Por André Luis e Arthur Kalsing Mini-curso de PHP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criando aplicações WEB
Advertisements

Ana Paula B. Barboza Ivana Xavier Rodrigues
Banco de Dados Prof. Antonio.
Banco de Dados I Aula 20.
SQL Avançado Continuação
SQL Structured Query Language (continuação)
PHPOO Erick Souza. Conceitos de Orientação a Objetos Objeto é um conceito ou item(concreto ou abstrato). Software orientado a objetos Uma classe é uma.
Tecnologia de Programação BD em.Net: Conexão com SQL Server 1º Semestre 2009 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Java Conexão com Banco de Dados
Maurício Edgar Stivanello
Iniciação ao Java – Márcio F. Campos
Introdução à Engenharia da Computação
Oficina sobre banco de dados
Diagrama de Classes.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
MySQL Gerdson de Araújo Silva Universidade Federal de Alagoas Maceió-AL, 21 de maio de 2009.
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Banco de dados Profª Kelly Medeiros.
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
Aula R Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Aula 7 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Conceitos básicos de orientação a objetos
Por André Luis e Arthur Kalsing Mini-curso de PHP.
Curso básico de PHP 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Tópicos avançados em internet A
Tópicos de Sistemas de Informação A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
BANCO DE DADOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Design Patterns / Acesso ao banco de dados (java.sql)
Desenvolvendo um script SQL
Desenvolvimento de WEB sites com PHP Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo
Professor: Márcio Amador
FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas.
PHP Orientado a Objetos Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof
Ruby (2/2) André Braga Patrícia Lustosa. Intro Peguem a aula de ontem em /~plvr para ter como referência para os exercícios de hoje.
Aula prática 14 Orientação a Objetos – C++ Parte 2
Configuração do Ambiente de programação
PostGres: Um Banco de Dados Orientado a Objetos
A Linguagem PHP Instituto Vianna Júnior Desenvolvimento para Web Prof. Lúcia Helena de Magalhães 2008.
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Programação para Web Unidade 06 – Java Beans e BDs Prof.: Henrique Santos.
Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
SQL- Structured Query Language  SQL é uma linguagem de comandos para interagir com uma BD relacional (não é case-sensitive).  A linguagem Java permite.
Cascading Style Sheets (css). Cascading Style Sheets  Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de.
Banco de Dados I I Comandos SQL
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
José Francisco PHP & MySQL. Os slides originais são parte do material de cursos anteriores do curso de PHP, ministrados por Sérgio Clemente.
Equipe de monitoria Aula prática 4.  Tipos  Tabela de Objetos  Herança  Métodos  Referências  Coleções  Composição de coleções  Conectividade.
Bruno Inojosa MCP .NET Framework
Conceitos básicos Professor Esp. Diego André Sant’Ana
Daniel Paulo Introdução Neste capítulo trataremos a relação entre tabelas e FILEGROUPS, bem como a alocação interna de dados.
Prof. Renato de Oliveira Bastos
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
VBA – Visual Basic para Aplicativos
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Aula 11 Orientação a Objeto (OO)
Desenvolvimento WEB II Professora: Kelly de Paula Cunha.
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
Persistência de dados e padrão DAO
Banco de Dados Marcio Ferreira da Silva. PHP e Banco de Dados Uma das facilidades do PHP é na utilização dos bancos de dados. O MySQL é um banco de dados.
Programação para Internet Aula 11 SQL (Introdução a linguagem, comandos de modificação: Create, Drop, Alter, Insert, Delete, Update)
Persistência de dados e padrão DAO Padrões de Projeto Orientado a Objetos Profa. Danielle Martin/Mauricio Universidade de Mogi das Cruzes.
PHP + MYSQL. Mysql O MySQL é servidor de banco de dados multiusuário, multitarefa que trabalha com uma das linguagens de manipulação de dados mais popularizadas.
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Por André Luis e Arthur Kalsing Mini-curso de PHP

 Aula 1  Nossões de HTML e hospedagem.  Aula2  Condições, repetições, variáveis, funções.  Aula3  Includes, require, session, cookies, arquivos.  Aula4  Objetos, Bancos de Dados integração dos conceitos estudados.

 Orientação a objetos no PHP;  Banco de dados MySQL;  Integração PHP + MySQL;  Assuntos interessantes relacionados;

Por André Luis e Arthur Kalsing Mini-curso de PHP

 Padronização do código.  Facilidade para reuso (código mais “simples”)  Dados agrupados.  Modelo de programação mais próximo da realidade, tratando cada objeto com suas características e funcionalidades.  Aumento na produtividade, agregação, reutilização, manutenção, expansividade...

 Conjunto de variáveis (propriedades / atributos) e funções (métodos) relacionados. Uma classe é basicamente um tipo de dado.  Para declarar uma classe basta usar a palavra reservada class.

 Permite alterar a visibilidade de atributos e métodos.  Restringir ou liberar acesso.  public :podem ser acessados por qualquer um;  private:limita a visibilidade para a classe que define.  protected: podem ser acessadas pelas filhas.  É possível utilizar a variável $this, na definição da classe, se refere a mesma.

 Uma classe pode ser a extensão de outra, utiliza-se a palavra extends.  A classe herdará todas as variáveis e funções da outra, possibilitando adição de novas funções pelo desenvolvedor.  Em php não é permitido herança múltipla, uma classe pode ser a extensão de apenas uma outra.  Pode-se utilizar a palavra final para prevenir polimorfismo.

 É possível sobrescreveer um método da classe pai reescrevendo este método na classe filha;  Para utilizar um método sobrescrito na classe pai utiliza-se $parent.

 No php NÃO é possível criar múltiplas definições de um método (devido a dinamicidade da linguagem).  Porém existe suporte para criação de sobrecarga usando as seguintes funções.  func_get_arg($i)- retorna arg apontado pelo i.  func_get_args() - retorna vetor com todos args.  func_num_args() - retorna o número de args.  Não é algo “natural”, recomenda-se para casos raros.

 Instancias da classe são chamadas objetos e devem ser criadas utilizando o operador new  Para acessar atributos do objeto utilizamos ->

 Construtor é uma função definida na classe que é automaticamente chamada no momento da criação do objeto.  __construct()  __destruct()  Em classes herdadas os métodos construtores não são herdados.

 Métodos com funcionalidades específicas muito usados;  __set - Atribui valor a um atributo (prot priv);  __get - Retorna valor de um atributo;  __isset - Verifica se o atributo foi setado;  __unset - Destrói valor do atributo;  __autoload - Carrega dependências automaticamente;  __clone - Retorna objeto com as mesmas propriedades;  __toString - Como se comporta se convertida para String; (echo $obj)  __calll - Chamada de um método inexistente;

Por André Luis e Arthur Kalsing Mini-curso de PHP

 Armazenamento organizado de informações relacionadas.  Facilidade para SCRUD.  Agiliza processo de desenvolvimento.  Conjunto de tabelas onde cada linha é um vetor de dados.

 Sistema Gerenciador de Bancos de Dados.  Servidor multitarefa, multiusuário, rápido, confiável e fácil de usar.  Conectividade, velocidade e segurança (Web)  Open Source.  Linguagem SQL.  Ampla variedade de tipos de dados.

 Interface desenvolvida em PHP para uso facilitado do banco de dados MySQL.  Intuitivo e amigável.  Usuários que ainda estão aprendendo SQL podem criar suas tabelas e bancos por lá, verificar comandos SQL, exportar/importar bancos...  Verificar e alterar permissões.

 Linguagem para manipulação de bancos de dados;  Uma consulta SQL especifica a forma do resultado;  Possui uma série de comandos específicos;

 CREATE DATABASE -> Cria BD;  DROP DATABASE -> Deleta BD;

 CREATE TABLE ( tipo, tipo, tipo)  ALTER TABLE ADD/DROP (,, )  DROP TABLE ▪ PRIMARY KEY

 INSERT INTO (, ) VALUES (, )  UPDATE SET ( = ) WHERE  DELETE FROM WHERE

 O comando mais utilizado... SELECT (,,,...)[ * ]  “all” FROM WHERE (opcional) ORDER BY ASC/DESC(opcional) LIMIT (opcional) OFFSET (opcional)

 PHP fornece todo suporte ao uso do MySQL.  Vamos passar aqui os comandos principais.

 Indispensável antes de qualquer operação com banco de dados;  mysql_connect();  Inicia conexão com servidor MySQL;  Sintaxe:  mysql_connect(,, );  Host: nome do computador que possui o servidor (ou IP);  Login: nome do usuário do banco de dados;  Password: senha do usuário;  mysql_close()  fecha conexão;

 É necessário especificar em qual banco de dados trabalhar;  mysql_select_db();  Seleciona um banco de dados;  Sintaxe:  mysql_select_db(, );  Nome_db: Nome do banco de dados;  Conexao: Identificador da conexão (mysql_connect);

 mysql_query();  Envia um comando SQL para o servidor;  Sintaxe:  mysql_query(, );  SQL: String contendo o comando SQL  conexao: Identificador da conexão (mysql_connect);

 mysql_num_rows();  Retorna o numero de linhas de uma SQL (SELECT / SHOW);  Sintaxe:  mysql_query( );  Query: Identificador da query (msql_query);

 mysql_fetch_array();  Retorna um array contendo uma linha do resultado da SQL;  Sintaxe:  mysql_fetch_array( );  Query: Identificador da query (msql_query);

 Outras funções interessantes:  mysql_affected_rows  retorna numero de mudanças na ultima sql (ALTER, INSERT, DELETE...)  mysql_change_user  muda o usuário logado  mysql_create_db  cria novo banco (antes do select_db)  mysql_error  retorna o erro ocorrido na última sql  mysql_free_result  flush na sql  mysql_ping  pinga server ou reconecta caso caia a conexão  mysql_stat  retorna status da conexão  mysql_num_fields  retorna número de campos do resultado  E muito mais em php.net/manual/en/ref.mysql.php php.net/manual/en/ref.mysql.php

 Alguns conceitos e tópicos interessantes que podem ser vistos posteriormente para aumentar sua experiência e melhorar seu website.  CSS  Cascading Style SheetsCascading Style Sheets  Uso de  Javascript  verificações, animações  Flash e HTML5  paginas animadas  Firebug e “Inspecionar Elemento” Obrigado pela atenção, esperamos que tenham gostado