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2º Seminário sobre Informação na Internet Tendências da Educação Corporativa Brasília-DFAgo/2008 Marcos Formiga.

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Apresentação em tema: "2º Seminário sobre Informação na Internet Tendências da Educação Corporativa Brasília-DFAgo/2008 Marcos Formiga."— Transcrição da apresentação:

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2 2º Seminário sobre Informação na Internet Tendências da Educação Corporativa Brasília-DFAgo/2008 Marcos Formiga

3 RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: A NOVA FRONTEIRA DA EAD Moderador:Marcos Formiga – UnB/ABED/CNI/SENA Painelista 1: Eleonora Jorge – UERJ Painelista 2: Lílian Álvares – UnB Marcos Formiga

4 “ “ O movimento Recursos Educacionais Abertos (REAs) constitui em importante tendência de apoio à inovação em educação e amplo acesso ao conhecimento. A Universidade das Nações Unidas contribui decididamente para oferecer todos os conteúdos produzidos pelos seus programas educacionais. Outras agencias das Nações Unidas deverão seguir este exemplo e fomentar o crescimento dos Recursos Educacionais Abertos, globalmente” Konrad Osterwalder Reitor da UNU

5 Sociedade da Aprendizagem Sociedade da Aprendizagem (Learning Society) 1968 – Robert Hutchins 1899-1977 1974 – Torsten Husen 1916 Sociedade do Conhecimento (Knowledge Society) 1968 – Peter Drucker 1909 - 2005 1968 – Edgar Faure 1908 – 1988 Marcos Formiga

6 Sociedade da Informação e do Conhecimento Década de 1970 Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI (UNESCO) 1996 Relatório Delors Metas do Milênio (ONU) Até 2015 Limiar de uma nova realidade? Sociedade da Inovação?

7 Transformações em Curso com Características de Permanência Novos Paradigmas da Educação Da Pedagogia à Andragogia (Malcolm Knowles, 1970) 1913 - 1997 Da Andragogia à Heutagogia ( Stewart Hase e Chris Kenyon 2000) Inovação e renovação permanente: Desafio da nova cultura Aprendizagem ao longo da vida: além da educação escolar Marcos Formiga

8 A Explosão da Internet e suas conseqüências: Educação a Distancia Educação Além-Fronteiras Sociedade da Informação e do Conhecimento: Software Proprietário (copyright) Fonte aberta GNU (copyleft) Linux (http://br-linux.org) Wikipédia (www.wikipediafoundation.org ) Google (http://scholar.google.com.br) Yahoo (http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt) Creative Commons (www.cclearn.com) Recursos Educacionais Abertos – REAs (Open Educational Resources) Creative Commons (www.cclearn.com) Intel (www.intel.com) Microsoft (www.microsoft.com) Sun (www.sun.com) Marcos Formiga IMB (www.ibm.com/br)

9 O que são Recursos Educacionais Abertos? “Materiais digitalizados oferecidos livre e gratuitamente, abertos para educadores, pesquisadores, estudantes e auto-aprendizes para uso e reuso em atividades docentes de aprendizagem e de pesquisa” (UNESCO- CERI) Marcos Formiga

10 Uma visão sintética sobre os Recursos Educacionais Abertos Mapa Conceitual (Maguiles, MIT 2005) Marcos Formiga

11 Evolução da Universidade Primeira onda: Primeira onda: Igreja Idade Média (Século XI) Estado Segunda onda: Estado Pós Revolução Francesa (Século XIX); Terceira onda: Empresas Sociedade da Informação e do Conhecimento (Séculos XX e XXI). Marcos Formiga

12 A Empresa como Provedora da Aprendizagem Aparecimento da Universidade Corporativa que deverá ultrapassar em número até 2010, as Universidade tradicionais A importância das Megauniversidades que combinam Educação Superior, Educação Aberta e a Distância e contingentes superiores a 100 mil alunos A explosão das Universidades Virtuais que até 2020, devem superar os números de alunos das Universidades Acadêmicas Marcos Formiga

13 EAD 100 anos no Brasil SECULO XX: 1904 – Primeiros Cursos por Correspondência Escola Internacional - Rio de Janeiro Décadas de 20/30 – Rádio Educativo e Cinema Educativo; Décadas de 30/40 – Popularização dos Cursos por correspondência: Monitor e Universal Década de 60 – TV Educativa + Teleducação Década de 70 – Telecurso 1a. Geração: FRM + Bradesco + UnB Década de 80 – Computador Pessoal Década de 90 – RNP, ABED, Internet, Universidades Virtuais e Corporativas SECULO XXI: e-learning Consórcios Universitários Universidade Aberta do Brasil. (2006) Marcos Formiga

14 Desdobramentos: Universidade Corporativa Corporações tornam-se provedoras de educação A empresa como local de trabalho e aprendizagem Redução da vida útil do conhecimento Necessidade de renovar o conhecimento a cada dois anos e adquirir novas habilidades. MegauniversidadeUniversidade Virtual Surge na década de 80 Educação Superior Número mínimo de 100.000 alunos Educação Aberta e a Distância Surge nos anos 90 Avanço da Mega Universidade Centrada em EAD por computador/Internet Marcos Formiga

15 Fonte: e-learning Brasil e-learning nas Organizações Brasileiras

16 Cenário mais atual do e-learning no Brasil Fonte: e-learning Brasil

17 Cronologia dos Recursos Educacionais Abertos - REAs 1969 – Criação da Open University www.open.ac.uk 1984 – Projeto GNU 1993 Criação da Open Society Institute www.gnu.org www.soros.org 1995 – Internacional Research Foundation for Open Learning Criação da Free Software Foundation www.irfol.ac.uk www.soros.org 1998 - Criação da Open Learning Foundation www.olf.ac.uk Marcos Formiga

18 Cronologia dos REAs II 2001 MIT disponibiliza gratuitamente Todo o conteúdo dos seus cursos via Internet. www.ocw.mit.edu Criação do Creative Commons 2002 UNESCO promove primeiro encontro sobre Educação Aberta www.creativecommons.org.br www.unesco.org 2003 Criação do ITI - Instituto de Tecnologia da Informação 2004 CORE – China Open Resources for Education www.iti.gov.br www.core.org.cn P. Maten (BIRD) sugere que a primeira década do Século XXI venha ser chamada de: o-decade ou a-decada (em português) Marcos Formiga

19 Cronologia dos REAs III 2006 No Brasil ABED lidera iniciativa a favor dos REAs. Artigo de F. Litto na Revista Inclusão Digitaldo IBICT. Seminário sobre REAs na VALER-RJ Universidade das Nações Unidas lança o Portal de Cursos Abertos OpenCourseWare Portal: www.ocw.unu.edu A iniciativa é parte do Consórcio Global de Cursos Abertos (OpenCourseWare Consortium), uma colaboração de mais de 100 instituições de educação superior de vários continentes: Títulos dos cursos: e – governance; e Desenvolvimento Econômico e Inovação; Manejo da Biodiversidade e Gerencia Integrada de Recursos Hídricos. Centro de Capacitação e de Pesquisa e Programas (RTC/Ps) cujo objetivo é preparar matérias didáticos para os cursos oferecidos pela UNU e disponibilizá-dos na web livre de pagamentos para qualquer usuário em qualquer parte do mundo Marcos Formiga

20 Cronologia dos REAs IV Fredric Litto é indicado como membro do ICDE Task Force on OER (Open Educational Resources) 2007/Mar O Presidente da ABED Junho Reunião e Declaração de Kronberg sobre Aquisição e Compartilhamento do Conhecimento Setembro Declaração da Cidade do Cabo para a Educação Aberta Busca (web-scale search) de Recursos Educacionais Abertos – iniciativa apoiada pela UNESCO com participação da Hewlett Foundation, cc learn (divisão educacional do Creative Commons) e Google Marcos Formiga UNESCO http://portal.unesco.org

21 Cronologia dos REAs V 2008/Mar Wikiversity oferece Cursos online de Introdução aos Recursos Educacionais Abertos com o objetivo de capacitar professores em habilidades de encontrar, criar e compartilhar: Recursos educacionais grátis, livre e abertos Produção colaborativa de conteúdos pelos pares Projeto de estudo on-line Recursos culturais abertos e gratuitos Produção de materiais para mídia Marcos Formiga

22 Jun/2008 MEC – Educação online www.objetoseducacionais.mec.gov.br A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distancia) adere a Declaração da Cidade do Cabo Discussão online sobre o kit de ferramentas para Recursos Educacionais Abertos – REAs Consórcio de universidades sob a coordenação da United Nations University Set/2008 Global Virtual University Marcos Formiga

23 Reunião de Kronberg Jun/2007) Temas-chave: Impacto das tecnologias emergentes nos modelos de aprendizagem Papel do professor no futuro Modelos de avaliação no futuro Futuro dos sistemas educacionais tradicionais Conceito universal de “Normas do Conhecimento” Papel das TICs do setor privado na aprendizagem Futuro do e-learning Impacto da tecnologia na evolução das Sociedades do Conhecimento Marcos Formiga

24 UNESCO/Kronberg High Level Group of Visionaries on Knowledge Acquisition and Sharing - Grupo de Visionários em Aquisição e Compartilhamento do Conhecimento Kronberg Declaration on The Future of Knowledge Acquisition and Sharing over the Next Twenty-Five years Declaração de Kronberg - Alemanha, 22/23 de Junho de 2007– O Conhecimento para alem dos próximos 25 anos Marcos Formiga

25 Declaração de Kronberg RECONHECE: Conhecimento é a chave do desenvolvimento econômico e social Criação, aquisição e compartilhamento do conhecimento passam por dramáticas mudanças devido a emergência das novas tecnologias (TICs) e das transformações na sociedade por elas geradas Novos acessos são necessários para corrigir os fossos do conhecimento internacional, enquanto se fortalece a diversidade lingüística e cultural A Internet e as novas tecnologias de educação proporcionam múltiplas oportunidades para todos Marcos Formiga

26 REAFIRMA E REFERENCIA Relatório Delors sobre a Educação para o Século XXI Aprendizagem – um tesouro a descobrir Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação Conceito universal sobre “Normas do Conhecimento” que se refere a avaliação e certificação de modelos para quantificar competências em várias áreas de habilidades e do conhecimento Marcos Formiga Declaração de Kronberg

27 LISTA UMA SÉRIE DE ANTECIPAÇÕES PARA ALEM DOS PROXIMOS 25 ANOS: A aquisição e compartilhamento do conhecimento será crescentemente mediado por tecnologias O conhecimento estará cada vez mais próximo do desenvolvimento social e das habilidades emocionais e da capacitação, ampliando o conceito de educação (muito alem da escolar). A importância da aquisição factual do conhecimento será gradativamente diminuída, enquanto a habilidade de buscar caminhos em sistemas complexos, encontrar, julgar, e organizar criativamente o uso de informações relevantes Novo papel do professor não mais como instrutor, e sim como facilitador, conselheiro e guia para os aprendizes Os aprendizes terão um papel cada vez mais ativo na aquisição, compartilhamento, criação de conteúdo e disseminação do conhecimento. Marcos Formiga Declaração de Kronberg

28 Declaração da Cidade do Cabo para a Educação Aberta: descerrando a promessa dos Recursos Educacionais Abertos – Set/2007 www.capetwondeclaration.org/read-the-declaration Movimento emergente que combina a tradição de compartilhamento de idéias entre pares com a cultura interativa da Internet Baseado no principio de cada um deveria ter a liberdade de usar e adaptar à medida de suas necessidades, e melhor distribuir os recursos educativos sem restrições e fazer uma educação mais acessível (barata) e efetiva (compartilhamento e cooperação das Sociedades do Conhecimento). Marcos Formiga

29 Declaração da Cidade do Cabo para a Educação Aberta Os Recursos Educacionais Abertos incluem conteúdos de cursos com licenças abertas, tecnologias abertas, livros textos, jogos, softwares, adaptações à inovação e outros materiais de apoio à aprendizagem Ainda permanecem barreiras à esta visão: a maioria dos educadores desconhecem o crescente numero de Recursos Educacionais Abertos; instituições educacionais e governamentais não estão convencidas dos benefícios da Educação Aberta. Isto devido aos diferentes esquemas de licenças destes recursos, que criam confusão e incompatibilidade Sem falar na dificuldade de acesso aos computadores e as redes que são indispensáveis a maioria dos esforços da Educação Aberta Marcos Formiga

30 A Declaração da Cidade do Cabo conclama por meio de três estratégias: 1ª - EDUCADORES E ESTUDANTES A participação inclui criação, uso e adaptação do conhecimento aos REAs. 2ª - RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS - REAs Convoca os autores e instituições públicas a disponibilizar seus recursos e conteúdos abertamente e licenciados sem restrições legais e publicados em formatos que facilitem a revisão, tradução e aperfeiçoamento e que possam ser utilizados para em diferentes plataformas técnicas, inclusive para pessoas com limitações físicas e para aqueles sem acesso à Internet. 3ª - POLITICAS DE EDUCAÇÃO ABERTA Governos, universidades, escolas e dirigentes deveriam fazer das políticas de Educação Aberta uma prioridade. Idealmente, todos os recursos educacionais financiados com os impostos dos contribuintes deveriam ser Recursos Educacionais Abertos. Marcos Formiga

31 Brasil - Exclusão Digital Fonte: PNAD – RITLA - 2006 Marcos Formiga

32 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 84,0 % 4,5 % 3,1 % 1,8 % 1,2 % 1,1 % 1,0 % 0,7 % 0,6 % 0,6 % 0,4 % 0,3 % 0,3 % 0,3 % 0,1 % Posição Língua Porcentagem Fonte:http://babel.alis.com Inglês Alemão Japonês Francês Espanhol Sueco Italiano Português Holandês Norueguês Finlandês Tcheco Dinamarquês Russo Malaio Multilingüismo na Internet

33 Áustria Reino Unido Bélgica Finlândia Suécia 0 7525 O índice de prontidão mede o acesso da população por faixa etária apta a utilizar telecomunicações, tecnologias e Internet. Dinamarca Irlanda 100 Alemanha França Luxemburgo 50 Países Baixos Fonte: AT Kearney, Global Leader of Tomorrow. Índice de Prontidão para o Futuro Marcos Formiga

34 “Sociedades do Conhecimento ainda não são um fato real, pelo menos em muitas partes do mundo. Necessitamos descobrir como poderemos fazer dessas sociedades uma realidade para todos. Para isto, é preciso transformar a simples visão em ações concretas”. Abdul Kham Diretor de TICs da UNESCO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos FormigaMarcos Formiga mmformiga@cni.org.brmmformiga@cni.org.br Marcos Formiga Pesquisa de Imagens: Jonatas Alexandre


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