A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Juliana Schivani TABELAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Juliana Schivani TABELAS."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Juliana Schivani juliana.schivani @ifrn.edu.br TABELAS

2 Profª Juliana Schivani Tabelas ORGANIZAR OS DADOS TABEL AS GRÁFICOS frequênc ia simples frequênc ia em classes linhas colunas barras setores histograma pictogramas

3 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELAS De acordo com essa Resolução do Conselho Nacional de Estatística, nas casas ou células da tabela deve-se colocar: Título e fonte; um traço horizontal ( - ) quando o valor é zero; três pontos (... ) quando não se tem os dados; zero ( 0 ) quando o valor é muito pequeno para ser expresso pela unidade utilizada; um ponto de interrogação (?) quando se tem dúvida quanto à exatidão de determinado valor; Não fechar as laterais direita e esquerda das tabelas.

4 Profª Juliana Schivani Tabelas SÉRIES ESTATÍSTICAS É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Podem ser: Temporal, histórica ou cronológica

5 Profª Juliana Schivani Tabelas SÉRIES ESTATÍSTICAS É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Podem ser: Geográfica

6 Profª Juliana Schivani Tabelas SÉRIES ESTATÍSTICAS É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Podem ser: Categórica

7 Profª Juliana Schivani Tabelas SÉRIES ESTATÍSTICAS É toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Podem ser: Conjugada

8 Profª Juliana Schivani Todos os dados, da forma como foram coletados, são chamados de DADOS BRUTOS. Ao organizá-los em uma ordem crescente, denomina-se de ROL. OBS: Não existe ROL com dados qualitativos. Tabelas

9 Profª Juliana Schivani Massa corporal (kg) de 48 alunos de uma turma: DADOS BRUTOS: ROL: Tabelas

10 Profª Juliana Schivani ROL no EXCEL No Excel, insira os dados brutos numa coluna, com cabeçalho. Clique na primeira célula dessa coluna, referente ao cabeçalho. Na barra de ferramentas, clique em “dados” e depois em “filtro”. Surgirá uma seta no canto inferior direito da célula. Clicando nela, aparecerá várias opções de ordem dos dados, dentre elas, a crescente. Tabelas

11 Profª Juliana Schivani FREQUÊNCIA Um ROL possui inúmeros valores que, ora se repetem, ora não. Cada conjunto de valores iguais representa uma frequência absoluta (f a ). Ao calcular a porcentagem dessa f a, temos a frequência percentual (f % ) ou frequência relativa (f r ). Tabelas

12 Profª Juliana Schivani FREQUÊNCIA ABSOLUTA RELATIVA f a é a quantidade de vezes que cada valor distinto aparece no ROL f r é o percentual de vezes que cada f a aparece em relação ao total da amostra n. Tabelas

13 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES Primeira coluna: variáveis distintas do ROL Segunda coluna: frequência absoluta de cada variável Terceira coluna: frequência relativa de cada variável

14 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES 3,1 % dos adolescentes entrevistados acessam a internet durante 20 horas por dia. 4 adolescentes acessam a internet durante 12 horas diárias

15 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Após inserir o ROL e construir a tabela inserindo todos as variáveis distintas que aparecem no ROL (sem repetição), obteremos as frequências relativas de cada variável. Clica na célula do primeiro fa e digita =cont.se( Seleciona todos os dados do ROL, clica em ponto-e-vírgula e clica na variável que se deseja obter a fa. Pressiona ENTER.

16 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não ter que repetir o mesmo processo nas células abaixo, fixa o intervalo do ROL acrescentando $ entre a letra e o número, na fórmula. Em seguida, clica e puxa para baixo o quadradinho branco que aparece no canto inferior direito da primeira fa.

17 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não ter que repetir o mesmo processo nas células abaixo, fixa o intervalo do ROL acrescentando $ entre a letra e o número, na fórmula. Em seguida, clica e puxa para baixo o quadradinho branco que aparece no canto inferior direito da primeira fa.

18 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para obter a soma total clique na célula correspondente, depois clique em “auto soma” na barra de ferramentas e pressione ENTER. Outra forma é digitar na célula a fórmula =SOMA(selecionar o intervalo a ser somado) e pressiona ENTER.

19 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Na primeira célula da frequência relativa, digita- se a fórmula =(fa*100)/n fa é a célula onde se encontra o fa em que se deseja o percentual e n é o total de entrevistados que se somou anteriormente.

20 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para não repetir o processo nas células abaixo, fixa o “n” com um cifrão, clica e puxa o quadradinho branco no canto inferior direito da primeira fr.

21 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA SIMPLES NO EXCEL Para variáveis qualitativas, seguem as mesmas fórmulas e procedimentos.

22 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Quando o ROL é muito extenso e existem muitos valores distintos, com pouca repetição, para evitar uma tabela comprida, agrupa-se as variáveis em INTERVALOS DE CLASSES.

23 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Em uma tabela de frequência simples, haveriam 17 linhas de variáveis, o que tornaria a tabela muito extensa.

24 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES Intervalo de cada classe Limite superior (o maior valor do ROL) Limite inferior (o menor valor do ROL) Tamanho da amostra (total de variáveis do ROL)

25 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 2 – Agrupar as variáveis na primeira coluna da tabela

26 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas A fórmula =CONT.SES encontra a quantidade de variáveis dentro de um intervalo definido.

27 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Ao inserir a fórmula, fixando o intervalo do ROL, clica e puxa para baixo o quadradinho branco na parte inferior direita da célula. Como os valores 1 e 4 também estão fixos, devemos mudar, em cada célula para os valores correspondentes.

28 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Existe outro modo de contagem, em que não precisa mudar, na fórmula, o intervalo de cada classe, pois ela mudará automaticamente quando arrastar a fórmula para as células abaixo. Coloque a variável em três colunas. 1ª coluna – limite inferior de cada classe; 2ª coluna – símbolo do intervalo; 3ª coluna – limite superior de cada classe.

29 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Existe outro modo de contagem, em que não precisa mudar, na fórmula, o intervalo de cada classe, pois ela mudará automaticamente quando arrastar a fórmula para as células abaixo. Não esqueça de apagar as linhas de modo que só se observe uma coluna com os dados. Em “bordas” use a opção

30 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas A fórmula a ser inserida na primeira célula é = CONT.SE( intervalo FIXADO em que se encontra o ROL ; “>=”& célula onde se encontra o primeiro limite inferior ; novamente o intervalo do ROL ; “<”& célula onde se encontra o primeiro limite superior )

31 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Após a primeira fórmula inserida, é só clicar no quadradinho inferior direito e arrastar às demais sem precisar de mais nenhuma mudança.

32 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Insira o valor do primeiro limite inferior. Na célula do primeiro limite superior digite: =( célula do primeiro limite inferior + valor do intervalo estabelecido )

33 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Pressione ENTER. No segundo limite inferior, digite: =( célula onde se encontra o primeiro limite superior ) e pressione ENTER.

34 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas Neste modo de construir, também é possível inserir uma fórmula para obter os limites inferiores e superiores de cada célula sem ter que digitá-los um a um. Agora é só arrastar as células do primeiro limite superior e do segundo limite inferior para baixo.

35 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas

36 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 3 – Encontrar as frequências absolutas e relativas

37 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 4 – Encontrar o ponto médio de cada classe Ponto médio de cada classe Limite inferior da classe Limite superior da classe Na segunda célula, some a célula anterior com o valor do intervalo. Depois arraste até a última classe.

38 Profª Juliana Schivani Tabelas

39 Profª Juliana Schivani Tabelas

40 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 5 – Encontrar as frequências acumuladas A frequência acumulada pode ser: “abaixo de” (F ↓ ) – nos diz quantos dados estão abaixo de um determinado limite da tabela. Calcula-se somando-se as frequências absolutas anteriores à classe em questão. “acima de” (F ↑ ) – nos diz quantos dados estão acima de um determinado limite da tabela. Calcula-se subtraindo as frequências absolutas anteriores à classe em questão.

41 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 5 – Encontrar as frequências acumuladas

42 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 6 – Encontrar os percentuais das frequências acumuladas

43 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 23 adolescentes passam menos que 4 horas na internet, diariamente.

44 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 14 adolescentes passam igual ou acima de 7 horas na internet, diariamente.

45 Profª Juliana Schivani Tabelas TABELA DE FREQUÊNCIA EM CLASSES 23 alunos (47,9%) passam, em média, 2,5 horas diárias na internet


Carregar ppt "Profª Juliana Schivani TABELAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google