A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AGRICULTURA BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AGRICULTURA BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 A AGRICULTURA BRASILEIRA
Geografia Aula revisão – 8

2 BRASIL – EXPORTADOR DE ALIMENTOS
Favoráveis Desfavoráveis Extensa área agricultável ainda improdutiva; Condições naturais favoráveis; Centros de pesquisa; Formação de mão-de-obra qualificada; Altos custos e precariedade do setor de transportes; Elevada carga tributária; Crédito e financiamentos; Baixa eletrificação da zona rural; Protecionismo e subsídios agrícolas na Europa, Estados Unidos e Japão.

3 AGRICULTURA BRASILEIRA
Modernização das técnicas : trabalhadores x máquinas, uso intensivo de insumos (fertilizantes, agrotóxicos), biotecnologia (seleção de mudas e sementes), subordinação ao capital industrial.

4 AGRICULTURA BRASILEIRA
Relações sociais de produção: “bóia-fria” x agroindústria, famílias sem terra, mão-de-obra familiar. Uma família que tenha uma propriedade rural próxima um grande centro urbano, por exemplo, e produza alimentos de forma intensiva para a venda na cidade ou que forneça matéria-prima para indústrias alimentícias, têxteis ou farmacêuticas terá uma rentabilidade maior do que outra família cuja propriedade situe-se em uma área de difícil acesso e que pratique agricultura extensiva, por causa dos custos de transporte e da produtividade de sua propriedade

5 Brasil: utilização das terras - 1975/2006
Até fins dos anos 1980, enorme crescimento da área cultivada com produtos agroindustriais de exportação (laranja, soja, cana-de-açúcar). Atualmente, produtos de mercado interno apresentam significativo aumento de produção. Isso se explica pela associação de culturas em grandes propriedades.

6 Estatuto da Terra e a reforma agrária
1964 – Criado o Estatuto da Terra. Propriedade familiar. Módulo rural. Dimensão variável, depende das características ecológicas e econômicas de onde está localizado. Localização da propriedade, quanto mais próxima de um grande centro, menor será sua área. Fertilidade do solo e clima, quanto mais propícias as condições naturais da região, menor será a área do módulo. Tipo de produto cultivado, área de cultivo com técnicas tradicionais, o módulo rural deve ser maior do que em uma região que produz com emprego de tecnologia moderna. Propriedade familiar: imóvel rural explorado, direta e pessoalmente, pelo agricultor e sua família e que absorva toda força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração e, eventualmente, trabalhado com a ajuda de terceiros. Módulo rural: unidade de medida, expressa em hectares, que busca exprimir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica dos imóveis rurais e a forma e condição de aproveitamento econômico.

7 Estatuto da Terra e a reforma agrária
Pequenas propriedades – até 4 módulos rurais. Médias propriedades – de 4 até 15 módulos rurais. Grandes propriedades – maiores de 15 módulos rurais. Constituição Federal proíbe a desapropriação de pequenas e médias propriedades, assim como as grandes propriedades produtivas, para fins de assentamento rural. Propriedade familiar: imóvel rural explorado, direta e pessoalmente, pelo agricultor e sua família e que absorva toda força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração e, eventualmente, trabalhado com a ajuda de terceiros. Módulo rural: unidade de medida, expressa em hectares, que busca exprimir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica dos imóveis rurais e a forma e condição de aproveitamento econômico.

8 Desempenho da agricultura familiar e patronal
Dominado pela grande propriedade. 1950 – 1980: Estímulo a mecanização e monocultura Êxodo rural. 82,5% dos estabelecimentos agrícolas praticam a agricultura familiar. Aproximadamente 31% da área utilizada pela agropecuária. Aproximadamente 38% do valor de produção bruta da agropecuária nacional. 17,5% dos estabelecimentos agrícolas praticam a agricultura patronal. Aproximadamente 69% da área utilizada pela a agropecuária. Aproximadamente 62% do valor de produção bruta da agropecuária nacional. Política de desenvolvimento do espaço rural deve conter como partes integrantes: a reforma agrária, o fortalecimento da agricultura familiar, o aumento nas exportações e o aumento de renda. Êxodo rural: Empregos gerados no ambiente urbano eram mal remunerados e não proporcionavam condições adequadas de moradia, alimentação e transporte. No Brasil foram os fatores de repulsão ( concentração de terras, baixos salários, desemprego) contribuíam, e ainda contribuem, para explicar o movimento migratório rural-urbano. As propriedades familiares são mais eficientes, nelas o aproveitamento econômico da área é maior que nas propriedades patronais. Isto ocorre em todas as regiões

9 Brasil: renda total dos estabelecimentos rurais (R$/ha/ano)

10 Área média dos estabelecimentos rurais, em hectares 2002

11 Produção agropecuária brasileira
Exportador: Café Açúcar Soja Suco de laranja Subsídios: Exportação. Mercado interno (milho, mandioca, feijão). A política agrícola deve ter como objetivos básicos o abastecimento do mercado interno, o fornecimento de matérias-primas para a indústria, o ingresso de capitais por meio de exportações e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

12 Produção agrícola – Milho (em grão) 2006

13 Produção agrícola – Arroz 2006

14 Produção agrícola – Mandioca 2006

15 Produção agrícola – Soja (em grão) 2006

16 Produção agrícola – Feijão (em grão) 2006

17 Produção agrícola – Cana-de-açúcar 2006

18 Produção agrícola – Café (beneficiado) 2006

19 Produção agrícola – Algodão herbáceo 2006

20 Produção agrícola – Trigo (em grão) 2006

21 Produção agrícola – Banana 2006

22 Produção agrícola – Laranja 2006

23 PECUÁRIA Bovinos Centro-Oeste 35%, Norte 19%, Sudeste 19%, Sul 14% e Nordeste 13%. Maiores rebanhos: MS, MT, MG e Go Criação semi-extensiva: oeste paulista, Triângulo Mineiro e Campanha Gaúcha, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso. Extensiva: periferia da Amazônia, Sertão nordestino e o Pantanal. Intensiva: Vale do Paraíba e o sul de Minas Gerais. Aves Maior plantel. Sul – abate (50%) Sudeste – produção ovos (35%)

24 Rebanho brasileiro Nº de cabeças Bovinos Aves Suínos Ovinos Caprinos Bubalinos


Carregar ppt "A AGRICULTURA BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google