O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTEGRADOS À EDIFICAÇÃO E INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM CENTROS URBANOS DO BRASIL:DOIS ESTUDOS DE CASO Isabel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE MAPAS AUTO-ORGANIZÁVEIS
Advertisements

POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
E D. R E S I D E N C I A L A V. B A N D E I R A N T E S Belo Horizonte MG 1976.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU Departamento de Engenharia Rural Curso de Pós-Graduação em Energia.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento.
Oficina Interna em Investigação Científica na Engenharia-Capítulo Seeds do GEPEA-USP [RIC1-2004] Dinâmica Sustentável do Uso Final da Energia no Lado da.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEA-5730 Planejamento Integrado de Recursos Energéticos Tema 15 Avaliação do potencial de conservação.
Objetivo e metodologia de trabalho
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO PROGRAMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE MINAS GERAIS Reunião Pública – Belo Horizonte, 31 de maio de 2007.
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Horário de Verão 2009/2010 Expectativa dos Resultados Fevereiro de 2010.
Energia Elétrica para o Século XXI
Ações de Eficiência Energética no Projeto Esplanada Sustentável
CONSELHO DE CONSUMIDORES DO ESTADO DO TOCANTINS “CONCELTINS”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ENERGIA SOLAR.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Condições atuais de suprimento ao Sistema Interligado Nacional
[ ] Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil.
Mestranda: Isabel Tourinho Salamoni Orientador: Ricardo Rüther, PhD.
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Edifícios Solares: Integração de Sistemas Solares Fotovoltaicos Interligados à Rede Elétrica Pública em Edificações Urbanas CLARISSA DEBIAZI ZOMER Acad.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
Crescimento e Perspectivas da Participação da Energia Solar no Brasil
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Tecnologias e benefícios de dutos solares:
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Leonam dos Santos Guimarães
Cogeração na Indústria
P. O. Silveira, J.A.B. Falleiros, F.A.T. Silva
Treinamento do SINERCOM
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA INTEGRADA À EDIFICAÇÃO DO COSTÃO DO SANTINHO E INTERLIGADA À REDE ELÉTRICA PÚBLICA. Clarissa Debiazi Zomer – LabEEE Ricardo.
O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM ÁREAS URBANAS: DOIS ESTUDOS DE CASO Carolina da Silva Jardim, Eng. Civil
Projeto Integração Energética Brasil-Argentina
Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
Energias Renováveis no Brasil Deputado Paulo Teixeira.
Neste trabalho descreve-se a importância e a necessidade do desenvolvimento de equipamentos que facilitem e viabilizem a utilização da energia solar, ajudando.
Perspectivas da Geração Fotovoltaica no Estado de Minas Gerais
TÍTULO DO TRABALHO Nome dos alunos Nome do Orientador Curso de xxxxx Industrial - FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE. INTRODUÇÃO “O progresso material.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
CAPACITORES DE POTÊNCIA
Painéis fotovoltaicos Este tipo de sistema converte a luz do sol em energia elétrica Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para.
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Neste trabalho descreve-se a importância e a necessidade do desenvolvimento de equipamentos que facilitem e viabilizem a utilização da energia solar, ajudando.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
Apresentação CEI Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica.
METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM ÁREAS URBANAS Autor: Isabel Tourinho Salamoni Disciplina: Gerenciamento pelo Lado da Demanda Professor:
Planejamento Integrado de Recursos Capitulo 1 PEA2598 Aquiles 2013.
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
Slide 1 / 19 31/5/2016 PEA2200 Aula 2: Suprimento de Energia PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 3 – Usos finais de eletricidade.
AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS REGULATÓRIOS PARA A MICROGERAÇÃO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO HORIZONTE Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Aplicação dos padrões da norma IEC em projetos de subestações
Palestra InfoPLD Eficiência Econômica e a Formação de Preço de Curto Prazo no Setor Elétrico São Paulo, 05 de março de 2012.
SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE ELÉTRICA
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA LTDA - ICT
Ministério de Minas e Energia ABAR Associação Brasileira de Agências de Regulação O Futuro do Setor Energético do Brasil Altino Ventura Filho Secretário.
Aproveitamento do fluxo de água das calhas de chuva para geração de energia elétrica Objetivo: Desenvolver um sistema de geração adaptável em calhas d’agua.
B RASIL 2035 Energia Tendências Brasília, 7 de junho de 2016.
Ministério de Minas e Energia CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO Audiência Pública “Debater.
Transcrição da apresentação:

O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTEGRADOS À EDIFICAÇÃO E INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM CENTROS URBANOS DO BRASIL:DOIS ESTUDOS DE CASO Isabel Tourinho Salamoni, Arquiteta, M. Eng. Universidade Federal de Santa Catarina Laboratório de Eficiência Energética em Edificações [ ]

INTRODUÇÃO Um explemplo de fonte geradora renovável ideal Aspectos tecnológicos e o aumento da demanda: contribuição para o desenvolvimento  aumentar a capacidade da rede local;  redudiz a curva de carga.

OBJETIVO Estimar a contribuição do sistema FV no suprimento de energia em setores de dois centros urbanos do Brasil: Florianópolis e Belo Horizonte Verificar a variação na geração de energia Identificar a contribuição do sistema

Selecionados dois setores para cada cidade METODOLOGIA Toda a área de cobertura coberta com módulos FV  Residencial: edificações horizontais  Comercial: edificações verticais  Potencial de geração de energia FV Dois estudos de caso  1 0 Estudo : módulos na horizontal  2 0 Estudo : módulos orientados para o norte e com inclinação igual a latitude (situação ideal)

Percentual de suprimento do consumo nos setores das cidades de Florianópolis e Belo Horizonte RESULTADOS OBTIDOS Contribuição do sistema com a concessionária.

RESULTADOS OBTIDOS Cidade de Florianópolis Cidade de Belo Horizonte SETORES RESIDENCIAIS

RESULTADOS OBTIDOS SETORES COMERCIAIS Cidade de Florianópolis Cidade de Belo Horizonte

Excelente eficiência em termos de geração de energia Setores residenciais: grande área de cobertura dispónivel Setores comerciais: Área de cobertura restrita CONCLUSÕES  Sistema auto suficiente;  Mini usina;  Pico de demanda noturno.  Pico de demanda diuro;  Auxílio na redução da curva de demanda.

CONCLUSÕES Os dois estudos de caso variação puco intensa: inclinação e orientação não são fatores limitantes O conhecimento do potencial FV vai além da quantidade de energia gerada Conhecendo a capacidade de geração  Fonte geradora;  Planta capaz de aumentar a capacidade da rede elétrica.