NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

SEMINÁRIO ESTADUAL DA POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PNAN 10 ANOS
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
Prefeitura Municipal de Pedreira
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
O processo saúde-doença e a família
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
SÉCULO XX.
Direito humano a alimentação adequada
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
Alexandre de Araújo Pereira
DOCUMENTOS UTILIZADOS
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Saúde Integral da Criança
Departamento de Nutrição
Articulação e Fortalecimento
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Estratégia de Saúde da Família
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
10ª Reunião Plenária da CNPD
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Coordenação Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Análise de Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
CRIAÇÃO DO NASF.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Política Nacional de Promoção da Saúde
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS A NOVA PNAN NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS

Mas a gente não quer só comida...

PNAN – 10 anos Revisão e atualização

Momento das discussões da PNAN Transição nutricional: mudanças nos padrões de consumo alimentar e redução da atividade física, com forte impacto no perfil de saúde. No Brasil: processo acelerado, demandando por respostas rápidas e eficazes do setor saúde. Cenário: aumento da prevalência de sobrepeso/obesidade em especial nas famílias de baixa renda; desnutrição em áreas de concentração de pobreza.  

Momento das discussões da PNAN Elevado consumo de alimentos tecnologicamente processados, geneticamente modificados, uso intensivo de agrotóxicos, etc.

Momento das discussões da PNAN Setores como Educação e Assistência Social, desenvolvendo ações mais efetivas na direção da SAN SISVAN com melhor estrutura tecnológica Necessidade de fortalecimento institucional das ATANs e de ampliação do controle social nas questões de AN no setor saúde

Momento das discussões da PNAN Apontamentos para o resgate da cultura alimentar como estratégia de promoção da alimentação saudável Necessidade de efetivar e ampliar a Atenção Nutricional, dentro do Setor Saúde.

Propósito: Melhora das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Princípios: - Princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde, que se somam aos princípios: - Da alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde - Do respeito à diversidade e à cultura alimentar - Do fortalecimento da autonomia dos indivíduos - Da determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição - Da segurança alimentar e nutricional com soberania

Novas Diretrizes da PNAN Organização da Atenção Nutricional; Promoção da Alimentação Saudável; Articulação e Cooperação para a Segurança Alimentar e Nutricional; Ampliação e Expansão da Vigilância Alimentar e Nutricional Aperfeiçoamento do Controle e Regulação dos Alimentos; Desenvolvimento de Recursos Humanos; Estímulo à Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Nutrição; Desenvolvimento Institucional, Monitoramento e Controle Social.

Um novo pensar em Nutrição Cuidado à Saúde centrado na Atenção Primária – Nutricionista como membro efetivo de equipes (NASF e Unidades Básicas de Saúde) Entendimento da realidade dos territórios -- recursos alimentares disponíveis, cultura das comunidades e das famílias - como ferramenta de trabalho.

Um novo pensar em Nutrição SISVAN (avaliação antropométrica e de consumo alimentar) como instrumento de trabalho das e para as equipes. Nutricionista zela pela qualidade da coleta dos dados, participa da análise e interpretação dos resultados, propõe e constrói estratégias de transformação.