A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUEDA EM IDOSOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUEDA EM IDOSOS."— Transcrição da apresentação:

1 QUEDA EM IDOSOS

2 QUEDAS EM IDOSOS Aumenta muito depois dos 65 anos 25% das pessoas acima de 65 anos caem dentro de casa 80% dos óbitos por quedas são em idosos 2° maior causa de internação por acidentes nos Hospitais Sarah A partir dos 50 anos principal causa de internação. Após a queda sofrem algum tipo de fratura ou lesão neurológica.

3 CAUSAS QUE PODEM LEVAR A QUEDA EM IDOSOS:
Baixa súbita de TA ao levantar Dificuldade para enxergar objetos que podem causar escorregões Enfraquecimento de ossos e músculos Perda de equilíbrio pelo efeito de remédios ( polifarmácia).

4 Síndrome pós Queda Dependência Perda de autonomia Confusão
Imobilização Depressão.

5 Constatações 1/3 das pessoas idosas sofrem pelo menos uma queda ao ano. As que caem mais de uma vez têm cerca de 3x mais chance de cair novamente. Lesões decorrentes de quedas geram limitações físicas e psicológicas. Custos do tratamento são elevados Fratura de quadril média de internação de 20 dias.

6 Constatações Projeções indicam para um aumento de 100% no número de lesões causadas por quedas. Idosos que vivem em ILPI caem com maior frequência, pode chegar a 50%. Idosos que possuem maior risco de quedas são os acima dos 80 anos, esta faixa etária é a que mais cresce. Idosos de 90 a 94 anos teve um acréscimo de 134% de 2000 a 2010

7 Fatores de risco Comportamentais
Uso de múltiplos medicamentos Consumo excessivo de Álcool. Sedentarismo. Calçados inadequados.

8 Fatores de Risco Ambientais
Degraus estreitos Escadas Escorregadias Tapetes Soltos Iluminação insuficiente Calçadas irregulares.

9 Fatores Biológicos Idade Gênero Raça
Declínio da capacidade física, cognitiva e afetiva. Doenças Crônicas, Mal de Parkinson, Osteoporose. Sarcopenia. Visão diminuida

10 Fatores Sócio Econômicos
Baixa renda Baixa Escolaridade Habitações Inadequadas Pouca Interação Social Acesso Limitado ao Cuidado de Saúde e Assistência Social. Falta de Recursos da Comunidade.

11 Fatores de Proteção Mudança Comportamental Modificações Ambientais
Não fumar Beber moderadamente Manter o Peso Evitar Sedentarismo Modificações das Residências (Corrimões, Barras, Iluminação.) Prédios sem barreiras Arquitetônicas e Ruas. Transporte Público Adequado. Informações Acessíveis Envelhecimento Ativo.

12 Questões Culturais A crença que Idosos devem descansar leva ao sedentarismo e aumento de Quedas. Visão equivocada: Queda vista como fazendo parte do Envelhecimento. Preferências Culturais levando a Design inadequado de prédios e calçadas. Constrangimento do Idoso de pedir ajuda.

13 Questões de Gênero MULHERES: Mulheres sofrem mais Quedas que os homens
Usam mais Remédios Moram mais sozinhas Diminuem a massa muscular após a menopausa. HOMENS: Morrem mais que as mulheres, por queda. Não vão muito ao médico. Arriscam-se mais nas Atividades de trabalho e de lazer.

14 Exercícios e Dieta EXERCICIOS: Melhoram o Equilíbrio
Melhoram a mobilidade Melhoram o tempo de reação Aumentam a densidade óssea. Exercícios mais Adequados: Força, Equilíbrio e Flexibilidade. DIETA: Ingestão Adequada de Proteínas, Ca, Vitaminas Essenciais, Água, Vit D. Diminuição de laticínios e peixes, aumentam o Risco de Quedas.

15 Comportamentos de Risco
Subir em Escada Ficar em pé sobre cadeira. Curvar-se para realizar atividade cotidiana. Correr sem dar atenção ao ambiente. Não usar artefatos de apoio, como bengala e andadores Ônibus com degraus altos. Sapatos mal ajustados. Andar de meias sem sapatos. Chinelos escorregadios. Saltos Altos. NÃO ENCARAR QUEDA COMO NORMAL. QUEDA É UM SINAL QUE ALGO ESTÁ ERRADO.

16 Medo de Cair Pode levar a um declínio da qualidade de vida.
Aumenta o sedentarismo. Aumenta o isolamento social. Menor confiança em si mesmo e na capacidade de evitar quedas, o que aumenta o risco de quedas. A INTERAÇÃO SOCIAL É INVERSAMENTE RELACIONADA AO RISCO DE QUEDAS. ISOLAMENTO SOCIAL E DEPRESSÃO AUMENTAM O MEDO DE CAIR E VICE-VERSA.

17 Prevenção de Quedas Corrigir problemas Oculares
Evitar a Polifarmácia Usar calçados adequados Evitar o sedentarismo. Fazer exercícios de Força, Equilíbrio e Flexibilidade. Revisão Médica Periódica. Atentar para a necessidade de Suplementação Vitamínica e de Cálcio. Orientar Líderes Comunitários, Cuidadores, familiares dos Riscos de Quedas e como previní-las. Não encarar a Queda como fazendo parte do Envelhecimento. Envelhecimento Ativo. Evitar consumo excessivo de Àlcool. Ambientes devem ser seguros e com baixo risco de Quedas. Usar corrimões, barras de apoio, tapetes no box antiderrapantes e iluminação adequada. Não levar uma vida solitária, evitar isolamento social. Combater preconceitos do tipo: Idosos devem descansar. Aumentar o consumo de laticínios e peixes. Usar artefatos de apoio quando necessário. Melhorar o transporte Público. Prédios construídos com projetos de Casa Segura, Criar imagem positiva do Idoso. Assegurar os Direitos do Estatuto do Idoso. Trabalho Intersetorial, visando Políticas Públicas de prevenção de quedas.

18 OBRIGADA


Carregar ppt "QUEDA EM IDOSOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google