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Coordenação Geral de Ensino da Faculdade

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Apresentação em tema: "Coordenação Geral de Ensino da Faculdade"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Profa. Esp. Sheila Melo Coordenação Geral de Ensino da Faculdade

2 Tabulação Séries estatísticas. Normas de apresentação tabular Tabulação.

3 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A
166    160    161    150    162    160    165    167    164    160 162    168    161    163    156    173    160    155    164    168 155    155    163    160    155    155    168    150    173    164 155    161    156    173    156    155    156    160    163    168 É possível ter uma boa compreensão com estes dados apresentados nesta forma?

4 Levantamento Estatístico
Coleta de informações Dados brutos Conjunto de números provenientes da coleta de dados, que se encontram sem qualquer organização.

5 Interpretação difícil
Tanto os resumos visuais, utilizados no que denominamos de APRESENTAÇÃO GRÁFICA, quanto os resumos numéricos, provenientes das técnicas de APRESENTAÇÃO TABULAR, proporcionam facilidades na identificação das características mais importantes dos dados. Problemas Interpretação difícil Possibilidade de confusão ao invés de esclarecimento Necessidade Organização dos dados Facilidade de compreensão Redução dos dados Gráficos Resumo Visual Tabulação Resumo Numérico

6 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A 155  156  160    164  165  173       Quantidade de alunos ESTATURAS (cm) Fonte: Secretaria Título Cabeçalho Corpo Célula Linha Rodapé Coluna Indicadora Coluna Numérica (Informação)

7 Atividade: A associação brasileira de Indústria de café divulgou uma nota no jornal X informando que, em 2001 a exportação de café foi de sacas; em 2002; em 2003; e que em 2004 e 2005 foram e , respectivamente. Promova a tabulação destes dados.

8 Obs.: Este tipo de tabela é chamada Histórica

9 Atividade: O Jornal A mencionou que uma grande Empresa Árabe, fabricante dos produtos X, Y e Z, vendeu, em 2008, R$13 milhões em produtos X, R$ 7 milhões em produtos Y e 21 milhões em produtos Z; em 2009, R$ 13,8 milhões em produtos X, 9, 1em produtos Y e R$17 milhões em produtos Z e que, em 2010 foram R$ 12,5 milhões em produtos X, R$ 8,8 milhões em produtos Y e R$ 21 milhões em produtos Z. Construa a tabulação destas informações.

10 , ,5 , ,8 ,1 Obs.: Este tipo de tabela é chamada de “Dupla Entrada”.

11 Distribuição de Frequência
Denominamos frequência o número de vezes que um determinado dado se repete. Quando construímos uma tabela em que associamos uma informação ao número de vezes que esta se repete, temos uma distribuição de frequência. E, a esta quantidade de vezes chamamos frequência simples absoluta.

12 ESTATURAS DE 40 ALUNOS DA FACULDADE A 155  156  160    164  165  173       Quantidade de alunos ESTATURAS (cm) Fonte: Secretaria

13 É interessante também expressar esses resultados em forma relativa,ou seja, considerar a frequência de cada categoria em relação ao total: Exemplo: consideremos a altura 155 cm. Sua frequência relativa é dada por: 4 = 0,1 = 10% 40 Isto significa que 10% dos alunos tem altura 155 cm.

14 Valores Frequência Simples Absoluta Relativa (%) 150 2 5 155 7 17,5
155  ,5 156  160    ,5 ,5 164  ,5 165  ,5 ,5 ,5 173       ,5 Total

15 Atividade Para o Departamento Financeiro, obteve-se a seguinte informação sobre o sexo dos 23 funcionários: M F F M M M F F M M M M M F M M F F M M M F F onde M = Masculino e F = Feminino. Construa uma tabela de frequências para esses dados.

16 Frequência Acumulada Frequência acumulada simples
Tal frequência é determinada considerando-se ocorrências correspondentes a valores menores ou iguais aos valores considerados. Frequência acumulada relativa É a frequência de cada acúmulo em relação ao total (é dada em porcentagem)

17 Distribuição de dados agrupados

18 Uma ação muito comum em relação ao tratamento de uma distribuição de dados é o agrupamento, que consiste em agrupar conjuntos grandes de dados antes de efetuar os cálculos referentes as várias medidas estatísticas.

19 Agrupando uma distribuição
O agrupamento deve ser convenientemente pensado de modo a se obter classes que: - englobem todos os dados, não se tenha sobreposição de classes todas as classes tenham o mesmo tamanho. Vale ressaltar que não existem fórmulas prontas para se determinar cada intervalo, bastando apenas ser necessário e suficiente que as três condições acima sejam satisfeitas.

20 Exemplo de uma tabela de dados agrupados

21 Atividade Veja a nota de 40 alunos, numerados de 1 a 40 pela ficha de chamada do professor. Faça uma tabela com distribuição de frequência, nas seguintes faixas:


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