A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO"— Transcrição da apresentação:

1 9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
REVISÃO DE PORTUGUÊS 9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO

2 FRASE , ORAÇÃO E PERÍODO FRASE
É um enunciado que apresenta sentido completo. a) Uma só palavra: Cuidado! Socorro! b) Várias palavras, com verbo ou não: “Green é um místico irresoluto.” Que calor !

3 FRASE FRASE NOMINAL: (sem verbo) a) Socorro! b) Oi! c) Tudo bem!
FRASE VERBAL: (com verbo) a) Calem a boca! b) A Denise é 10!!! c) Bebel foi uma ótima filha

4 Quanto ao sentido, as frases podem ser:
Declarativas; Interrogativas; Imperativas; Exclamativas; Optativas, Imprecativas.

5 FRASE Ex.: A retificação da velha estrada é uma obra inadiável.
Declarativas: Encerram a declaração ou enunciação de um juízo acerca de alguém ou de alguma coisa. Ex.: A retificação da velha estrada é uma obra inadiável. Interrogativas: São uma pergunta uma interrogação. Ex.: Por que faço eu sempre o que não queria? Imperativas: Contêm uma ordem, proibição ou pedido. Ex.: Cale a boca!

6 Ex.: Como eles são audaciosos!
Exclamativas: Traduzem admiração, surpresa, arrependimento. Ex.: Como eles são audaciosos! Optativas: Exprimem um desejo. Ex.: Bons ventos o levem! Imprecativas: Enceram uma imprecação(praga, maldição). Ex.: Esta luz me falte se eu minto, senhor! Maldito seja quem arme ciladas no seu caminho!

7 ORAÇÃO É o enunciado que se estrutura em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Ex.: Charles Chaplin nunca morrerá. Verbo Ex.: O meu dia foi muito cansativo. Verbo Ex.: Olhei, pensei, comprei. Verbo Verbo Verbo

8 MACETE DA TIA JÓ PARA SER FRASE TEM DE TER SENTIDO.
PARA SER ORAÇÃO TEM DE TER VERBO, ESTE É A BASE DA ORAÇÃO!

9 PERÍODO É a frase formada por uma ou mais orações. Ele inicia com letra maiúscula e termina por: Ponto Final Ex.: Estava convicto de que ele era inocente. Ponto de interrogação Ex.: Quais serão os motivos da revolta? Ponto de exclamação Ex.: Quanta humilhação nos impuseram!

10 CLASSIFICAÇÃO DO PERÍODO
Período Simples: constituído por uma só oração. A oração que constitui o período simples é chamada oração absoluta. Ex.: Ela ainda mantém seu prestígio. Período Composto: formado por duas ou mais orações. Ex.: Vou gritar para todos ouvirem que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.

11 TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
São dois os termos essenciais de uma oração: SUJEITO - é o termo da oração do qual se faz uma declaração. PREDICADO - é o termo da oração que declara alguma informação sobre o sujeito.

12 Podemos ter uma oração sem sujeito, mas nunca sem predicado.
SE LIGUE! Podemos ter uma oração sem sujeito, mas nunca sem predicado.

13 SUJEITO E PREDICADO SUJEITO: ser sobre o qual se declara algo.
PREDICADO: aquilo que se declara sobre esse ser.

14 SE LIGA NO MACETE DA TIA JÓ!
Sempre que quiser achar sujeito, faz a pergunta QUEM ou O QUÊ ao verbo.

15 QUEM MUDA? A comida. A água. O mundo.
SUJEITOS

16 TIPOS DE SUJEITO SUJEITO SIMPLES; SUJEITO COMPOSTO; SUJEITO OCULTO;
SUJEITO INDETERMINADO; ORAÇÃO SEM SUJEITO.

17 TIPOS DE SUJEITO Sujeito Simples: possui apenas um núcleo e este vem exposto, ou seja, aparece na frase. EXs.: Os homens destroem a natureza. Os alunos adoram estudar português com a tia Jó. Fiel é Deus!

18 TIPOS DE SUJEITO Sujeito Composto: possui dois ou mais núcleos que também vêm expressos na oração. Exs.: As vacas brancas e os touros pretos pastavam. A cegueira e a pobreza lhe torturavam os últimos dias de vida. Fomos ao cinema o namorado da minha amiga e eu.

19 TIPOS DE SUJEITO Sujeito Oculto: também chamado de sujeito elíptico ou desinencial, é determinado pela desinência verbal e não aparece explícito na frase. Exs.: Estamos sempre alertas para com os aumentos abusivos de preços. (sujeito: nós) Quero que meus pais cheguem de viagem o mais rápido possível. (sujeito: eu)

20

21

22 Dizem que a família está falindo. (alguém diz, mas não se sabe quem)
Sujeito Indeterminado: Este tipo de sujeito não aparece explícito na oração por ser impossível determiná-lo, apesar disso, sabe-se que existe. 1- verbo na 3ª pessoa sem antecedente na frase. Exs.: Dizem que a família está falindo. (alguém diz, mas não se sabe quem) Disseram que morreu do coração. Fizeram o trabalho.

23 2- verbo transitivo indireto ou intransitivo e verbos de ligação na 3ª pessoa do singular + SE (índice de indeterminação do sujeito). Exs.: Precisa-se de mão de obra especializada. (não se pode determinar quem precisa) Neste lugar se é tratado como um animal. (VL) Ainda se corre o risco de perder o oxigênio. (VI)

24

25 Sujeito inexistente ou oração sem sujeito: é designado por verbos que não correspondem a uma ação, como fenômenos da natureza, entre outros. 1- Verbos indicando Fenômeno da Natureza: - Choveu na Argentina e fez sol no Brasil. 2- Verbo haver no sentido de existir ou tempo transcorrido: - Houve um grave acidente na avenida principal. - Há pessoas que não valorizam a vida. 3- Verbo fazer, ser e estar indicando tempo ou clima: - Faz meses que não a vejo. - Faz sempre frio nessa região do estado.

26 VERBAL NOMINAL PREDICADOS VERBO-NOMINAL

27 Alguns professores deixaram o colégio.
PREDICADO VERBAL É aquele que tem um verbo como núcleo do predicado. Em geral, o verbo é significativo, ou seja, indica uma ação. Exs.: O verão chegou. Alguns professores deixaram o colégio.

28 PREDICATIVO DO SUJEITO PREDICATIVO DO SUJEITO00
PREDICADO NOMINAL É aquele formado por um verbo de ligação e que tem um nome como núcleo e indica um estado ou qualidade do sujeito. Sem o nome, o predicado nominal não apresenta sentido. Exs.: As crianças parecem felizes. O pássaro está contente. VERBO DE LIGAÇÃO PREDICATIVO DO SUJEITO VERBO DE LIGAÇÃO PREDICATIVO DO SUJEITO00

29 SE LIGUE! Verbos de Ligação: ser, estar, permanecer, continuar, ficar,
parecer, virar...

30 TRANSITIVIDADE VERBAL: Verbo transitivo e verbo intransitivo
Verbo intransitivo não pede complemento: EX.: João saiu de casa cedo. verbo intransitivo Verbo transitivo pede complemento: EX.: João quebrou o braço. verbo transitivo (pede complemento)

31 VERBO TRANSITIVO DIRETO E VERBO TRANSITIVO INDIRETO
O verbo é transitivo direto quando o seu complemento vem ligado ao verbo sem preposição, EX.: Janicreide comeu um bolo. VTD Objeto direto

32 O verbo é transitivo indireto quando o seu complemento vem ligado ao verbo por meio de uma preposição. EX.: Janicreide precisa de um namorado. VTI Objeto indireto O verbo pode ser também direto e indireto. EX.: Janicreide deu o seu para Manoel. VTDI Objeto direto Objeto indireto


Carregar ppt "9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google