A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Econometria Félix Bernardo. Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Econometria Félix Bernardo. Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em."— Transcrição da apresentação:

1 Econometria Félix Bernardo

2 Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em geral, de natureza social). Para atingir este objectivo, a Econometria dedica-se ao desenvolvimento de métodos estatísticos para estimar e testar tais relações.” “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em geral, de natureza social). Para atingir este objectivo, a Econometria dedica-se ao desenvolvimento de métodos estatísticos para estimar e testar tais relações.” Estatística aplicada à Economia Estatística aplicada à Economia Variáveis deterministicas vs variáveis aleatórias Termo de erro Termo de erro Variável(eis) explicada(s) Variáveis explicativas O que foi: O que foi:

3 Econometria Um caso de sucesso! Um caso de sucesso! Foco no valor esperado condicional Foco no valor esperado condicional Variáveis determinísticas como v.a. Variáveis determinísticas como v.a. Modelos lineares nos parâmetros Modelos lineares nos parâmetros Métodos de estimação não lineares Bons resultados Facilidade na inferência Simplicidade O que é: O que é:

4 Elasticidade Elasticidade Elasticidade Logo Logo Nos modelos lineares se as variáveis estiverem todas logaritmizadas a elasticidade sai directamente da observação dos coeficientes estimados porque : Nos modelos lineares se as variáveis estiverem todas logaritmizadas a elasticidade sai directamente da observação dos coeficientes estimados porque :

5 Modelos lineares nos parâmetros Caso geral Caso geral Autor Autor Com C o nível de construção de fogos Com C o nível de construção de fogos P o preço de venda de fogos P o preço de venda de fogos S a oferta de fogos no mercado S a oferta de fogos no mercado

6 Modelação stock-flow

7 Modelação do mercado habitacional português Variável explicada: A procura de habitação A procura de habitação Variáveis explicativas: Preço Preço Rendimento Rendimento V. Demográficas V. Demográficas

8 Dados Lamúrias e mais lamúrias (pg. 247-8): Lamúrias e mais lamúrias (pg. 247-8): “trabalha-se com os dados que há e é tudo!” “trabalha-se com os dados que há e é tudo!”

9 Modelo Para os preços U é o custo de posse (um dif. da taxas de juro à habit. Da CGD e da valorização dos imóveis) Y é o rendimento S o stock habitacional. E indicador de emprego Para o nível de construção O teste de autocorrelação dos resíduos (testa a boa especificação do modelo) é inconclusivo para o modelo dos preços. O teste de autocorrelação dos resíduos (testa a boa especificação do modelo) é inconclusivo para o modelo dos preços.

10 Boa especificação do modelo Teste de Durbin-Watson Existe autocorrelação ou correlação serial quando os termos de resíduos são correlacionados com os valores anteriores ou posteriores da mesma série. A má especificação do modelo de regressão, em função de resíduos na forma do modelo ou por exclusão de variáveis independentes importantes para a análise é uma das causas da autocorrelação. Isto ocorre principalmente em aplicações envolvendo séries temporais [ Johnston, 1977]. Existe autocorrelação ou correlação serial quando os termos de resíduos são correlacionados com os valores anteriores ou posteriores da mesma série. A má especificação do modelo de regressão, em função de resíduos na forma do modelo ou por exclusão de variáveis independentes importantes para a análise é uma das causas da autocorrelação. Isto ocorre principalmente em aplicações envolvendo séries temporais [ Johnston, 1977]. A autocorrelação pode ser verificada pela denominada estatística de Durbin-Watson [IMAPE, 1998], onde a hipótese básica é a existência de autocorrelação entre resíduos; … da estatística de Durbin-Watson para o nível de confiança α com v =n-k-1, obtém-se du que é o limite superior de variação e di, o limite inferior, assim: A autocorrelação pode ser verificada pela denominada estatística de Durbin-Watson [IMAPE, 1998], onde a hipótese básica é a existência de autocorrelação entre resíduos; … da estatística de Durbin-Watson para o nível de confiança α com v =n-k-1, obtém-se du que é o limite superior de variação e di, o limite inferior, assim: Se dw> du a hipótese básica é aceita, se dw du a hipótese básica é aceita, se dw<di é rejeitada e se ocorrer que di<dw<du o teste é inconclusivo.

11 Interpretação

12 Tópicos de interpretação Coeficientes Coeficientes Teste t Teste t R F Durbin-Watson Durbin-Watson


Carregar ppt "Econometria Félix Bernardo. Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google