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ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.

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1 ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
A DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL * Idéias influenciadas por Comte. * Trata das relações entre os indivíduos e a coletividade como os indivíduos constituem uma sociedade e como se chega ao consenso. Para responder, parte da distinção de duas formas de solidariedade.

2 SOLIDARIEDADE MECÂNICA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA
[ou por semelhança]: baseada na semelhança. Numa sociedade dominada por esta solidariedade os indivíduos diferem pouco um dos outros. Compartilham o mesmo sentimento, os mesmos valores, reconhecem os mesmos objetivos como sagrados. SOLIDARIEDADE ORGÂNICA [ou devida à divisão do trabalho]: Oposta à primeira.O consenso (unidade coerente da coletividade) resulta ou se exprime da/pela diferenciação. Não há semelhança entre os indivíduos. Baseia-se no órgão de um ser vivo, onde cada um desempenha uma função própria. São diferentes entre si, mas indispensáveis [em seu conjunto] à vida. Correspondem a duas formas de organização social Sociedades arcaicas/sem escrita. Predomina a coletividade Sociedade baseada na moderna divisão do trabalho

3 A DIVISÃO DO TRABALHO DURKHEIM: a diferenciação social prioritária é aquela relativa à diferenciação das profissões e à multiplicação das atividades industriais. Esta diferenciação se origina na desintegração da solidariedade mecânica. ECONOMISTAS: a divisão do trabalho é explicada pelo interesse dos indivíduos em compartilhar as ocupações de modo a aumentar o rendimento da coletividade.

4 CONSCIÊNCIA COLETIVA Conjunto das crenças e dos sentimentos comuns
à média dos membros de uma sociedade. Este conjunto forma um sistema determinado que tem vida própria. Só existe em virtude dos sentimentos e crenças presentes nas consciência individuais (pode evoluir conforme suas próprias leis não sendo apenas a expressão ou o efeito das consciências individuais). CONSCIÊNCIA COLETIVA * Nas sociedades de solidariedade mecânica: a consciência coletiva abrange a maior parte das consciências individuais. * Nas sociedades de solidariedade orgânica: cada um tem, em muitas circunstâncias a liberdade de crer, querer e agir conforme suas preferências consciência coletiva menor

5 O INDIVÍDUO NASCE DA SOCIEDADE E NÃO A SOCIEDADE NASCE DOS INDIVÍDUOS
* Quanto mais forte a consciência coletiva, maior a indignação com o crime. * Quanto menor a consciência coletiva, mais enfraquecidas são as reações coletivas contra a violação das proibições e, sobretudo, maior é a margem de interpretação individual dos imperativos sociais. O INDIVÍDUO NASCE DA SOCIEDADE E NÃO A SOCIEDADE NASCE DOS INDIVÍDUOS

6 O primado da sociedade sobre os indivíduos tem dois sentidos
Prioridade histórica das sociedades onde os indivíduos se assemelham uns aos outros e estão perdidos no todo. Prioridade lógica: a solidariedade mecânica precedeu a orgânica, não podendo explicar os fenômenos da diferenciação social e da solidariedade orgânica a partir dos indivíduos. Dizer que os homens dividem o trabalho para aumentar o rendimento da coletividade é admitir que os indivíduos são diferentes uns dos outros e conscientes dessa diferença, antes da diferenciação social

7 A consciência da individualidade não poderia existir antes da solidariedade orgânica e da divisão do trabalho. A busca racional do aumento da produção não pode explicar a diferenciação social, pois esta busca pressupõe tal diferenciação social. Disto decorre uma outra concepção básica: A prioridade do todo sobre as partes, ou a irredutibilidade do conjunto social à soma dos elementos. A explicação dos elementos pelo todo. A divisão do trabalho é uma certa estrutura de toda a sociedade e a divisão técnica ou econômica do trabalho não passa de uma manifestação.

8 Caracteriza a solidariedade mecânica pelo direito repressivo [pune faltas ou crimes] e a solidariedade orgânica pelo direito restitutivo [repõe as coisas em ordem quando uma falta foi cometida]. * Crime: ato proibido pela consciência coletiva. * Criminoso: aquele que não obedeceu as leis do Estado. * Sanção: não tem função de amedrontar ou dissuadir, mas de satisfazer a consciência comum ferida. Direito repressivo: revela a consciência coletiva. Quanto maior a consciência coletiva, maior será o número de atos considerados crimes. Direito restitutivo: Não pune, mas trata de restabelecer a ordem das coisas. EX.: quem não resgata suas dívidas, deve paga-la.

9 AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO - 1895
* Já havia escrito “Da divisão do trabalho social” e “O suicídio”. * A sociologia deve ser objetiva e científica baseia-se na teoria do fato social. * A sociologia se concretiza: * se seu objeto for específico (distinto dos objetos das outras ciências). * se este objeto puder ser observado e explicado, seguindo a forma de explicação e observação das outras ciências. Os fatos sociais devem ser comparados como coisas (devemos nos livrar da pré noções que temos sobre eles para conhecê-los cientificamente. Isto implica em duas outras questões: O fato social exerce uma coerção sobre o indivíduo.

10 FATO SOCIAL : É “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma experiência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. * As teorias da definição e classificação dos gêneros (gênero humano, econômico) e espécies (homem, mulher, raça, preço, lucro, crescimento econômico) levam à distinção entre normal e patológico e à teoria da explicação. Detectado o patológico, poderia-se corrigi- lo. * Normalidade: fenômeno mais freqüente numa sociedade, num certo momento. * A explicação é definida pela causa. * A explicação da vida social deve ser buscada na natureza na própria sociedade [isto se opõe à explicação histórica].

11 O fato social é específico, resultado da associação dos indivíduos
O fato social é específico, resultado da associação dos indivíduos. É diferente (pela sua natureza) do que ocorre no nível das consciências individuais. Os fatos sociais se distribuem em categorias; podem ser classificados em gêneros e espécies por isso podem ser objeto de uma ciência. Fatos sociais mais fluidos: correntes sociais, movimentos coletivos, correntes de opinião levam ao casamento, ao suicídio, a uma maior ou menos natalidade Fatos sociais mais cristalizados: regras morais, regras jurídicas, dogmas religiosos, Sistema financeiro, as formas de expressão de um povo (vestimentas, moradia...), valores


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