Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAndreia Sintra Lagos Alterado mais de 8 anos atrás
1
Administração Estratégica
2
MISSÃO É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
3
OBJETIVO É UM ALVO QUE PRECISA SER ATINGIDO, PARA QUE A EMPRESA POSSA ATINGIR SUAS METAS. TRADUZ A MISSÃO PARA TERMOS ESPECÍFICOS E MENSURÁVEIS.
4
ESTRATÉGIA É O PROGRAMA GERAL PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DA EMPRESA E PARA O DESEMPENHO DE SUA MISSÃO. ESTRATÉGIA É O PADRÃO DE RESPOSTA DA ORGANIZAÇÃO AO SEU AMBIENTE.
5
DESAFIOS PARA A ADOÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 1. CONVENCER A GERÊNCIA A PENSAR EM TERMOS ESTRATÉGICOS. 2. GARANTIR A RESPOSTA ORGANIZACIONAL – DESENVOLVER FORMAS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE
6
ÚLTIMO DESAFIO 3. ENFRENTAR O AMBIENTE – ALÉM DE ENFRENTAR DESAFIOS E OPORTUNIDADES TAMBÉM DEVE CONSIDERAR: CLIENTES, CONSUMIDORES, POLÍTICA, ECONOMIA, AGENTES GOVERNAMENTAIS, ETC.
7
Funções da Análise do Ambiente 1) Função orientada para a política: - Melhorar o desempenho organizacional simplesmente mantendo a administração informada sobre as principais tendências emergentes no ambiente.
8
2)Planejamento Estratégico Integrado: - melhorar o desempenho organizacional, tornando cientes os administradores quanto as questões que surgem no ambiente, tendo impacto direto sobre o planejamento estratégico. 3) Orientado para Função: - melhorar o desempenho organizacional, fornecendo informações do ambiente para funções específicas.
9
FORÇAS COMPETITIVAS (PORTER) FORNECEDORES CLIENTES PRODUTOS SUBSTITUTOS NOVOS ENTRANTES POTENCIAIS CONCORRENTES NA INDÚSTRIA - RIVALIDADE
10
Ameaças de Novos Entrantes Identificar novos concorrentes Novo entrante sempre possui uma capacidade adicional de produção. BARREIRA DE ENTRADA Economia de escala Diferenciação do Produto Requisitos de Capital Custo de Mudança Canais de Distribuição RETALIAÇÃO ESPERADA
11
O Poder de Barganha dos Fornecedores Influências: Aumento de preços e redução da qualidade de produtos Fornecedor (poder) - não há produtos substitutos satisfatórios para as empresas do setor
12
Poder de barganha dos compradores Estiver adquirindo grande parte do total da produção; O comprador tiver possibilidade de mudar para outro produto a custo reduzido;
13
Produtos e Serviços Substitutos São diferentes bens ou serviços que se originam fora de um determinado setor e que desempenham as mesmas funções ou funções semelhantes. Plástico x vidro Chá x café Dimensões: preço, qualidade, pós-venda, localização.
14
Rivalidade entre os concorrentes Ações dos concorrentes Qualidade/Preço/Inovação Fatores: - Concorrentes numerosos - Custos fixos elevados (armazenagem) - Ausência de diferenciação
15
FORÇAS COMPETITIVAS TV A CABO
16
4 ESTRATÉGIAS BÁSICAS PARA ENFRENTAR A FORÇAS COMPETITIVAS 1. LIDERANÇA A BAIXO CUSTO PRODUZIR PRODUTOS E SERVIÇOS A UM PREÇO MAIS BAIXO QUE SEUS CONCORRENTES 2. FOCO EM UM NICHO DE MERCADO CRIAR FOCO EM UM NICHO DE MERCADO ONDE A EMPRESA POSSA ATENDER MELHOR QUE SEUS CONCORRENTES.
17
3.DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO DESENVOLVER PRODUTOS OU SERVIÇOS DIFERENCIADOS 4. LIGAÇÕES DESENVOLVER LIGAÇÕES COM CLIENTES E FORNECEDORES DE UMA MANEIRA QUE “PRENDAM “OS CLIENTES AOS PRODUTOS DA EMPRESA E OS FORNECEDORES À ESTRUTURA DE PREÇOS E PLANEJAMENTO.
18
EXERCÍCIO 1. SELECIONE UM TIPO DE EMPRESA 2. TRABALHE COM TODAS AS FORÇAS COMPETITIVAS PARA ESTA ORGANIZAÇÃO 3. APRESENTE SEUS RESULTADOS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.