadas no lixo. Necessidade de um processo de conscientização: - Lixo no lixo - Coleta seletiva - reciclagem

Tipos de resíduos sólidos

DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (52) Lixão ou vazadouro a céu aberto: local utilizado para depósito do lixo bruto, sobre o terreno, sem qualquer cuidado ou técnica especial LIXÃO – 50,8%

ATERRO CONTROLADO – 21,5% Local utilizado para despejo do lixo bruto coletado, com cuidado de, diariamente, após a jornada de trabalho, cobrir os resíduos com uma camada de terra.

ATERRO SANITÁRIO – 27,7% Destinação final, através de uma adequada disposição no solo, sob controles técnicos e operacional permanentes, de modo a que nem os resíduos, nem seus efluentes líquidos e gasosos, venham a causar danos à saúde pública e ao meio ambiente.

4. Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas (58-59) “A situação das populações afetadas pela ausência ou precariedade dos serviços públicos de saneamento básico se agrava pelos impactos da falta de drenagem e manejo de águas pluviais e as construções residenciais em áreas de risco, fazendo com que milhões de pessoas sofram impacto de enchentes e dos deslizamentos”. (58)

ESTA CAMPANHA QUER AMPLIAR A REFLEXÃO: O direito à moradia saudável (45-46) Promoção da saúde (35-36) Proteção ambiental Lembra que justiça ambiental é parte integrante da justiça social

Saneamento básico na legislação brasileira Saneamento básico na legislação brasileira ( ) ● Artigo 21, inciso XX, da Constituição Brasileira de 1988 – Diretrizes para SB; ● Lei n de 05/01/2007: Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB): ● Lei n de 02/08/2010: Política Nacional de Resíduos sólidos Cada Município deverá criar o Conselho Municipal de Saneamento Básico.

“A terra é um sistema vivo e complexo que nos foi presenteado por Deus. Somos chamados a cuidar deste presente”. (31)