A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A."— Transcrição da apresentação:

1 Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A

2 Separação!?

3 Separar não é Reciclar! Separar é o processo que antecede a reciclagem e que lhe é fundamental. Para que se possa fazer a reciclagem dos materiais é necessário que estes sejam separados de acordo com as suas categorias. Reciclar é uma forma de valorizar um material que já foi utilizado, transformando-o noutro material útil. A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos, poupando recursos naturais e energéticos.

4 O Papel – porquê reciclar? O papel é um material biodegradável e orgânico, mas que pode demorar de 3 meses a 100 anos para se decompor. Economia feita com a reciclagem de papel: 1000kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas 1000kg de papel reciclado = 2000l água 1000kg de papel não reciclado = 100 000l água.

5 O Papel – processo de reciclagem O processo de reciclagem do papel compõe-se pelas seguintes fases: separação do lixo do papel; banho de detergentes e solventes para retirar a tinta, transformando-o numa pasta; Remoção das impurezas através de uma série de lavagens; Mistura da pasta de papel com cloro, que a torna branca.

6 O Papel – o ciclo do papel

7 O Papel – o que fazer pela reciclagem? Para a reciclagem ser possível cabe a todos nós fazer uma separação correcta dos papéis recicláveis, de modo a que o processo de reciclagem não seja perturbado. Papel reciclávelPapel não reciclável Caixas de papelão Jornal Revistas Impressos em geral Fotocópias Rascunhos Envelopes Papéis timbrados Cartões Papel de fax Papéis sanitários Papéis plastificados Papéis metalizados Guardanapos Copos descartáveis de papel Lenços de papel Fotografias Fitas adesivas Etiquetas adesivas Papel vegetal

8 O Plástico – porquê reciclar? Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente; A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias; 100 Toneladas de plástico reciclado evitam a extracção de 1 tonelada de petróleo; Com a reciclagem do plástico reduz-se o volume de lixo depositados em aterros aumentando sua vida útil.

9 O Plástico – processo de reciclagem O processo de reciclagem do plástico segue as seguintes fases: Separação; Moagem; Lavagem e secagem; Fundição; Resfriamento; Transformação em granulado (matéria-prima). Essa “nova” matéria-prima poderá ser utilizada na fabricação de inúmeros produtos, como garrafas, frascos, baldes, cabides, pentes, sacos...

10 O Plástico – Ciclo do Plástico

11 O Plástico – o que fazer pela reciclagem? Nós, consumidores, podemos contribuir para a reciclagem, separando os plásticos recicláveis dos não-recicláveis. Plásticos recicláveisPlásticos não recicláveis Garrafas, Tampas, Embalagens de higiene e limpeza, CDs e DVDs, Tubos vazios de pasta dentrífica, Escovas de dente, Sacos de supermercado, Esferovite Embalagens para alimentos. Fraldas descartáveis, Adesivos, Cabos de panela, Bijuterias.

12 O Metal – porquê reciclar? A reciclagem do metal é a aliança ideal entre o ambiente e a poupança. Por exemplo, uma lata de alumínio é 100% reciclável e pode ser aproveitada sucessivamente, sem perder qualidade. Para reciclar uma tonelada de alumínio, necessita- se apenas de menos de 5% da energia necessária para produzir alumínio novo. Com a reciclagem de metal podem ser feitas : - novas latas, - bicos de fogão, - componentes para automóvel

13 O Metal – processo de reciclagem Na Central de Triagem as latas de aço são separadas das latas de alumínio. Após a separação, as latas são amassadas, compactadas em blocos, chamados de sucata, e encaminhadas para a fábrica de reciclagem de aço ou alumínio. A sucata é derretida para a formação de placas de aço ou alumínio que se transformam, novamente, em latas.

14 O Metal – Ciclo do Metal

15 O Metal – o que fazer pela reciclagem? Uma separação eficaz dos metais começa com o conhecimento dos metais recicláveis e não recicláveis. Metais recicláveisMetais não recicláveis Arames Canos Chapas Cobre Latas de conserva Latas de bebidas Panelas sem cabo Pregos e para fusos Clips Aerossóis Latas contaminadas com resíduos químicos Latas de combustível Pilhas e baterias

16 O Vidro – porquê reciclar? O vidro é um material ideal para a reciclagem e pode, dependendo das circunstâncias, ser infinitamente reciclado. O uso de vidro reciclado em novos recipientes e cerâmicas possibilita: a conservação de materiais; a redução do consumo de energia; reduz o volume de lixo que é enviado para aterros sanitários.

17 O Vidro – processo de reciclagem A Reciclagem do vidro é o processo pelo qual o vidro é basicamente derretido e refeito para sua reutilização. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessário separá-lo em cores diferentes. As três cores principais são: Vidro incolor Vidro verde Vidro âmbar

18 O Vidro – Ciclo do Vidro

19 O Vidro – o que pode fazer pela reciclagem? Mais uma vez, somos nós os responsáveis pela separação do vidro para reciclagem. Vidro reciclávelVidro não reciclável Garrafas de vários formatos Copos Frascos Espelhos Lâmpadas Cerâmica Porcelana Vidros planos Frascos de perfumes Cristais

20 As Pilhas – porquê reciclar? As pilhas e baterias apresentam na sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é a substituição de produtos antigos por novos que propiciem um maior tempo de uso, como por exemplo o uso de pilhas alcalinas ou de baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns.

21 As Pilhas – processo de reciclagem Os processos de reciclagem de pilhas e baterias podem seguir três linhas distintas: a baseada em operações de tratamento de minérios, a hidrometalúrgica a pirometalúrgica. Algumas vezes estes processos são específicos para reciclagem de pilhas, outras vezes as pilhas são recicladas juntamente com outros tipos de materiais.

22 Mais produtos recicláveis… Para além do papel, plástico, metal, vidro e pilhas também são recicláveis: rolhas de cortiça; óleo alimentar; tinteiros lâmpadas; pneus; electrodomésticos inutilizados; madeira…

23 Novamente a Separação! Não te esqueças: Papel no Papelão Plástico e metal no Embalão Vidro no Vidrão Pilhas no Pilhão

24 Mais uma vez…


Carregar ppt "Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google