A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA

2 Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos. O prefixo agro tem origem no verbete latino “agru” que significa "terra cultivada ou cultivável". A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.

3 Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária
Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações. Não é utilizada uma orientação técnica especializada para o manejo da área e da cultura. As relações sociais de produção são predominantemente familiares.

4 Fatores da produção agrícola
Os fatores que interferem na produção agrícola são: terra, trabalho, e capital. A importância de cada um desses fatores na agricultura está relacionada ao grau de desenvolvimento econômico do país. A produção pode aumentar ou não dependendo da melhor utilização da terra, como no uso de sementes e mudas selecionadas, de técnicas de cultivo mais racionais, de fertilizantes, inseticidas etc. Na agricultura chamada tradicional, a terra e o trabalho são a base da produção, sendo que a terra é responsável por 90% do investimento total, sendo inclusive indicador do status socioeconômico. O capital é o principal fator de produção, pois a agricultura moderna depende de técnicas e equipamentos sofisticados, o que significa grandes investimentos. na agricultura não se usa a tecnologia

5 Política agrícola Política agrícola foca as metas e os métodos de produção da agricultura. A este nível, estas metas incluem, entre outros assuntos: Higiene alimentar é a busca de uma produção de alimentos livres de contaminações de qualquer natureza. Segurança alimentar visa a quantidade de alimento produzida de acordo com as necessidades da população. qualidade alimentar, ou seja, produção de alimentos dentro de padrões mínimos necessários à nutrição.

6 Sistemas agrícolas Existem dois tipos, o intensivo e o extensivo. A agricultura comercial visa a produção de renda financeira através da produção de plantas e animais que são demandados no mercado. Utiliza o sistema intensivo, com a utilização de máquinas e fertilizantes, tem uma tecnologia de ponta, acarretando em altos índices de produtividade. A agricultura de subsistência é aquela que produz alimento suficiente para as necessidades do proprietário da terra, e sua família. Utiliza o sistema extensivo, com técnicas como queimada, utiliza a mão-de-obra, acarretando em um baixo índice de produtividade.

7 Os objetivos da agricultura
Pode-se classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade: Agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprio produtor. Agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercado consumidor. Agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com os interesses da economia e da sociedade local. (ex.: a plantation). Agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, a procura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveis de integração social e finalidade de defesa militar). Agricultura científica: é a moderna agricultura. Encontra-se principalmente nos países desenvolvidos e possui as seguintes características utilização intensiva de máquinas agrícolas, como tratores, semeadeiras, colheitadeiras; uso de técnicas de cultivo, com proteção ao solo e à lavoura; uso intensivo de adubos, fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas; adoção, em larga escala, por parte dos agricultores, de cooperativas agrícolas; construção, em larga escala, de silos, câmeras frigoríficas e outros meios de armazenagem de produção; apresentação de uma rede de transporte estruturada, permitindo rápido acesso entre áreas de produção e de consumo; utilização da pesquisa agronômica com o objetivo de aperfeiçoamento genético das espécies.

8


Carregar ppt "GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google