A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-"— Transcrição da apresentação:

1 Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson

2 ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de- açúcar, café, cacau, etc.) ● A industrialização brasileira incentiva a modernização do campo, gerando êxodo rural, além da busca de novas oportunidades que a cidade proporcionava. ● O Brasil possui um significativo mercado interno, sendo também grande exportador mundial de produtos agropecuários.

3 ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● O Brasil caracteriza-se pelo Agrobusiness ou agronegócio que é o conjunto de atividades que engloba desde o fornecimento de insumos e bens até a produção agropecuária, o processamento e a transformação das matérias-primas, destinados à distribuição e ao consumo interno e externo. ● A expansão das grandes áreas agrícolas modernas com objetivo de exportação, aumentou a concentração fundiária, expulsando pequenos proprietários que produzem para o mercado interno. ● O Brasil apresenta contrastes como a agricultura moderna e de subsistência, latifúndios improdutivos e pequenas propriedades, pecuária moderna e tradicional.

4

5 Brasil - regiões ● Nordeste – Cana-de-açúcar, banana, uva, frutas tropicais, produção de mel e caprinos; sofre escassez de chuvas; ● Sudeste – Café, Cana-de-açúcar, laranja e frutas, cinturão verde (grandes cidades), bovinos e avicultura. Agricultura moderna. ● Centro-Oeste – Soja, algodão, milho, sorgo e cana-de- açúcar. Fronteira em expansão, problemas ambientais (Cerrado, Amazônia) ● Sul – arroz, milho, feijão, trigo, tabaco, avicultura e pecuária; quase metade dos grãos brasileiros ● Norte – cacau, mandioca, bovino – questões ambientais

6 ESTRUTURA FUNDIÁRIA ● Entrega de grandes quantidades de terra no período colonial; ● Lei de Terras – 1850; ● Estatuto da Terra – 1964; ● Movimentos Sociais – MST, Associações de Agricultura Familiar, Pequenos Produtores, Atingidos por Barragens, Quilombolas, etc.

7 ESTRUTURA FUNDIÁRIA

8 ESTÃO NO CAMPO ● Boia-fria – trabalhador temporário do campo que habita a periferia das cidades, ocupando-se das atividades agrícolas, principalmente no período das colheitas; ● Arrendatário – lavrador que aluga a terra para produzir. O arrendatário vende sua produção e paga ao proprietário o aluguel da terra; ● Meeiro – trabalhador que oferece sua mão-de-obra para trabalhar a terra de alguém, dividindo parte da sua produção com o proprietário; ● Posseiro – aquele que se ocupa de terras devolutas ou particulares, (usucapião); ● Grileiro – aquele que se apropria da terra com a falsificação de documentos.

9

10

11 A expansão do agronegócio Década de 1950 25% do PIB 70% da PEA Em 2005 7,5% do PIB 20% da PEA Setor agropecuário Os dados mostram mudanças estruturais da economia brasileira.

12 Como efeitos imediatos desse processo tivemos: a ampliação da produtividade da terra e o êxodo rural. Do ponto de vista da produção os complexos agroindistriais se apresentam: Unidades empresariais – emprego de assalariados, Dominam a produção de açúcar e álcool de cana; soja, café, pecuária. Unidades familiares – trabalho familiar. Dominam a produção de laranja, fumo, uva, porcos, frutas tropicais.

13 As grandes culturas comerciais

14 Cana-de-açúcar

15 Laranja

16 Café

17 Fumo

18 Arroz

19 Duas faces da produção de carnes Carne bovina Carne suína e de aves Grandes estabelecimentos empresariais. São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul Estabelecimentos familiares Região Sul, Goiás

20

21 A fronteira agrícola Década de 1960 Mato Grosso do Sul e Goiás Década de 1960 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de 1970/80 Amazônia (MA,TO,RO,MT,PA) Décadas de 1970/80 Amazônia (MA,TO,RO,MT,PA)

22 Agricultura Orgânica ou Biológica é uma nova maneira de se produzir alimentos de forma limpa (sem contaminantes químicos) visando à produção de alimentos de maior valor nutricional.

23

24

25 Glossário Agrotóxico - Produto químico destinado a combater as pragas da lavoura (insetos, fungos, etc.). O uso indiscriminado prejudica os animais e o próprio homem. Exploração Agrícola - Unidade básica de produção agrícola, formada por um conjunto de terras (contíguas ou não), explorada para produção agrícola e submetida a uma mesma direção e com meios de produção próprios. Exportação - Venda de produtos a países estrangeiros. FAO - Organização da Agricultura e Alimentação - Organismo especializado da ONU, com sede em Roma e que tem como objetivo o aumento da produção agrícola e a ajuda aos países subdesenvolvidos que se encontram em dificuldades para alimentar as suas populações.

26 Glossário Fertilizante - Substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, fornecedora de um ou mais nutrientes vegetais. Greenpeace - Organização internacional de defesa do ambiente, criada em 1970. É atualmente a mais importante e conhecida organização ambientalista, com representação em 40 países e com cerca de 4,5 milhões de apoiantes em todo o mundo. Hectare - Medida agrária que corresponde a 10.000 m2. Hidroponia - O uso da água como substrato para plantas. Húmus - Componente orgânico complexo do solo resultante da decomposição de tecidos vegetais e animais.

27 Glossário Manejo do solo - Soma total de todas as operações de cultivo, práticas culturais, fertilização, correção e outros tratamentos, conduzidos ou aplicados a um solo, que visam à produção de plantas. Monocultura - Sistema de cultura fundado sobre uma única produção ou com uma produção dominando sobre todas as outras. Pesticidas - Nome dado aos produtos químicos usados na agricultura para proteger as plantas do ataque de parasitas. Policultura - Sistema de cultura que se baseia no cultivo simultâneo de várias espécies. Produtividade - Medida de produção por unidade de tempo ou outro fator de produção (terra, capital ou trabalho) incorporado num processo produtivo.


Carregar ppt "Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google