A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS

2 AGRICULTURA Na pré-história Na idade média

3 No Brasil, século XIX, a cafeicultura tornou-se a pedra angular da riqueza do Segundo Império

4 Agricultura Séc. XXI

5 Os adubos nitrogenados desenvolvidos a partir da indústria do salitre para pólvora;
▲Os inseticidas criados a partir da guerra química; ▲E os herbicidas foram frutos da guerra do Vietnã. Na década de 1970 se completou o pacote de insumos químicos: adubos, inseticidas, fungicidas, herbicidas além das variedades modernas

6 Principais produtos agrícolas do mundo
Milho Arroz Trigo Soja Algodão

7 Maiores produtores Trigo-China Arroz- China Soja- E.U.A
Laranja- Brasil Café- Brasil

8 Agricultura e a Pecuária
Pode ser intensiva ou extensiva Intensiva

9 Agricultura e pecuária extensiva

10 SISTEMAS AGRÁRIOS NECESSITAM DE TRES FATORES: CAPITAL TERRA TRABALHO

11 AGRICULTURA ITINERANTE
é aplicado em regiões onde a agricultura é descapitalizada. A produção é obtida em pequenas e medias propriedades ou em parcelas de grande latifúndio, com utilizações de mão-de-obra familiar e técnicas tradicionais.

12 AGRICULTURA ITINERANTE

13 AGRICULTURA DE JARDINAGEM
Essa expressão tem origem no Sul e no Sudeste da Ásia, onde há uma enorme produção de arroz em planícies inundáveis, com a utilização de mão-de-obra. Tal como a agricultura de subsistência, esse sistema é praticado em pequenas e medias propriedades cultivadas pelo dono da terra e sua família.

14 AGRICULTURA DE JARDINAGEM

15 AGRICULTURA MODERNA TÍPICA DE PAÍSES DESENVOLVIDOS COMO ESTADOS UNIDOS E PAÍSES DA EUROPA CARACTERIZA-SE PELO USO DER MÁQUINAS E PEQUENA MÃO-DE OBRA.

16 AGRICULTURA MODERNA

17 PLANTATION:É a propriedade monocultura, com produção de gêneros tropicais, voltadas para a exportação.

18 AGRICULTURA ORGÂNICA O que é Agricultura Orgânica
Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. A ideia é evitar a contaminação dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo são produtos mais saudáveis, nutritivos e com mais qualidade de produção, o que garante a saúde de sua família e a do Planeta.

19

20 ALIMENTOS TRANGÊNICOS
Alimentos Geneticamente Modificados: são alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios. Organismos Geneticamente Modificados: são os organismos que sofreram alteração no seu código genético por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente.

21 Pontos positivos dos alimentos transgênicos
Aumento da produção de alimentos Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos); Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento

22 Pontos negativos dos alimentos transgênicos
Aumento das reações alérgicas; As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas; Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto; Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas. Alguns países que cultivam alimentos transgênicos Estados Unidos: melão, soja, tomate, algodão, batata, canola, milho. União Européia: tomate, canola, soja, algodão. Argentina: soja, milho, algodão. No mundo todo, pesquisadores e cientistas estão desenvolvendo pesquisas sobre quais são as reais consequências da utilização de alimentos genéticos no organismo humano e no meio-ambiente. Consumidores de países onde já ocorre a comercialização de alimentos transgênicos exigem a sua rotulagem, assim como estão sendo feito com os orgânicos, para que possam ser distinguidos na hora da escolha do alimento.

23

24

25

26

27


Carregar ppt "AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google