1T16 – Os desafios dos livros de Josué, Juízes e Rute

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.
Advertisements

VELHO TESTAMENTO D JUÍZES.
“Atende oração de teu servo, ó Senhor”
Luz que brilha nas trevas
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
Os profetas menores (I) - Oséias
A persistência na oração batei, e abrir-se-vos-á”
Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas
O discipulado cristão na (Texto JUERP / Fotos Internet)
VELHO TESTAMENTO D JUÍZES.
O que faz o “CONSOLIDADOR”
O livro de Juízes “Suscitou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os pilharam” (Jz 2:16) O título em português tende à má interpretação, pois.
A DOUTRINA BÍBLICA DA ORAÇÃO

Os Livros Históricos Do Antigo Testamento.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
“A coragem para escolher o que é certo”
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada
Tema: Aprendendo com as tempestades da vida.
Mensagem Livro de Josué 14:6-13.
Vencendo os Gigantes do Dia a Dia
‘’As mulheres podem espalhar o amor de Cristo pelo mundo’’
TER AS ATITUDES DE UM VENCEDOR
II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
“Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu. Perguntou-lhe o SENHOR: Que é isso que.
Existem hoje na igreja três males que afetam o crescimento sadio e santificado. Esses três males tem sido um empecilho para muitos ministérios de romperem.
Série ANIMADOS.
JUÍZES SEBAC - SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA. JUÍZES SEBAC - SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA REVISÃO.
VELHO TESTAMENTO JUÍZES.
Ensagem M.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
TER A CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO
Tema da semana: Alvo: Hora da Palavra Avisos: Verifique se os seus discípulos estão fazendo a Escola de Discípulos. Frase para o líder Espaço de anotações.
CAMPANHA DE JEJUM DOS PASSOS DE GIDEÃO
CAMPANHA DE JEJUM “DAS TRAJETÓRIAS DE VITÓRIAS DE ABRAÃO”
NOVA EBD LIÇÃO 6.
“O milagre do maná, o suprimento divino” Lição de outubro de 2014.
O Profeta.
O Padrão Bíblico do CHAMADO e CAPACITAÇÃO de Deus
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
SÉRIE DE ESTUDOS: “DANIEL”
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
TEMAS BÍBLICOS.
Catequese 9 Maria, a mulher do “Sim”.
Ibsã, Elom, Abdom, Sansão”
SINAIS DA ESPERANÇA.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2015 e o tema da revista é Moisés, o legislador de Israel, tendo o Pastor Belchior Martins da Costa, Presidente.
Canção do grupo de Corá SALM0 47
Os oito passos da rainha Ester para a vitória
PANORAMA DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
A missionária inesperada
Leia este lindo texto da Bíblia Sagrada Medite nele Passe aos da tua lista É parte da Palavra de Deus para você hoje.
feliz Sábado! Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos
Salmo de Davi capítulo 34 Provai que o Senhor é bom.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
A missão profética de Moisés
Igreja:Igreja: Prof.:Prof.: TEXTO ÁUREO “E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente;
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE AS DERROTAS
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
16 DE ABRIL DE 2016 As credenciais do Filho do Homem Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados,
“O comissionamento de Moisés” Lição de Abril de 2015.
Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio
Poéticos Os Escritos Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº.
De Canaã A Conquista Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº.
Transcrição da apresentação:

1T16 – Os desafios dos livros de Josué, Juízes e Rute

Débora e Gideão, juízes valorosos Lição 08

Introdução I Como já fizemos em Josué, faremos o mesmo no livro de Juízes. A nossa leitura do texto bíblico não será sequencial, mas sim procurando juntar os eventos mais significativos em grupos de estudos mais relacionados entre si. Depois da lição introdutória que fizemos no domingo passado, onde lemos apenas os capítulos 1 e 2, hoje saltaremos o 3 que fica para um outro momento e nos deteremos na leitura dos capítulos 4 a 8

Introdução II Neste sentido vamos destacar em duas lições (8 e 9) os desempenhos dos juizados mais marcantes, nos capítulos 4 a 8 hoje (Débora e Gideão) e na próxima lição nos capítulos 11 a 16 os dois outros (Jefté e Sansão). A seguir, veremos na lição 10 a importância da boa liderança (capítulos 3, 9 e 10), na lição 11 a consequência da falta de liderança (capítulos 12, 17 e 18) e, para finalizar veremos na lição 12 os altos e baixos na vida de um povo (capítulos 19, 20 e 21).

Introdução III Depois do episódio constrangedor de Boquim (lugar de choro), onde o povo lamentou amargamente por ter se conscientizado de que falhara enormemente diante do seu Deus, conforme podemos ler em 2.1-5, temos uma triste narrativa da situação de Israel nesses tempos dos Juízes. Ou seja, serão cerca de 350 anos em que o povo de Deus vai vaguear em toda a terra conquistada sem rumo e sem direção conforme podemos ler no texto que se segue. (Link 1 – Juízes 2.15-20)

Débora e Gideão, juízes valorosos 1T16 – Tema A conquista de Canaã Josué – Juízes – Rute Lição 08 Débora e Gideão, juízes valorosos Texto bíblico – Juízes 4 a 8 Texto áureo – Juízes 6.12 “Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.”

O texto bíblico nos conta esta história (Link 2 – Juízes 4.1-10) I - Débora vai à guerra Depois da narrativa de três juizados de nomes menos expressivos na história de Israel no capítulo 3, o capítulo seguinte nos leva à história de uma mulher que se tornou referência bíblica para o mundo feminino por sua capacidade de liderança e poder espiritual. Ela se destaca por sua atuação como mediadora, fazendo o povo de Israel vir de longe para ouvir os seus conselhos e decisões. Também é sábia escolhendo a um bravo homem para servi-la como general e profetizando sobre a ação de uma outra mulher neste episódio. O texto bíblico nos conta esta história (Link 2 – Juízes 4.1-10)

II – A vitória dos hebreus O chamamento de Débora ao seu comandante para a batalha é seguido de uma vitória notável. Baraque reúne a força dos filhos de Zebulom e Naftali e com 10 mil homens vence os carros e os homens de Jabim, chefiados por Sísera. É importante verificar que esta vitória deu-se porque o “Senhor desbaratou a Sísera, com todos os seus carros e todo o seu exército.” Mas, o fim ainda não se deu. O texto bíblico nos conta esta história (Link 3 – Juízes 4.11-16)

III - Jael e o fim de Sísera Sim, o fim não se deu porque Sísera o grande comandante de Jabim que sufocava os hebreus no norte da terra conquistada foge e possivelmente, iria tentar encontrar reforços para voltar à guerra. É quando surge a figura de uma outra mulher de coragem e decisão. Jael, a esposa de um queneu chamado Heber, vai atrair o general para uma cilada e por saber que ele oprimia tanto o seu povo quanto ao povo hebreu, vai matá-lo à traição. Esta mulher é um dos personagens bíblicos mais obscuros que vai se tornar parte da história do povo de Deus, como Raabe também o foi. (Link 4 – Juízes 4.17-21)

IV – O cântico de vitória Tal como acontecera com a travessia do Mar Vermelho, quando Moisés e Miriam celebram a vitória sobre o Faraó, o mesmo vai acontecer aqora com Débora e Baraque celebrando a grande vitória alcançada. O cântico de Débora no capítulo 5 é uma página que demonstra a unidade do povo de Deus, ainda que separado territorialmente pelas tribos. Praticamente todas são citadas, neste hino de gratidão em que até Jael é citada. (Link 5 – Juízes 5.1...)

V – O fracasso em outra região Se simultaneamente ou não, não sabemos, na região mais ao sul da Terra da Conquista, os filhos de Israel enfrentavam o mesmo problema que os do Norte com Débora e Baraque. Agora é na região da tribo de Manassés, onde um profeta vai recriminar o povo por ter se afastado do Senhor e, posteriormente, chamará a Gideão para libertá-lo do jugo midianita. (Link 6 – Juízes 6.1-10)

VI – O chamamento de Gideão Diante da necessidade exposta pelo profeta o Senhor vai despertar um homem da tribo de Manassés para enfrentar a opressão midianitas. Gideão não vai aceitar a tarefa com facilidade. Irá expor vários obstáculos ao anjo do Senhor. No entanto, ele “era um vaso preparado por Deus” para servir aos seus propósitos. (Link 7 - Juízes 6.11-18)

VII – A primeira vitória Chamado por Deus e abençoado pelo Senhor, Gideão, um tanto hesitante ainda, vai começar a sua jornada de vitórias como juiz de Israel. Esta primeira seria uma demonstração de força e poderio do povo que estava subjugado, destruindo e afrontando Baal o deus dos midianitas. Esta vitória está narrada no texto e o nome de Gideão será mudado para Jerubaal, “aquele que contende contra Baal”. (Link 8 – Juízes 6.25-32)

VIII – A segunda vitória Mas, a maior vitória de Gideão está contida no capítulo 7. Esse texto narra como este grande servo de Deus se tornou instrumento do Senhor para tirar o seu povo da opressão. O fato mais significativo da vitória é que ela não foi conquistada com 32 mil, nem com 22 mil, nem com 10 mil, mas sim com apenas 300 homens que estavam efetivamente dedicados à missão que o Senhor lhes daria. (Link 9 – Juízes 7.1-4,16-20)

IX – Altos e baixos de um juizado “o Senhor sobre vós dominará”. No capítulo 8 nós temos a narrativa do juizado de Gideão após a sua grande vitória sobre os midianitas. Ele exerce com altos e baixos a sua liderança, aplacando a inveja dos filhos de Efraim, liquidando alguns dos pequenos grupos dos midianitas ainda presentes e no ponto mais alto de sua liderança, recusando-se a tornar-se rei, mas afirmando que “o Senhor sobre vós dominará”. Os pontos fracos são a introdução da idolatria que permitiu e a falta de melhor formação dos filhos. (Link 10 – Juízes 8.22,23,27-32

Conclusão - Para Pensar: 1.Débora, exemplo de mulher moderna: era “mãe em Israel” e também saía à luta; 2.Baraque, exemplo de líder humilde: “Se fores comigo, irei; porém, se não fores, não irei”; 3.Jael, mais um exemplo de pessoa que fora do povo escolhido será usada por Deus em seu plano de revelação ao homem (Raabe, Rute, Ciro); 4.Gideão, exemplo de pessoa simples chamada por Deus para uma grande obra; 5.O crente deve orar para pedir ao Senhor provas de sua fidelidade? Gideão fez assim; 6.Um profeta e um anjo falaram a Gideão em seu tempo! Será que o Senhor nos fala hoje? 7.O que será melhor para a vitória do povo de Deus? Quantidade ou qualidade? 8.Você está disponível para a obra do Senhor? Gideão estava trabalhando quando Deus lhe falou. 9.Você se ajoelharia para beber ou levaria a água à boca? 10.A vida do povo de Deus no tempo dos juízes deve servir de alerta para nós, com os seus altos e baixos: Como está a nossa vida cristã? Temos vida de oração? Lemos a Bíblia? Meditamos nela? Procuramos confrontar o nosso dia-a-dia com o padrão que a Palavra de Deus nos aponta?