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Professor Fhilipe Alencar. Os problemas, dificuldades e, sob um ponto de observação mais macro, as falhas sistêmicas que emergem no processo de ensino.

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1 Professor Fhilipe Alencar

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3 Os problemas, dificuldades e, sob um ponto de observação mais macro, as falhas sistêmicas que emergem no processo de ensino da Matemática em todos os níveis, não são novos. Tal como não é novo o mal estar que eles provocam em alguns professores e alunos. Os problemas são muitos, variados e difíceis. Seria sempre arriscado e pretensioso procurarmos abordá-los na sua totalidade, mais ainda em uma apresentação curta como esta. Limitaremo-nos aqui, a refletir sobre algumas das causas que ao nosso ver dificultam a aprendizagem no ensino da Matemática e abordaremos algumas estratégias práticas de possível aplicação imediata para tentar reduzir tais causas e gerar efeitos positivos a curto e médio prazo. Professor Fhilipe Alencar

4 - COMO E QUANDO INICIOU - TERMINOLOGIAS ANTERIORES

5 A ETNOMATEMÁTICA é um ramo recente da matemática que investiga conhecimentos matemáticos populares, e busca utilizá-los no contexto educacional formal desta disciplina, a fim de “regionalizá-la”, reduzindo assim as dificuldades encontradas. Podemos irrefutavelmente afirmar que todos os povos têm alguns conhecimentos de matemática, mesmo que sejam por demais intuitivos. A ETNOMATEMÁTICA é um ramo recente da matemática que investiga conhecimentos matemáticos populares, e busca utilizá-los no contexto educacional formal desta disciplina, a fim de “regionalizá-la”, reduzindo assim as dificuldades encontradas. Podemos irrefutavelmente afirmar que todos os povos têm alguns conhecimentos de matemática, mesmo que sejam por demais intuitivos. Professor Fhilipe Alencar

6 É importante saber que não existe uma conceituação única para o que seja ETNOMATEMÁTICA. A opção mais comum é aquela que deu origem à própria palavra difundida por D’Ambrósio, mentor do termo e um dos principais teóricos da área: Etno é hoje aceito como algo muito amplo, referente ao contexto cultural, e portanto inclui considerações como linguagem, jargão, códigos de comportamento, mitos e símbolos; matema é uma raiz difícil, que vai na direção de explicar, de conhecer, de entender; e tica vem sem dúvida de techne, que é a mesma raiz de arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender nos diversos contextos culturais. (D'AMBRÓSIO, 1993, p.5).

7 Professor Fhilipe Alencar - Compreensão da matemática como em fenômeno fundamentalmente humano, caracterizando-a não mais como a “ciência dos números”, mas acima de tudo, como forma de pensamento; - Correlacionar de forma mais estreita a práxis pedagógica; - Contextualizar efetivamente Currículo Formal e Currículo Oculto; - Inserir no contexto escolar e, mais intimamente, em sala de aula, ferramentas e estratégias lúdicas e tecnológicas que gerem positivos ganhos no processo de ensino e aprendizagem;

8 - FORMAÇÃO INADEQUADA DOS PROFISSIONAIS; - FORMALIDADE EXACERBADA DA LINGUAGEM MATEMÁTICA; - MIOPIA REFERENTE À PLURALIDADE CULTURAL; - INFREQUENTE INSERÇÃO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO SOCIAL; - FALTA DE OBJETIVOS E PROJETOS FUTUROS; - INFLEXIBILIDADE DAS GRADES CURRICULARES; - INEXISTÊNCIA DE INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE; - DESVALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO; Professor Fhilipe Alencar

9 - ADEQUAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES ÁS DIVERSAS REALIDADES; - RESSIGNIFICAÇÃO DOS MODELOS PEDAGÓGICO-METODOLOGICOS UTILIZADOS POR NÓS DOCENTES; - BUSCA DE AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES; - REPLICABILIDADE DE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS; - ADAPTAÇÃO E ADEQUAÇÃO DAS GRADES CURRICULARES; - APLICAÇÃO REAL DE PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS INTER E TRANSDISCIPLINARES; - USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS; Professor Fhilipe Alencar

10 - USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA; - RESOLUÇÃO CONJUNTA DE PROBLEMAS; - TÉCNICA DE PROJETOS; - JOGOS LÓGICOS E LÚDICOS; - USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS;

11 Professor Fhilipe Alencar

12 Projeto que tem caráter teórico apoiado na Modelagem Matemática e que aborda uma estratégia lúdica, dentre as varias existentes, que pode efetivamente ser aplicada no cotidiano da sala de aula, e que representa, se aplicado de forma criativa, bem humorada e motivadora, significativas conquistas neste difícil processo de ensinar e aprender Matemática. Sabemos que a juventude é já há algum tempo, e cada vez mais, tecnológica, precoce, portadora de um imenso desejo de liberdade, autentica, globalizada, hipersensível, carente afetivamente, musical e muitas outras coisas.

13 Professor Fhilipe Alencar - MMC e MDC; - Porcentagem; - Fórmula de Bhaskara; - Equação do 1º e 2º grau; - Funções modulares, exponenciais, logarítmicas, polinomiais e trigonométricas; - Matemática Financeira; - Binômio de Newton; - Matrizes; - Análise Combinatória; - Operações Aritméticas; - Razões trigonométricas; - Propriedades dos Logaritmos; - Proporcionalidade; - Números Complexos

14 Professor Fhilipe Alencar O projeto MUSIMÁTICA tem execução durante as aulas de Matemática rotineiras em cada turma de Ensino Médio. De acordo com os conteúdos abordados são inseridas as respectivas músicas que abordam tal tema, a fim de tornar as aulas de Matemática mais interessantes, diversificadas, divertidas e efetivas, pois sabemos que ao envolver a Música no processo de ensino e aprendizagem estaremos aplicando uma das ferramentas mais atrativas para a adolescência atual. Nem todas as aulas terão a implementação, em seu decorrer, de músicas do projeto MUSIMÁTICA, uma vez que a idéia do projeto não é tornar-se corriqueiro, mas sim, esporadicamente, trazer novidades atrativas e interessantes para as aulas de Matemática. Nem todas as aulas terão a implementação, em seu decorrer, de músicas do projeto MUSIMÁTICA, uma vez que a idéia do projeto não é tornar-se corriqueiro, mas sim, esporadicamente, trazer novidades atrativas e interessantes para as aulas de Matemática.

15 Equação do 2º grau Havia um deltinha na fórmula de Bhaskara B2 – 4.a.c Agora vou memorizar Vamos lá Menos o b Mais ou menos Raiz De delta Tudo isso sobre 2.a Pa ra ra Professor Fhilipe Alencar

16 Baião da Função do 1º Grau Eu vou mostrar pra você Como se estuda função E pra você aprender É só prestar atenção. Na função do 1º grau O gráfico é uma reta f(x) = ax + b É isso que nos interessa A função do 1º Grau É crescrente ou decrescente O Sinalzinho do “a” É que indica isso pra gente. Baião da Função do 1º Grau Eu vou mostrar pra você Como se estuda função E pra você aprender É só prestar atenção. Na função do 1º grau O gráfico é uma reta f(x) = ax + b É isso que nos interessa A função do 1º Grau É crescrente ou decrescente O Sinalzinho do “a” É que indica isso pra gente. Professor Fhilipe Alencar

17 GERA MAT É real Domínio da função polinomial Que legal É só ficar no R Pra não se dar mal (2x) E se a função não for inteira ôôô Olha o divisor É diferente de zero áá O denominador (2x) E com raiz é assim Se for em cima é maior ou igual Se for embaixo ele é só maior E sempre que o índice não for par Olha lá (2x) É real Domínio da função polinomial Que legal É só ficar no R Pra não se dar mal (2x) Irracional é assim Se o índice é ímpar O domínio é real E seu estudo é uma polinomial Tenha muito cuidado pra não se dar mal Que legal (2x)

18 Professor Fhilipe Alencar SOZINHO COM FUNÇÃO As vezes fico olhando pra lousa Vejo a equação de expoente dois Eu sei que uso a fórmula de Bhaskara Para obter x1 e x2 Identifico a, b e c E substituo na fórmula de delta Depois vem Bhaskara com as raízes Fácil assim eu resolvo até sozinho E sei que vou me sair muito bem Não posso cometer nenhum erro De sinal Em função não vai ter pra ninguém Tem parábola que toca 3 pontos Um no y e dois no eixo x No y toca o termo independente “As raízes zeram f de x” Em dias de prova é claro que a gente estuda Faz uma revisão que é pra não esquecer na hora Procure o professor se tiver alguma dúvida Faça uma boa prova! (2x) O delta é o discriminante Com ele sei tudo sobre a raiz O sinal do x é bacana (+ ou -) Sabendo dele o gráfico sai facim

19 Forró da P.A. Soma (Várias vezes) Eu já seu Que eu devo pegar o a1 E eu devo somar com o “a n ” Multiplicar tudo pelo “n” E dividir por 2 (4x) Professor Fhilipe Alencar

20 ROCK DO NEWTON Olha só galera Quem não estudar se f*** Nós vamos arrasar Porque com a gente ninguém pode Binômio de Newton Eu vou aprender (x + a) em n Eu vou saber fazer O T p +1 é igual Binomial n sobre p Vezes x (n menos p) vezes a em p. Professor Fhilipe Alencar

21 Jingle Bells da Tabela Trigonométrica Seno, Cosseno e Tangente De 30º, 45º e 60º Um, dois, três Três, dois, um Tudo sobre dois Você bota a raiz no três e no dois A tangente é diferente Vejam só vocês Raiz de três sobre três Um e raiz de três. Professor Fhilipe Alencar

22 AXÉ DO PITÁGORAS Ôôô (5x) O que eu vou fazer É usar o “a” dois E igualar ao “b” dois mais o “c” dois Essa formulazinha eu vou desenvolver Para relacionar os lados “a”, “b” e “c” O “a” é o maior, chamado Hipotenusa Oposto ao ângulo reto Saber disso ajuda “b” e “c” são Catetos, deu pra perceber Oposto e Adjacente, não posso esquecer É a Trigonometria Que chegou pra valer Teorema de Pitágoras Agora vou aprender (2x) Professor Fhilipe Alencar

23 LOUVOR DA TRIGONOMETRIA Eu já sei trigonometria Eu aprendi trigonometria Eu já sei trigonometria Vou estudar Funções O período da função Seja seno ou cosseno É igual a 2π Sobre o módulo de K O conjunto imagem eu agora vou dizer a mais ou menos módulo de b Seno ou cosseno De período 2 pi sobre k O domínio são os reais Ah eu adoro estudar A Imagem olha só O que eu vou lhe mostrar De a + b até a – b REFRÃO a + ou - b, seno de K x + n, também a + ou - b cosseno de K x + n também a + ou - b cosseno de K x + n amplitude é o “b”, eixo de simetria é o “a” vou passar no vestibular. Professor Fhilipe Alencar

24 Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossas palavras!!! (Rubem Alves) Professor Fhilipe Alencar


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