A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituição Adventista Central Brasileira de Educação e Assistência Social – Lar Infantil Lygia Hans

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituição Adventista Central Brasileira de Educação e Assistência Social – Lar Infantil Lygia Hans"— Transcrição da apresentação:

1

2 Instituição Adventista Central Brasileira de Educação e Assistência Social – Lar Infantil Lygia Hans
Unidade I: Rua Cianorte, 91, Jardim Tarumã, CEP: , Campo Grande – MS, fone: Unidade II: Rua Felipe Calarge, 51, Jardim Leblon, CEP: , Campo Grande – MS, fone: Localização Geográfica: Região Sul de Campo Grande-MS

3 Responsáveis: Presidente da IACBEAS: Maiquel Nunes da Silva
Administrador Financeiro: Ronei José Pereira Diretor de Assistência Social: Éder Fernandes Leal Coordenadora das Unidades: Cristina Leal de Souza Gonzaga

4 Missão: O Lar Infantil Lygia Hans é uma entidade civil de direito privado, beneficente, filantrópica, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos. Com tempo indeterminado de duração, composto por duas unidades de acolhimento de crianças e adolescentes Tendo como missão acolher e proteger crianças e adolescentes em vulnerabilidade biopsicossocial, promovendo a segurança necessária à sua (re)organização enquanto cidadão de direitos e deveres.

5 Objetivos do Serviço: Dar proteção integral, garantindo os direitos básicos às crianças e adolescentes encaminhados pela Vara da Infância, Juventude e do Idoso, em acordo com as Orientações Técnicas: Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes, no formato CASA-LAR. Oferecer a essas crianças e adolescentes um acolhimento o mais semelhante possível a convivência de um lar, com afeto e respeito, assim como orientações sobre as atividades de vida diária, escola, cultura, recreação, espiritualidade, alimentação saudável, encaminhamentos médicos e psicológicos necessários. Preparando-as para a construção renovada com a família de origem ou adotiva conforme decisão Judicial da Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de Campo Grande – MS.

6 Objetivos do Serviço: Fortalecer e restabelecer a preservação dos vínculos familiares, visando a reintegração familiar quando houver possibilidade ou mesmo nos casos de adoção. Prestando iniciativas ao acompanhamento familiar dentro e fora da casa lar. Promover o encaminhamento à iniciação e formação profissional, com possível inserção no mercado de trabalho aos adolescentes em idade compatível. Atividades integradas entre a unidades, para manter as relações afetivas, em especial entre as crianças e adolescentes que são irmãos.

7 Público Atendido: Gênero: Crianças e adolescentes de ambos os sexos em casas separadas; Quantidade: Unidade Feminina: 16 crianças e adolescentes Unidade Masculina: 09 crianças e adolescentes; Faixa Etária: de 0 a 12 anos, com permanência até a reintegração familiar ou a adoção, podendo permanecer até aos 18 anos de idade.

8 Público Atendido: AGRESSÃO 1 ABUSO EXPLOR. SEXUAL 5 6 NEGLIGÊNCIA 4
SITUAÇÃO MASCULINO FEMININO TOTAL AGRESSÃO 1 ABUSO EXPLOR. SEXUAL 5 6 NEGLIGÊNCIA 4 DEP. QUÍMICA 7 13 12 25

9 Origem do Público Atendido:
Ambientes familiares nocivos, dos quais foram recolhidas, além das vindas de outros abrigos ou mesmo recolhidas da rua, todas encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude com Guia de Acolhimento. Horário de funcionamento: O horário de funcionamento do Lar Infantil Lygia Hans, para ambas unidades, é de tempo integral com a constante presença do Educador/Cuidador (a) e monitor (a) respeitando as folgas previstas por lei.

10 Funções e Nível de Instrução:
Equipe Técnica composta de 1 Assistente Social, 1 Psicóloga, 1 Nutricionista e 1 Pedagoga. 2 Cuidadores com Nível Médio Completo e 2 Cuidadores com Ensino Superior Completo e Cursando. 2 Monitores com Ensino Médio Completo, 1 Monitora Cursando e 1 Monitora Ensino Fundamental; 2 Serviços Gerais com Ensino Fundamental; 2 Cozinheiras Ensino Médio Completo e Cursando. 2 Técnicos de Enfermagem; 4 Educadores para acompanhamento das crianças com deficiência. 2 motoristas

11 Capacitação Na Área de Criança e Adolescente:
Realizamos uma Oficina de Formação Profissional por semestre que aborde aspectos relacionados ao conhecimento das especificidades do desenvolvimento infantil, posturas assertivas em situações conflituosas, aspectos relacionados a manutenção dos direitos e deveres da criança e do adolescente, segurança doméstica na prevenção de acidentes, relações interpessoais na prevenção do stress no ambiente de trabalho, entre outros.

12 Ações e Serviços Executados:
Serviço de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos e rompimento dos vínculos familiares, com uma proposta, fundamentada no ECA, de acompanhamento psicossocial, pedagógico, Médico, orientação religiosa e cultural, educação sexual, recreação dirigida e de lazer, visando resgatar o sentido de cidadania e de sociedade, buscando proporcionar a cada criança e adolescente larga convivência com a comunidade local, lutando pelo fortalecimento dos vínculos e quando possível pela reintegração familiar.

13 Interação com Famílias e Comunidade:
Família: mediante autorização da Vara da Infância e da Juventude para o processo de reintegração familiar. Visitas observadas e orientadas na Casa-lar para participação na rotina da criança, estabelecida pela Equipe Técnica, para aproximação gradativa e autorização de saída da criança para o convívio familiar. Comunidade: presença nos eventos promovidos pela escola, comunidades evangélicas, projetos culturais e sociais promovidos por parceiros (Plaenge, Enersul, Sicredi, Projeto Padrinho, entre outros)

14 Interação com a Rede de Atendimento, Defesa e Responsabilização.
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; UBSF’s Tarumã e Bonança – Atendimento ambulatorial CAIC – Policlínica Odontológico Hospital Adventista do Pênfigo – atendimento ambulatorial especializado Colégio Adventista Campograndense – Educacional e Oficinas (Futsal) Laboratório Biogênesys – Exames urgentes Hospital Regional – Internações e atendimento as crianças com deficiência Santa Casa – Internações e atendimentos psiquiátricos

15 Interação com a Rede de Atendimento, Defesa e Responsabilização.
Escola-Clinica Santa Terezinha – Acompanhamento integral de crianças com deficiência Pestalozzi – Atendimento as crianças com deficiência CAMS APAE- Atendimento as crianças com deficiência IDE – Projeto Social CAPS Infantil – Atendimento Psiquiátrico Fundação Zarhan – Cursos Profissionalizantes

16 Interação com a Rede de Atendimento, Defesa e Responsabilização
IDEA Brasil – Atendimento Psicológico Conselho Tutelar SUL – Aero Rancho (67) CRAS - "Vila Gaúcha" CRAS - “Mida Barbosa Marques” CREAS Sul

17 Participação do Público Atendido
No planejamento da organização Interna: Diária e continua, auxiliam na manutenção da organização dos pertences individuais e grupal, auxiliam na preparação das refeições (adolescentes) sempre supervisionadas e acompanhadas pelo (a) Cuidador (a).

18 Fontes de Financiamento
Mantenedora IACBEAS Convênios (Municipal, Estadual e Federal) Parceiros Campanhas Padrinhos

19 Planejamento O Planejamento é realizado com a participação da coordenação, equipe técnica e cuidadores (a participação da criança e do adolescente está em adaptação).

20 Monitoramento e Avaliação
Realizado pela Mantenedora, Equipe Técnica e Coordenação através dos vários relatórios: Livro de visitas Livro de ocorrência Livro de doações Livro de visitas domiciliares Relatório de visitas domiciliares Relatório Psicossocial PAI NOFE Relatório de atividade anual Reuniões periódicas da Equipe Técnica Reunião com cuidadores Reunião administração

21 Equipe Técnica Responsável pelo LIALH
Ana Paula Costa Teixeira de Paiva Psicóloga CRP ª MS Cristina Leal de Souza Gonzaga Assistente Social CRESS ª MS Obrigada!


Carregar ppt "Instituição Adventista Central Brasileira de Educação e Assistência Social – Lar Infantil Lygia Hans"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google