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1
Marketing Internacional
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Forças competitivas Ameaças de novos ingressantes.
Poder de barganha dos fornecedores. Poder de barganha dos compradores.
3
Forças competitivas Rivalidade entre concorrentes existentes.
Ameaça de produtos substitutos.
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Análise ambiental, ameaças e oportunidades
O avanço tecnológico impulsionou a indústria de computadores e provocou o declínio da indústria de máquinas de escrever.
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Análise ambiental, ameaças e oportunidades
O aumento da criminalidade é ruim para a indústria de turismo, mas positivo para a indústria de segurança residencial.
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Perguntas para avaliar o plano de marketing
Os objetivos são claros? Específicos? Mensuráveis? Os setores em crescimento foram identificados? Quem são os principais concorrentes? Para onde se direcionam?
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Perguntas para avaliar o plano de marketing
Quais as forças da empresa? Quais as deficiências? Quais são os mercados-alvo? Por que as pessoas compram o produto? Quem toma as decisões de compra?
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Perguntas para avaliar o plano de marketing
Quais são as melhores maneiras de promover os produtos? Que informações os clientes desejam? Como eles as obtêm?
9
Perguntas para avaliar o plano de marketing
Onde os clientes gostam de comprar? Que tipos de lojas ou outros pontos de venda? Que intermediários podem comercializar a linha? Onde elas devem estar localizadas?
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Perguntas para avaliar o plano de marketing
Como os preços se comparam com os da concorrência? Os níveis de qualidade são similares? Os clientes são muito sensíveis a preços?
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Perguntas para avaliar o plano de marketing
Quais são os custos e os benefícios do plano de marketing? A empresa tem os recursos necessários para colocá-los em prática?
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