A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Prof. Isaac Costa Araújo Filho

2 GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Dividir a turma em grupos; Escolher uma área do Agronegócio; Cada grupo deverá apresentar dados atuais sobre o agronegócio.

3 AGRONEGÓCIO: geração de renda, empregos e divisas
Fonte: CONAB

4 Conceito de agronegócio
Como sendo a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas; das operações de produção nas unidades agrícolas; do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles. (Jonh Davis e Ray Goldberg)

5 Conceito de agronegócio
“ ... conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação de insumos agropecuários, das operações de produção nas fazendas, até o processamento, distribuição e consumo dos produtos agropecuários in natura ou industrializados”. (Luiz Marcelo Antonialli)

6 O agronegócio é formado por um conjunto de atividades interdependentes que têm em seu centro a agropecuária. Num dos pólos dessas atividades estão os fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas e, no outro, as atividades de processamento industrial, de distribuição e serviços.

7 AGRONEGÓCIO ANTES DA PORTEIRA: indústria de insumos agropecuários (máquinas agrícolas, fertilizantes, defensivos agrícolas, produtos veterinários, vacinas, embalagens, combustíveis, etc); DENTRO DA PORTEIRA: produção agropecuária (produtores rurais) individuais ou organizados em cooperativas

8 AGRONEGÓCIO DEPOIS DA PORTEIRA: beneficiamento, industrialização e distribuição (atacado e varejo); consumo (familiar, restaurantes, etc). SERVIÇOS COMPLEMENTARES: Central de Abastecimento (CEASA),Armazém (CONAB) pesquisa (EMBRAPA, universidades), Sindicatos (produtores e trabalhadores), Crédito rural (bancos), Bolsa de Mercadorias, Mercado Futuro (BM&F), etc.

9 AGRONEGÓCIO Alimentos de origem vegetal Alimentos de origem animal
Fibras Combustíveis (álcool, biodiesel) Florestas cultivadas Bebidas (vinho, cachaça) Óleos vegetais Etc.

10 Dessa forma, estão articulados três setores de atividade econômica: primário (agropecuária e extração vegetal); secundário (indústria); e terciário (distribuição e comercialização).

11 A Cadeia do Agronegócio
Insumos Produção Agroindústria Distribuição

12 REESTRUTURAÇÃO E PODER NO AGRONEGÓCIO:
1a ONDA: o poder estava no campo (produtores); 2a ONDA: o poder estava na indústria (após 2a. Guerra); 3a ONDA: o poder está na DISTRIBUIÇÃO (varejistas) - últimos 20 anos MOTIVOS: identificação das tendências de consumo; coordenação do fluxo de mercadorias (coordenação para trás); maior poder de negociação; maior margem de lucro; imagem junto aos consumidores.

13 INDÚSTRIA DE INSUMOS (oligopólio): maioria
PODER NO AGRONEGÓCIO: INDÚSTRIA DE INSUMOS (oligopólio): maioria empresas bem administradas e competitivas; PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (concorrência perfeita): muitos produtores, mal organizados, desunidos e com pouca experiência administrativa; AGROINDÚSTRIAS: (oligopólio): maioria empresas bem administradas e competitivas. Obs.: produtores rurais estão pressionados pelos dois lados (pouco poder de barganha): - Na hora de comprar: quanto custa! Na hora de vender: quanto você me paga!

14

15 O agronegócio é responsável por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), 37% das exportações do país e 35% dos empregos. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, açúcar, álcool e sucos de frutas.

16 Também lidera o ranking das exportações de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro. O agronegócio está crescendo e busca sempre novas áreas.

17 Nos últimos 10 anos,a participação da agricultura no total de exportações saltou de 2,82% para 14,17% contribuindo para colocar o Brasil entre os cinco principais exportadores de alimentos do planeta.

18 A pecuária também apresentou uma produção vigorosa
A pecuária também apresentou uma produção vigorosa. O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, atrás apenas dos EUA, e o maior exportador. Entre 2001 e 2008, a receita com exportações no setor saltou de 1 bi U$$ para mais de 5 bi U$$.

19 PROBLEMAS A estrutura fundiária e a mecanização do setor impulsionam o êxodo rural; A dificuldade de escoamento da produção diminui a rentabilidade; O avanço das plantações de soja e de cana ameaçam o meio ambiente. E finalmente os efeitos da crise econômica.

20 Cada vez mais os produtores utilizam sofisticados equipamentos para fazer as tarefas de plantio e colheita, antes executadas por mão de obra humana intensiva.

21 Concentração Fundiária
Do total de 850 milhões de hectares do território brasileiro, 418,5 milhões são ocupados por 4,3 milhões de propriedades. 3,9 milhões é de pequenas propriedades rurais, 27% de área produtiva.

22 112,5 mil propriedades rurais (2,6%) são latifúndios, ocupam 214,8 milhões de hectares, ou seja, mais da metade das terras.

23 QUESTÕES AMBIENTAIS Outro desafio é reduzir o impacto ambiental causado pela produção agrícola. A expansão da fronteira agrícola nas regiões Centro-Oeste e Norte é um dos principais motivos das altas taxas de desmatamento da floresta Amazônica. Dados do IBGE mostram que 47% do algodão, 39% da soja e 36% da carne bovina saem da Amazônia Legal.

24 A Amazônia brasileira apresenta, em área, a maior média anual de desmatamento do que qualquer outro lugar do mundo. A indústria da pecuária na Amazônia brasileira é responsável por 14% do desmatamento global anual. Isso torna o setor da pecuária o principal vetor de desmatamento não apenas na Amazônia brasileira, mas do mundo inteiro.

25 De acordo com o próprio governo brasileiro: ‘A pecuária é responsável por cerca de 80% de todo o desmatamento’ na região Amazônica. Nos anos recentes, a cada 18 segundos, um hectare de floresta Amazônica, em média, é convertido em pasto.

26 INFRAESTRUTURA Os produtores rurais reclamam de prejuízos decorrentes da deficiente infraestrutura de transportes no país.. O Brasil transporta mais da metade de suas cargas pelas estradas, que, de modo geral, se encontram em condições precárias.

27 Dados da CNA mostram que o produtor agrícola brasileiro perde 3 reais por saca de soja em razão dos gargalos logísticos.


Carregar ppt "GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google