Relatório geral das atividades da T2-UERJ (projeto HEPGrid)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação de jogos MMO com DALua
Advertisements

Redes Windows.
Redes de computadores I
Gerência de Redes Aula 03 Problemas em Camadas do modelo OSI
Sistemas Operacionais - 4
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Desenvolvimento em Camadas
The OptIPuter.
Pesquisa com Usuários Resultado parcial de agosto de 2002 Total de Respostas: 13.
Uso de Cluster de Computadores no Ambiente Corporativo
© 2011 IBM Corporation IBM Netezza O verdadeiro Appliance para Data Warehouse Presenters Name - Presenters Title DD Month Year.
Aula Tradicional Roteiro para documentação da rede
Sistemas Operacionais de Rede
Desenvolvimento de Sistemas Seguros
Prefeitura de Santo André
A grande rede mundial de computadores
Tutorial da Plataforma MOODLE
Se tenho 1Mb de velocidade por que faço download à 100kb?
Sistemas Distribuídos
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Relatório geral das atividades da T2-UERJ (projeto HEPGrid)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
GPRS leandro P.Santos.
CTM – Centro de Tecnologia e Mobilidade
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
Arquitetura Cliente /Servidor
Institucional.
Tecnologia da Informação
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ADVOCA Solução Jurídica
Como escrever um artigo
Fundamentos à Redes de Computadores
Sistemas Operacionais
A vocação da MOBLINK é desenvolver soluções de tecnologia móvel, auxiliando os vários seguimentos do mercado na comunicação entre a empresa e seus clientes.
1 Computação no Alice e grid Alexandre Suaide IF-USP.
Arquitetura de Sistemas Distribuídos
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Augusto Martins e José Luís Zem Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Utilização de Cluster de Computadores.
Rede de Sensores para Medição de Temperatura e Umidade
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO – Luís Sérgio Carvalho Aula - 04.
Sistemas Operacionais
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Status da T2-UERJ Equipe técnica: Douglas Milanez Eduardo Revoredo José Afonso Sanches Estagiários Luiz Gustavo Dornellas Renata Salles Colaboração CERN:
Processos.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Tipos de Sistemas Distribuídos
CMS T0 Samir Cury - 25/05/2012 Jan -> Mar Data taking 2012/1 ~3 1/Femtobarns Entregues : Ao menos 15 estão planejados para este ano. A taxa está.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Início de 2012 "Promoção" o Entrada de mais Manpower na T0  1 L3 (coordenador) e um operador como eu (na timezone FNAL) o Agora dividirei meu tempo entre.
1 SESSÃO DE ENCERRAMENTO January UERJ. 2 International School on High Energy Physics UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro.
O usuário está dentro da empresa tenta acessar a Web.
Um proposta de Arquitetura para protocolos entre grades.
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
GRIDCC GRICC - Instrumentação Remota de Grade com Controle Distribuído Computacional William Santos RGM Lucas de Carlo RGM
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
III – Aplicações – Serviços Virtuais – Web Services Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas.
Questões sobre quatro quadrados
Atividades do LBA DIS Laurindo Campos MCTI/INPA/LBA XXVI REUNIÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO DO LBA – 22 e 23 de agosto de 2011.
SERVIDORES E SERVIÇOS Leandro Escobar 2009 SERVIDORES E SERVIÇOS.
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA. Estudo de Caso A empresa XPTO TECH pretende lançar no mercado nacional um dispositivo de interação entre usuários,
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Sistemas Multimídia Distribuídos Projeto Carlos A. G. Ferraz
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
Projeto Física Experimental II Por: Diego M. Pinho, Eduardo Damasceno, Hugo Hennies, Rafael M. Lopes.
Transcrição da apresentação:

Relatório geral das atividades da T2-UERJ (projeto HEPGrid)

Infraestrutura atual Cluster Três racks contendo 53 servidores de processamento; Um total de 440 núcleos e 390 TB para armazenamento de dados; Servidores adicionais dedicados a disponibilização dos serviços de Grid: o Transferência de dados (PhEDEx + GridFTPs); o Submissão de jobs (computing elements + Condor); o Armazenamento distribuído (dCache); o Servidor web, servidor de nomes, servidor de contas dos usuários, servidor de autenticação dos usuários da Grid, servidor de monitoramento; Infraestrutura atual Imagem da sala do cluster com os servidores distribuídos em racks AnoNúcleosArmazenamentoHEP - SPEC Final TB4,20 K Final 2012 (Estimativa) TB6,20 K

Infraestrutura atual Sala de controle e de terminais do CMS Dois monitores de grande visibilidade Quatro estações de monitoramento com seis monitores de 22 polegadas. Seis terminais de submissão e análise de jobs Imagens da sala de controle (abaixo) e de análise de dados (a direita) do CMS.

Total de jobs para o CMS na T2_BR_UERJ ( ) nosso link externo ficou indisponível por dois longos períodos que perfazem 3 MESES E MEIO devido a indisponibilidades da fibra da Oi que conecta a UERJ ao PoP-RJ (RNP). a capacidade do link foi elevada a 10Gbps, ainda por ser inteiramente avaliada. ainda assim, apesar deste problema GRAVE, até agora foram analisados em 2011 aproximadamente 7x mais eventos do que no ano de 2010 por nossa T eventos analisados jobs de análise

Resultados suficientes ? Resposta: NÃO o prof. Nelson Simões (diretor geral da RNP), a pedido do prof. Santoro, está tomando as atitudes necessárias para que a estabilidade da nossa conexão seja garantida de uma vez por todas; precisamos nos reafirmar entre os sites que fazem produção MC (time USCMS), pois tivemos a credibilidade SERIAMENTE afetada devido aos problemas com a rede. Testes feitos no 1º. Semestre foram bem sucedidos; é importante o aumento da transferência de datasets “populares” para a T2-UERJ, desde, é claro, que eles pertençam aos grupos com que trabalhamos (ex. forward physics); em Agosto último, havia contatos com o grupo de forward para que algumas samples fossem colocadas aqui, mas a nossa conexão caiu antes disso... preparar o cluster para atender a ambientes mais complexos é interessante, tais como jobs com MPI (Message Passing Interface), bem como a outras aplicações no contexto do OSG (Open Science Grid);

atualmente, estamos envolvidos em um projeto de uma T2 distribuída, cuja idéia é integrar conjuntos de máquinas nas instituições participantes (além da UERJ, o CBPF, a UNESP e a USP) através de uma conexão externa de alta velocidade. Embora as máquinas já tenham chegado, o projeto se encontra estagnado devido aos problemas de rede mencionados anteriormente. desde o início do nosso (longo) downtime, o Dashboard do CMS teve problemas em publicá-lo corretamente, por causa de diversos bugs neste sistema. Eis o link com uma descrição dos últimos: para 2012, a UERJ conta com 11 “shifters” CSP (computação) oficiais, e dois na lista de espera, ainda a serem devidamente treinados e ambientados. Havendo necessidade, não hesitem em entrar em contato conosco para informações técnicas. nossos sinceros agradecimentos aos nossos técnicos do lado de lá do oceano, no momento - Alan, Diego, Marko e Samir - pela constante cooperação e pelo companheirismo. Outros tópicos

Coordenador: Alberto Santoro Gerente de Datasets: Wagner Carvalho Técnicos: Eduardo Revoredo (sup.), José Afonso Sanches (sup.), Douglas Milanez Estagiários: Luiz Gustavo Dornelas, Renata Salles Colaboradores atualmente no CERN: Alan Malta, Diego Gomes, Marko Petek, Samir Cury Equipe da T2