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Web Health Application for ADHD Monitoring Sessão 2 Princípios da Avaliação Funcional do Comportamento (cont.) Programa de Treino para Pais e Professores.

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1 Web Health Application for ADHD Monitoring Sessão 2 Princípios da Avaliação Funcional do Comportamento (cont.) Programa de Treino para Pais e Professores Desenvolvido por: Manuela Sanches-Ferreira Miguel Santos Mónica Silveira-Maia Sílvia Alves Com colaboração de: Antonella Chifari (Coordenadora do Projecto) Equipa do WHAAM

2 Sessão 2: Objetivos e Conteúdos No final desta sessão os participantes deverão ser capazes de: Compreender a Avaliação Funcional do Comportamento (AFC) – Identificar, através da observação, os antecedentes e as consequências de um comportamento e defini-lo operacionalmente – Formular hipóteses sobre o comportamento-alvo

3 Reflexão – trabalho-de-casa da sessão 1 Como foi a experiência de completar a “Descrição do comportamento da criança”? Foi fácil, difícil? O que aprendeu acerca do comportamento da criança? Conclusão Necessidade de registar de forma intencional e sistemática o que se observou.

4 PHDA Distúrbio de Oposição Desafiante (1/2 do tipo combinado) Distúrbio de Conduta (1/4 do tipo combinado) Comorbilidades DODDC Padrão de comportamento marcado pela resistência às instruções e indicações dos outros, negatividade, hostilidade, desafio Padrão de comportamento caracterizado pela violação de direitos básicos dos outros e de normas sociais. (DSM-5, 2013)

5 1.Identificar o comportamento problemático 2.Recolher dados sobre a linha de base 3.Analisar a informação para formar uma hipótese 4.Planificar a intervenção https://app.whaamproject.eu/en/tour.php Tour da Aplicação 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados Etapas da Avaliação Funcional do Comportamento na Aplicação WHAAM

6 O que é um comportamento problemático?  Interfere com a aprendizagem  Interfere com o ensino  Pode provocar danos no próprio e nos outros  É a forma mais eficiente que a criança conhece para atingir uma determinada necessidade 1.Identificar o comportamento problemático e descrevê-lo de forma específica e concreta 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

7 Hiperactivo Agressivo Destabilizador Desobediente Desatento Preguiçoso Pouco sociável Emocionalmente instável Esquecido Impulsivo “Etiquetas” comportamentais mais comuns 1.Identificar o comportamento problemático e descrevê-lo de forma específica e concreta 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456 Atividade: Transforme as “etiquetas” em possíveis definições operacionais Atividade: Transforme as “etiquetas” em possíveis definições operacionais

8 Definir o comportamento concretamente, de modo a que seja facilmente comunicável aos outros e simples de avaliar e registar. Comportamento problemático Definições concretas A Maria é hiperativa A Maria sai do seu lugar sem permissão A Maria interrompe constantemente a conversa dos pais e não respeita um diálogo O João é desestabilizador O João faz comentários irrelevantes e inapropriados durante a aula O Carlos é agressivo O Carlos bate nos colegas, no recreio, quando não consegue obter o que quer. HW1 - notes 1.Identificar o comportamento problemático e descrevê-lo de forma específica e concreta Informação de apoio ppt2 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

9 1.Identificar o comportamento problemático 2.Recolher dados sobre a linha de base 3.Analisar a informação para formar uma hipótese 4.Planificar a intervenção https://app.whaamproject.eu/en/tour.php Tour da Aplicação 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados Etapas da Avaliação Funcional do Comportamento na Aplicação WHAAM

10 OBSERVAR o comportamento-alvo e descrever as condições de ocorrência do comportamento (AVALIAÇÃO DIRECTA DO COMPORTAMENTO) 2. Recolher dados sobre a linha de base e as possíveis funções do comportamento-alvo GRÁFICO DE DISPERSÃO GRELHA DE OBSERVAÇÃO A-B-C (Antecedente-Comportamento-Consequência) 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456 Quando, onde, com quem, e em que circunstâncias é mais provável ocorrer um determinado comportamento? Identificar: Padrões do comportamento relacionados com as condições contextuais Períodos de tempo em que a intervenção pode ajudar a reduzir o comportamento-alvo

11 GRÁFICO DE DISPERSÃO (Exemplo retirado de New Mexico Public Education Department Technical Assistance Manual: Addressing Student Behaviour) AVALIAÇÃO DIRECTA DO COMPORTAMENTO

12 HoraAntecedenteComportamentoConsequência O que acontece imediatamente antes do comportamento ocorrer? Onde ocorreu? Quem estava presente? O que estava a acontecer? O comportamento específico Descrição muito clara do que aconteceu O que acontece após o comportamento? Quais foram as consequências? Qual o resultado do comportamento? e.g. o que é que os professores/pais disseram/fizeram? GRELHA DE OBSERVAÇÃO ABC (ANTECEDENTE-COMPORTAMENTO-CONSEQUÊNCIA) AVALIAÇÃO DIRECTA DO COMPORTAMENTO 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

13 HoraAntecedenteComportamentoConsequência O pai desliga a televisão enquanto a Sara estava a ver a Violeta A Sara atirou-se para o chão enquanto chorava a batia com as mãos no chão O pai voltou atrás e ligou novamente a televisão. A Sara parou de chorar GRELHA DE OBSERVAÇÃO ABC (ANTECEDENTE-COMPORTAMENTO-CONSEQUÊNCIA) AVALIAÇÃO DIRECTA DO COMPORTAMENTO 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

14 Exercício 4 - Eddie Exercise from Carl Liaupsin & Toni Sparks-Hopkins, University of Arizona. Available at: http://www.tucsonlinks.org/elearning/pdf/fba.pdf Todos os dias em que a professora pede para os alunos colocarem em cima da mesa o livro de matemática O Eddie torna-se desestabilizador A professora normalmente responde dizendo ao Eddie para sair da sala e ir ao gabinete da direcção Bate com o livro na mesa, interrompe a professora e recusa iniciar as tarefas 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

15 Exercício 4 Análise funcional (ABC) da situação HoraAntecedenteComportamentoConsequência E4 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

16 Exercício 4 – Descrição possível Análise Funcional da Situação (ABC) HoraAntecedenteComportamentoConsequência A professora está à frente da turma e pede para que os alunos coloquem o livro de matemática em cima da mesa. O aluno começa a fazer barulho e a bater com o livro na mesa. A professora manda-o para o diretivo. O aluno sai da sala (não fazendo o exercício). Exercise from Carl Liaupsin & Toni Sparks-Hopkins, University of Arizona. Available at: http://www.tucsonlinks.org/elearning/pdf/fba.pdf 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

17 Exercício 5 Análise Funcional (ABC) da situação HoraAntecedenteComportamentoConsequência E5 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456 Atividade Tente aplicar esta análise a um comportamento-alvo da sua C&J Atividade Tente aplicar esta análise a um comportamento-alvo da sua C&J

18 Informação Adicional (leitura opcional) AVALIAÇÃO INDIRECTA DO COMPORTAMENTO Informação de apoio Avaliação Indirecta ppt6-7

19 1.Identificar o comportamento problemático 2.Recolher dados sobre a linha de base 3.Analisar a informação para formar uma hipótese 4.Planificar a intervenção https://app.whaamproject.eu/en/tour.php Tour da Aplicação 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados Etapas da Avaliação Funcional do Comportamento na Aplicação WHAAM

20 3.Analisar a informação e testar uma hipótese (presumível função) (adaptado de New Mexico Public Education Department Technical Assistance Manual: Addressing Student Behaviour) Os elementos da equipa identificam: 1.Possíveis padrões do comportamento 2.Condições que eliciam o comportamento 3.Funções que mantêm ou dão continuidade ao comportamento (obter, controlar, ou evitar algo) e, 4.Necessidade(s) da criança que o comportamento-alvo está a servir A hipótese consiste numa afirmação, a qual descreve as conclusões da equipa sobre a possível causa(s) para o aluno manifestar o comportamento. 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

21 - Frequentemente o (X-comportamento problema) comportamento ocorre, no contexto (X-onde e/ou quando), precedido de (X-desencadeador). - A resposta do aluno é (X-descrever o comportamento de modo específico). - Normalmente o resultado do comportamento é (X), o que serve para o aluno (X-descrever a “recompensa”). A função e/ou o propósito desta resposta poderá ser de (X-obter ou evitar/rejeitar …). - O comportamento parece representar (X-descrever a competência ou desempenho em défice). (adapted from New Mexico Public Education Department Technical Assistance Manual: Addressing Student Behaviour) Exemplo de hipótese: “O João fala alto durante a aula porque não consegue realizar o exercício, e quando é enviado para outra sala pode brincar com uma bola e não tem de responder a nenhuma tarefa exigente.” (adaptado de Neitzel & Bogin, 2008) ESCOLA Exemplo de hipótese: Quando não consegue obter o que quer dos seus pais, a Tania é mal-educada (chama nomes e bate) até que cedam às suas exigências. Os pais sentem-se frustrados e dão-lhe o que pretende. CASA 3.Analisar a informação e testar uma hipótese (presumível função) 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

22 Exercício 4 - Eddie Exercise from Carl Liaupsin & Toni Sparks-Hopkins, University of Arizona. Available at: http://www.tucsonlinks.org/elearning/pdf/fba.pdf Todos os dias em que a professora pede para os alunos colocarem em cima da mesa o livro de matemática O Eddie torna-se desestabilizador A professora normalmente responde dizendo ao Eddie para sair da sala e ir ao gabinete da direcção Bate com o livro na mesa, interrompe a professora e recusa iniciar as tarefas 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

23 Exercício 4 – Descrição possível Análise Funcional da Situação (ABC) HoraAntecedenteComportamentoConsequência A professora está à frente da turma e pede para que os alunos coloquem o livro de matemática em cima da mesa. O aluno começa a fazer barulho e a bater com o livro na mesa. A professora manda-o para o diretivo. O aluno sai da sala (não fazendo o exercício). Exercise from Carl Liaupsin & Toni Sparks-Hopkins, University of Arizona. Available at: http://www.tucsonlinks.org/elearning/pdf/fba.pdf 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

24 Formular uma hipótese para: Comportamento do Eddie: Exercício 6 3.Analisar a informação e testar uma hipótese (presumível função) 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

25 Formular uma hipótese para : Comportamento do Eddie: -Quando a aula de matemática se inicia, o aluno bate com o livro, saindo da sala e evitando assim a tarefa. Exercício 6 3.Analisar a informação e testar uma hipótese (presumível função) Informação de apoio Test ar a hipótese ppt8 1 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamentoIdentificar a funçãoPlano de intervençãoVerificar os resultados 23456

26 Tarefa de casa/escola 2 Complete o gráfico de dispersão, a grelha ABC e formule uma hipótese para o comportamento problemático já identificado. HW2


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