A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE Silvano Pereira de Souza Prof. Enf. Lidia Chiaradia Escola de Enfermagem Wenceslau Braz Curso em Graduação em Enfermagem Enfermagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE Silvano Pereira de Souza Prof. Enf. Lidia Chiaradia Escola de Enfermagem Wenceslau Braz Curso em Graduação em Enfermagem Enfermagem."— Transcrição da apresentação:

1 DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE Silvano Pereira de Souza Prof. Enf. Lidia Chiaradia Escola de Enfermagem Wenceslau Braz Curso em Graduação em Enfermagem Enfermagem em Saúde Coletiva II ITAJUBÁ 2016

2 I NTRODUÇÃO Defeito enzimático. Incapacidade de obter a Biotina (Vitamina B7) dos alimentos e reciclá-la dentro do corpo. Síndrome Neurocutânea. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

3 BIOTINA Vitamina integrante do Complexo B. Vitamina B7, B8 ou H. Responsável pela manutenção da saúde da pele, cabelos e sistema nervoso central. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

4 B IOTINA F ONTE (Google imagens) (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

5 T RANSMISSÃO H EREDITÁRIA (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

6 D IAGNOSTICO (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

7 DB PROFUNDA Atividade da enzima menor que 10% da atividade média normal. DB PARCIAL Atividade da enzima entre 10% a 30 % da atividade média normal.Classificação (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

8 S INAIS E S INTOMAS Queda de cabelo Dermatite Crises convulsivas Início dos sintomas: 3º mês de vida A presença de sintomas aumenta muito o risco de sequelas (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

9 S INAIS E S INTOMAS Retardo Mental Ataxia Problemas Respiratórios (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

10 S INAIS E S INTOMAS Hipotonia Perda auditiva Perda Visual (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

11 T RATAMENTO Reposição da vitamina por via oral Dose determinada 10 mg/dia DB Profunda e 5 mg/dia para DB Parcial. Tratamento ocorrerá para os pacientes com ambos tipos de deficiência Reversão dos sintomas após o início da reposição vitamínica Necessário iniciar o tratamento o mais precoce possível A adesão adequada ao tratamento garante o crescimento e desenvolvimento adequado da criança. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

12 A ÇÕES DE E NFERMAGEM Reconhecer a importância de cobrar e entregar o resultado do teste do pezinho; Realizar busca ativa de recém-nascidos que ainda não realizaram o Teste do Pezinho e também daqueles que necessitam de realizar nova coleta; Conhecer os pacientes com diagnóstico de BIOTINIDASE da sua área de abrangência; (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

13 A ÇÕES DE E NFERMAGEM Realizar visita domiciliar quando necessário; Verificar a regularidade do acompanhamento no Centro de Referência ; Fazer a busca ativa dos pacientes que faltaram às consultas agendadas; Entender a importância do uso da BIOTINA; Realizar a contagem e conferência das cápsulas de BIOTINA; (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

14 A ÇÕES DE E NFERMAGEM Compreender a necessidade do cadastramento da pessoa com BIOTINA em outros programas da UBS e outros serviços, quando necessário; Dar urgência no pedido da BIOTINA; Fazer orientações sobre a doença ao paciente e familiares. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

15 D UVIDAS COMUNS (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

16 1 – A DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE É DOENÇA DE FAMÍLIA ? T ODOS OS MEUS FILHOS TERÃO ESSA DOENÇA ? A deficiência de biotinidase é uma doença genética hereditária, isto é, passada dos pais para o filho. A doença só ocorre quando a pessoa recebe dois genes alterados, um do pai e um da mãe, que são sadios (transmissão autossômica recessiva). Nesta situação, a cada gravidez, o casal que possui genes alterados terá 25% de chance de ter uma criança com a doença, 50% de ter uma criança sadia e portadora do gene alterado (como os pais) e 25% de ter uma criança sadia e sem o gene alterado. Por isso, é recomendado o aconselhamento genético aos pais, mostrando a possibilidade de novos casos na família e a importância redobrada do diagnóstico logo ao nascimento. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

17 2 – A DOENÇA TEM CURA ? Não. Porém, há tratamento. Ele consiste na ingestão da vitamina biotina, diariamente, por toda vida. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

18 3 – S E O TRATAMENTO FOR REALIZADO CORRETAMENTE, A CRIANÇA QUE POSSUI A DOENÇA VAI CRESCER COM SAÚDE ? Sim. O tratamento garante a saúde física e mental da criança, desde que feito da forma correta e iniciado precocemente. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

19 4 – E SE O TRATAMENTO NÃO FOR REALIZADO CORRETAMENTE ? Q UAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE DA CRIANÇA ? A criança terá os sinais e sintomas da deficiência de biotinidase, como atraso de crescimento, convulsões, problemas respiratórios e de pele, perdas de audição e visão, infecções repetidas, etc. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

20 5 – S E A VITAMINA NÃO FOR DADA UM DIA, POR ESQUECIMENTO, ADIANTA DOBRAR A DOSE NO DIA SEGUINTE ? Não, pois o corpo da criança necessita da dosagem certa diariamente. Em caso de esquecimento, continue com a dose normal. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

21 6 – M EUS VIZINHOS E PARENTES DIZEM QUE A CRIANÇA ESTÁ SAUDÁVEL. Q UE É BOBAGEM ELA TOMAR A VITAMINA E QUE POSSO PARAR O TRATAMENTO. I SSO É VERDADE ? Não. Se sua criança está saudável assim, é exatamente devido ao tratamento bem feito. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

22 7 – S E MEU FILHO NECESSITAR TOMAR UM ANTIBIÓTICO OU OUTRO MEDICAMENTO, NÓS PODEMOS DÁ - LO JUNTO COM A VITAMINA ? Sim. O medicamento não deve ser interrompido em nenhuma hipótese, a não ser quando orientado pelos médicos responsáveis pelo tratamento. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

23 8 – M EU FILHO DEVE SEGUIR O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO NORMALMENTE ? Sim, todas as vacinas devem ser dadas normalmente. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

24 9 – A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE DEVE SER EDUCADA DE FORMA DIFERENTE DAS DEMAIS ? Não, pois a criança com deficiência de biotinidase, quando bem cuidada, é perfeitamente saudável. Tratá-la de forma diferente pode ser prejudicial ao desenvolvimento psíquico. (BRASIL, 2002; BRASIL, 2016, GOOGLE IMAGENS)

25 C ONCLUSÃO

26 R EFERÊNCIAS BRASIL. Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas – Deficiência de Biotinidase. Portal da Saúde. CP 08. 2016. Disponível em Consultado em 28 abr/2016. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, Coordenação Geral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em Consultado em 28 abr/2016.http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/triagem_neonata l.pdf

27 OBRIGADO TURMA DO VUCO VUCO


Carregar ppt "DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE Silvano Pereira de Souza Prof. Enf. Lidia Chiaradia Escola de Enfermagem Wenceslau Braz Curso em Graduação em Enfermagem Enfermagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google