A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira
PSICOLOGIA DA SAÚDE: caracterização do campo do saber Semana 6 Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira

2 Bibliografia Spink, MJP. Psicologia Social e Saúde: Práticas, saberes e sentido. Editora Vozes, Parte I, cap. 1 e 4.

3 Especialilzação da Psicologia Social
Psicologia da Saúde Interface Individual Interface Social Especialilzação da Psicologia Social

4 Até recentemente ... Atuação do Psicólogo
Consultórios particulares (classes + abastadas) Hospitais ou ambulatórios de Saúde Mental (subordinados à psiquiatria) Clínicas-escola (próximos à comunidade)

5 Mas, de maneira geral .... Trabalho de forma isolada, c/ poucas oportunidades de atuação autônoma; Perspectiva médica; No contexto hospitalar: “preparar” o paciente, restituindo seu papel passivo.

6 Coordena-doria de Saúde Mental
A mudança começou ... Coordena-doria de Saúde Mental Criação de equipes de S.M. integradas Psiquiatras, psicólogos e assist. social; Atuação nos centros de saúde do Estado; Níveis primário, secundário e terciário.

7 HOUVE MUITA RESISTÊNCIA E FALTA DE EMBASAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO!!
Como atuar ? onde ? c/ a comunidade, c/ usuários ou c/ profissionais ? Papel tracidional (psicodiagnóstico e terapia individual) ou grupal ?

8 Enquanto isso em Cuba ... A Psicologia da Saúde se estruturava por meio: Do conhecimento dos processos sociopsicológicos da saúde; Da compreensão da origem e do desenvolvimento da doença e dos diversos aspectos da prática médica (relação médico-paciente); Da compreensão da importância da satisfação da população com os serviços e suas formas de utilização; Da relevância da participação da comunidade na avaliação dos serviços prestados.

9 Aqui no Brasil ... Três problemas p/ desenvolvimento do marco teórico:
A ênfase nas aplicações clínicas, c/ ausência das temáticas relacionadas à saúde pública no ensino da graduação em psicologia; Predominância do enfoque individualista do paciente, tratado com ser a-histórico e desvinculado de seu contexto social; Hegemonia do modelo médico (compto do pac é avaliado em função de sua adequação ao saber médico – há aceitação da autoridade do profissional na relação c/ o paciente).

10 ENTÃO, O QUE FALTA ? Reflexão mais aprofundada sobre o contexto mais global em que se dá a atuação da psicologia da saúde, com relação as: Representações (sociais) do processo saúde/doença (esfera privilegiada p/ a Ψ da Saúde); Configurações dos serviços de saúde e das profissões que aí atuam; Políticas setoriais e suas implicações para os usuários.

11 Contextualizando a Psicologia da Saúde
Viés individualista e clínico Falta de epistemologia e medidas apropriadas Falta de atenção a questões sociais

12 Contextualizando a Psicologia da Saúde Viés individualista e clínico
Falta de epistemologia e medidas apropriadas Falta de atenção a questões sociais

13 Perspectiva Biomédica Cisão entre social e individual
Individualismo Psicologia cognitiva Psicologia Clínica Perspectiva Biomédica Cisão entre social e individual Atenção 2ária e 3ária, apóia-se na Ψ clínica Psicoterapêutica subordinada a agenda médica

14 Mas ... Nem tudo está perdido!!
“O individualismo, como orientação decorrente do liberalismo e do iluminismo, é a condição sine qua non do delineamento de um campo de saber psicológico. Condição para o surgimento, o que não implica que não haveria possibilidade de superação, é claro!” (Luiz Cláudio Figueiredo)

15 Epidemio-logia Social Aproximação da Ψ à atuação Social
Medicina Social Medicina Coletiva Epidemio-logia Social Aproximação da Ψ à atuação Social

16 É possível desenvolver uma visão mais social em todas as áreas de atuação, pois a própria prática, quando reflexiva, gera mudanças nos modos de agir e pensar frente à doença!!

17 Contextualizando a Psicologia da Saúde
Viés individualista e clínico Falta de epistemologia e medidas apropriadas Falta de atenção a questões sociais

18 Determinantes da Saúde (David Marks, 1976)
Condições Socioeconômicas, Culturais e Ambientais Condições de Vida e Trabalho Influências Sociais e Comunitárias Estilo de Vida Idade, Sexo e Fatores Hereditários

19 Determinantes da Saúde (David Marks, 1976)
O enfoque interdisciplinar, respeitando o fato da saúde ser fenômeno multivariável é caminho para a superação da pobreza teórica (epistemológica) na Ψ da Saúde; Estratégia Transcendente Estratégia Integrativa

20 Determinantes da Saúde (David Marks, 1976)
Estratégia Transcendente: Busca-se entender os efeitos de gênero e de outros atributos sociodemográficos nas práticas de saúde; da análise dos discursos sobre saúde e doença e nas análises que abordam as relações entre indivíduos e contextos sociais buscando melhora nas ações (políticas públicas) de promoção da saúde; Estratégia Integrativa: Visa desconstruir a dicotomia entre “individual” e “social”, passando a entender as manifestações das subjetividades como práticas sociais. O autor faz críticas ao uso de instrumentos pretensamente universais e provoca a responsabilidade de se buscar subsídios p/ reflexão epistemológica qto às condutas e resultados de pesquisa na saúde.

21 PRÓXIMA AULA SPINK, M. J. P. Psicologia Social E Saúde: Práticas, Saberes E Sentido. 3ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, Parte II, cap. 7.


Carregar ppt "Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google