A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema: BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Leopoldino Vieira Neto, Dr. www.leovine.com.br

2 O TERMO BALANÇO PATRIMONIAL O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações.

3 Conceito e Definições O balanço patrimonial segundo NBCT 3.2 é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

4 Conceito e Definição Em conformidade com as normas internacionais, IFRS, o Balanço Patrimonial é a demonstração que proporciona aos usuários externos, informações inerentes à posição financeira de uma entidade.

5 Legislação Societária As mudanças societárias ocorrem devido à busca da internacionalização das normas contábeis brasileiras através da aceitação de pronunciamentos realizados pela IASB (International Accounting Standards Board). Com esse propósito, as leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09 surgiram para que o Brasil pudesse promover a internacionalização das normas contábeis.

6 Constituição do Balanço Patrimonial Dessa forma, o balanço patrimonial é constituído por ativo, passivo e patrimônio líquido.

7

8 ATIVO O ativo “é o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa” podendo ser considerado “como a capacidade que a empresa possui de gerar benefícios futuros”. Assim, todos os elementos do Ativo são representados no lado esquerdo do Balanço.

9 PASSIVO No lado direito do Balanço Patrimonial são constituídos o passivo e o patrimônio líquido. O passivo é constituição das exigibilidades da empresa, ou seja, são os valores que a empresa tem a obrigação de pagar a terceiros no momento da avaliação.

10 PATRIMONIO LIQUIDO Por sua vez, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa e representa os recursos dos proprietários investidos no empreendimento e os lucros gerados pela empresa e não distribuídos.

11 PATRIMONIO O Patrimônio é um conjunto de bens, Direitos e Obrigações. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica. Os bens da empresa, que estão em seu poder (computador, prédio, casa, carro, dinheiro em sua mão, maquinas e etc..). Direitos são os bens da empresa, em poder de terceiros, (uma venda feita a prazo é direito seu receber esse dinheiro, etc...) São Obrigações - Os bens de terceiros, em poder da empresa, (COMPRA À PRAZO – seu fornecedor lhe vendeu mercadorias a prazo, etc...)

12 Bens Móveis – São os bens passíveis de remoção sem dano, seja por força própria ou por força alheia. Ou seja, objetos concretos, palpáveis, físicos, que não são fixos ao solo. Ex.: dinheiro, veículos, móveis, utensílios, máquinas, estoques, animais (que possuem movimentos próprios, semoventes), etc. Bens Imóveis - São os bens que não podem ser retirados de seu lugar natural (solo e subsolo) sem destruição ou dano, ou seja, aqueles que, para serem deslocados, terão de ser total ou parcialmente destruídos (pois são fixos ao solo). Ex.: árvores, edifícios, terrenos, construções, etc. Bens Tangíveis - Também chamados de bens corpóreos e bens materiais, são tangíveis os bens que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados. Ex.: veículos, terrenos, dinheiro, móveis e utensílios, estoques, etc. Bens Intangíveis - Também chamados de bens incorpóreos e bens imateriais, são intangíveis os bens que não constituem uma realidade física e que não podem ser tocados. Ex.: nome comercial (marca), patente de invenção, ponto comercial, o domínio de internet, etc.

13

14

15

16

17 BALANÇO PATRIMONIAL

18

19 As Contas Contábeis As contas contábeis devem ser expressas com títulos em conformidade com os atos e fatos administrativos provocados, e figurar num Plano de Contas de acordo com as suas características, similaridades ou eventos econômicos produzidos. Uma conta deve representar facilmente a operação realizada por uma entidade.

20 Classificação das Contas Para fins de análise contábil: contas analíticas e contas sintéticas; Para fins de Gestão Contábil : contas de funcionamento (representativa e inventários tais como caixa, títulos, bens do imobilizado) e contas de gestão (receitas, custos, despesas, lucros a distribuir, reservas, depreciação). Ressalve-se que na Gestão pública, devem ser incluídas como "de gestão" as contas representativas das Dívidas (flutuante e permanente).inventários

21 PLANO DE CONTAS Tendo em vista a estrutura desenvolvida pela lei societária brasileira, um Plano de contas analítico poderia ter a seguinte estrutura de 1º nível: Código 1 - AtivoAtivo Código 2 - PassivoPassivo Código 3 - Patrimônio LíquidoPatrimônio Líquido Código 4 - ReceitasReceitas Código 5 - CustosCustos Código 6 - Despesas e Outros ResultadosDespesas Código 7 - Despesas pré-operacionais Código 8 - Contas de filiais Código 9 - Outras contas de controle e análiseanálise

22 O Balanço Patrimonial é estático, pois mostra a posição da empresa em determinada data. Como uma Fotografia.

23

24

25 NOTAS EXPLICATIVAS

26 Muito Obrigado!


Carregar ppt "Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google