CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Encontro 13 O RVA – ARTIGOS: 10 – 11 e 12 Subsídio PPT - 013
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Campanha Tema do Ano 2012.
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
CAMPANHAS Nossas Campanhas.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Objetivos da “conversa”
Objetivos das URGÊNCIAS
INQUIETAÇÕES INICIAIS
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília-DF, de 7 a 9 de março, saudamos todas as.
E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós (Jo 1, 14)
Cristianismo unidade e diversidade
Diocese de Amargosa.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Reflexões Fundamentais Campanha da Fraternidade 2011 Prof. José Augusto Abreu Aguiar.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Espiritualidade do Catequista
Arquidiocese de Brasília
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Quarta-feira de cinzas
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
Apresentação Campanha da Fraternidade 2013 retoma o tema Juventude. Se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades,
Terceira Parte.
FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE Voltai ao Senhor Com a bênção e a imposição das CINZAS, iniciamos hoje o tempo Sagrado da Quaresma em preparação à Páscoa.
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
ESPIRITUALIDADE DO ASSISTENTE RELIGIOSO NO HOSPTIAL
Cesar e Deus.
Economia e Vida.
Campanha da Fraternidade 1989 Comunicação para a verdade e a paz
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010
Fraternidade: Igreja e sociedade
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
QUANDO Realizou-se nos dias quatro (04) a seis (06) de Junho de dois e quinze (2015) 0NDE Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF CONTEXTO a partir do.
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
OS DESAFIOS E AS RESISTÊNCIAS PARA A PASTORAL DO DÍZIMO
Pág. 53 do texto base AGIR CAMPANHA DA FRATERNDADE ECUMÊNICA 2016
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
SEGUNDA PARTE – JULGAR “ Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5, 24)
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
C AMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que.
SANEAMENTO BÁSICO: UM DIREITO DE TODOS “A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, seus resultados e a continuidade das ações.”
Para cantar A Palavra está perto de ti, Em tua boca, Em teu coração (Rm 10,8)
Com Maria, ide depressa para uma nova terra! Dimensões da Sensibilidade e cuidado na PdU Prof. Dr. Luiz C. Susin Solidão:
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Ser eixo articulador dos trabalhos e da missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com vistas à unidade e ao fortalecimento do testemunho.
Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI )
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
CNBB.  Momento de diálogo com a sociedade com foco da justiça social e da superação do pecado social;  Leva para a sociedade uma perspectiva de vivencia.
Transcrição da apresentação:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO QUE NÃO SECA ( AMÓS 5, 24) PELA 4ª. VEZ A CAMPANHA DA FRATERNIDADE É REALIZADA DE FORMA ECUMÊNICA – TEMA: DIGNIDADE E PAZ – CENTRO DE CONVIVÊNCIA LEMA: NOVO MILÊNIO SEM EXCLUSÕES TEMA: SOLIDÁRIEDADE E PAZ– ARAUTOS DA PAZ LEMA: FELIZES OS QUE PROMOVEM A PAZ TEMA: ECONOMIA E VIDA LEMA: VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO Celebração em uma das Igrejas

CAMINHADA ECUMÊNICA REALIZADA PELO CONIC CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL CONSTITUIDO DESDE 1982, SE POSICIONA A FAVOR DA PROMOÇÃO DO DIÁLOGO ECUMÊNICO E INTER RELIGIOSO IGREJAS QUE O INTEGRAM: IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DO BRASIL IGREJA SIRIAN ORTODOXA DE ANTIOQUIA PARA A CF 2016 ALÉM DESSAS SOMARAM FORÇAS TAMBÉM: ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL CENTRO ECUMÊNICO DE SERVIÇOS À EVANGELIZAÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR – CESEP VISÃO MUNDIAL A cada 5 anos a CNBB disponibiliza para o CONIC seu mais conhecido projeto de Evangelização. (partilha )

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE REALIZADA DE FORMA ECUMÊNICA É UMA CLARA MANIFESTAÇÃO DE QUE O DIÁLOGO E O TESTEMUNHO CONJUNTO SÃO POSSÍVEIS. É UM APELO DIRIGIDO A TODAS AS PESSOAS RELIGIOSAS E DE BOA VONTADE PARA QUE CONTRIBUAM COM AS SUAS CAPACIDADES PARA A PROMOÇÃO DA CONVIVÊNCIA, DA JUSTIÇA, DA PAZ E DO CUIDADO COM A CRIAÇÃO. A MOTIVAÇÃO PARA ESSAS CAMPANHAS FUNDAMENTOU-SE NA COMPREENSÃO DE QUE, NO CENTRO DA VIVÊNCIA ECUMÊNICA, ESTÁ A FÉ EM JESUS CRISTO.

NESSE TEMA E NESSE LEMA, DUAS DIMENSÕES BÁSICAS PARA SUBSISTÊNCIA DA VIDA SÃO COLOCADAS A UM SÓ TEMPO: O CUIDADO COM A CRIAÇÃO E A LUTA (busca) PELA JUSTIÇA. QUEREMOS ESTABELECER PROCESSOS DE DIÁLOGO ( DEBATES) QUE CONTRIBUAM PARA A REFLEXÃO CRÍTICA DE MODELOS DE DESENVOLVIMENTO QUE TÊM ORIENTADO A POLÍTICA E A ECONOMIA. QUESTIONA AS ESTRUTURAS QUE CAUSAM VÁRIOS TIPOS DE EXCLUSÃO: ECONÔMICA, AMBIENTAL, SOCIAL E RACIAL. INTERFEREM ( FRAGILIZAM) NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. FAREMOS ESSA REFLEXÃO A PARTIR DE UM PROBLEMA ESPECÍFICO QUE AFETA O MEIO AMBIENTE E A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS A FRAGILIDADES E EM ALGUNS LUGARES A AUSÊNCIA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO. PERGUNTAMOS: COMO ESTÃO ESTRUTURADAS NOSSAS CIDADES? QUEM REALMENTE TEM ACESSO AO SANEAMENTO BÁSICO?

O OBJETIVO PRINCIPAL É ASSEGURAR O DIREITO AO SANEAMENTO BÁSICO PARA TODAS AS PESSOAS E EMPENHARMOS-NO, A LUZ DA FÉ, POR POLÍTICAS PUBLICAS E ATITUDES RESPONSÁVEIS QUE GARANTAM A INTEGRIDADE E O FUTURO DE NOSSA CASA COMUM. Objetivos específicos: 1 – Unir as igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico; 2 – Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico; ( campinas sendo colocada com grande porcentagem de esgoto tratado, e nosso resíduo sólido) 3 – Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água; 4 – Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico; 5 – Acompanhar a elaboração e a excussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico; 6 – Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tomar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto; 7 – Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado; 8 – Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas. Fonte: