Como e por que fazer um ESTUDO COMPARATIVO? 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
Advertisements

A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
DESAFIO 3 DIREITOS DA CRIANÇA À CONFIANÇA À LIBERDADE DE SER CRIANÇA
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Prefeitura Municipal de Pedreira
ACONSELHAMENTO.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
COMBATE A FOME 6°B.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PCNP Educação Física: MÁRCIA REGINA CHACON
JORNAL DUQUE DE CAXIAS ano º semestre nº1 MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO REÚNE TEMAS INTERESSANTES E ATUAIS Apresentações de teatro, dança e temas de.
ONG – AME Associação Missão.
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
O compromisso social e a atuação comunitária sempre fizeram parte da atitude do Aché, as ações realizadas se manifestam nos programas voltados à melhoria.
Como destinar parte do seu Imposto de Renda Devido
Conquista de parceiros e projetos eficazes. A Timeline de um Projeto Eficaz.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
Brasília Ribeirão Preto São Paulo Incentivos Fiscais.
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Secretaria de políticas para crianças e adolescentes tem como plano estratégico atuar e.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Política Educacional Brasileira
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Paralelo das principais Leis
E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Débora Fernanda Franciele Luana Lucas Bueno Lucas Guisso Luiz Raphael Nº: Serie: 3ºB Disciplina:
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
2014 SUBSÍDIOS DISTRITAIS Explicar as características dos Subsídios Distritais Entender que tipos de atividades são financiadas por Subsídios Distritais.
Artigo de Maria Campos, Yara Esposito, Eliana Bhering,
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CLINIMEX CRIAÇÃO DO HÁBITO DE FAZER EXERCÍCIO Que o exercício.
Célia Cruz | Renata Brunetti CASE STATEMENT.  Identificar pontos fortes e fracos (existentes) e pontos a desenvolver (inexistentes) no ambiente interno.
Célia Cruz | Renata Brunetti HISTÓRICO DA CAPTAÇÃO.
PROJETO SOCIAL TIRE O CRACK DO CRACK
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Somos uma consultoria Multinacional atuando no Brasil desde 1990 na área de Recursos Humanos. Estamos selecionando para nosso cliente (ABDE) profissionais.
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
1 Módulo 5: Atividades de Serviço do Leo Clube. 2 Planejamento de Atividades de Serviço Atividades de Serviço do Leo Clube.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Como e por que fazer um DIAGNÓSTICO?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 9.
Como e para que fazer um MAPA DOS ATIVOS?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 7.
ANÁLISE SWOT 1.
ABORDAGEM e uma LISTA DE PROSPECÇÃO?
Como definir MISSÃO, VALORES e VISÃO?
O que é DOCUMENTO DE SUPORTE À CAPTAÇÃO e como fazer?
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Como e para que fazer ENTREVISTA na fase de diagnóstico?
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
IMPLANTADO EM 01 JULHO DE 2006 NA EMPRESA SINTETIC BOOL ATRAVÉS DE UMA PARCEIRA COM O PROESPUFMG, SENDO QUE A EMPRESA ESTÁ NA ÁREA ESPORTIVA E SOCIAL.
Taquara. O que é o COMDICA? É o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente responsável por debater junto a sociedade políticas públicas.
CRIAÇÃO DO NASF.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Como e por que fazer um ESTUDO COMPARATIVO? 1

ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 7 ÍNDICE

O que é um estudo comparativo / Benchmarking? Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas. É uma boa forma de conhecer e analisar seus congêneres (organizações semelhantes). Um bom estudo comparativo (bom benchmarking) permite: identificar e analisar as melhores práticas; aprendizagem e desenvolvimento; formular recomendações; o aperfeiçoamento de práticas; mudanças organizacionais.  

Como fazer um estudo comparativo / Benchmarking? O ideal é PESQUISAR VÁRIAS ORGANIZAÇÕES sob diferentes aspectos, como por exemplo: 1 - Quanto a localização: É importante saber em que lugares do mundo estão seus principais “congêneres” para considerer as diferenças de hábito, de cultura, etc.    2 - Quanto a forma de solicitação: É muito “inspirador” conhecer as inúmeras formas de pedir doação, de convidar a parcerias, de promover eventos.  3 - Quanto a venda de produtos para geração de receita: Promover sua organização com a venda de produtos e fazer campanhas de marketing relacionada a causa são boas dicas para gerar recursos. Você pode concluir seu estudo comparativo mostrando os principais destaques, fazendo recomendações.

Organizações Congêneres Exemplo: Modelo de registro de análise dos congêneres Aspectos observados Organizações Congêneres Fundação J Associação Comunitária MA Escola MM Fundação Aq Localidade Taboão da Serra Jd. São Luis – favela MORUMBI, atendendo população de: Campo Limpo, Paraisópolis, Vila Sônia Nacional, com atuação principal em São Paulo Nº de atendimentos 1,2 mil / dia Não fornecido 4.000 crianças que participam das atividades Mais de 5 milhões de crianças e jovens no país até hoje Tipo de Atendimento Educação, cultura, saúde, esporte, meio ambiente Educação, Saúde, cultura, desenvolvimento social Prática musical, incluindo informática, dança, teatro, canto, futebol, jiu-jitsu Prevenção e erradicação de trabalho infantil, prevenção à violência. Público-alvo Crianças, jovens, idosos, comunidade Crianças, adolescentes e famílias Crianças e jovens (7 a 18 anos) Crianças e adolescentes

Exemplo: Recomendações de um estudo comparativo / Benchmarking Vejam um exemplo de recomendações de um Benchmarking de Hospitais de cancer infantil: Estabelecer uma política de captação que proporcione diversidade de oportunidades e caminhos de acesso para diferentes perfis de doadores; Site com informações completas sobre como doar, benefícios, valores...; Campanhas de MRC, matching gift; Fundo de reserva: percentual ‘compulsório’ de toda doação vá para fundo; Criação e adoção de apelo para doação: convite para participar de algo vitorioso; Busca de recursos com organismos internacionais; Realização de eventos variados: de gala, esportivos patrocinados com convites vendidos (pólo, golfe, corrida...) e outros.

EXERCÍCIO PRÁTICO Faça você...

Exercício Prático: Registro de análise dos congêneres Existem várias maneiras de organizar sua pesquisa, veja esse modelo: Pesquise diversas instituições e/ou projetos que atuem com a mesma causa que sua instituição ou que trabalhem com o mesmo público-alvo para levantar importantes características de seus projetos e a forma como fazem a captação de recursos. Instituição Público-alvo Projetos Captação Digite aqui Observações: Digite aqui

Organizações Congêneres Exercício Prático: Registro de análise dos congêneres Você pode também organizar sua pesquisa de outras maneiras, tente fazer seguindo o modelo abaixo: Aspectos observados Organizações Congêneres Digite aqui Localidade Nº de atendimentos Tipo de Atendimento Público-alvo Termine sua pesquisa apontando os principais destaques e fazendo recomendações.