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Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.

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1 Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro nubia@ifba.edu.br I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º dezembro de 2010

2 Por que Inovação Tecnológica e Educação Profissional?

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6 O Brasil forma poucos Engenheiros! Percentual de matrículas nos cursos de graduação por área (Brasil, 2005) Organização: IEL Nacional

7 Comunidade de pesquisa As informações atualmente disponíveis indicam existir 55 mil pesquisadores ativos no País, o que torna sua participação na população economicamente ativa (7 pesquisadores para cada 10.000 pessoas) modesta se comparada com países com patamares de gastos equiparáveis. MCT, 2002. Livro Branco

8 Correlação entre o grau de desenvolvimento de um país e a dimensão da comunidade de pesquisa EUA Japão Reino Unido Alemanha França Canadá União Européia Itália Espanha México Argentina Brasil (2006) Rússia China Coréia Sul 0 1 2 3 4 5 6 05.00010.00015.00020.00025.00030.00035.00040.00045.00050.000 PIB per capita (US$) Nº pesquisadores por 1000 habitantes ano base: 2005 países com > 30 M hab dados da OCDE e do MCT O gasto total em P&D no Brasil é de 1,1% do PIB, contra 2,3% do PIB para o conjunto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

9 Distribuição percentual de pesquisadores, em equivalência de tempo, por setores institucionais % pesquisadores Fonte: Main Science and Technology Indicators - OECD - 2007/1 e para o Brasil, MCT ensino superior setor empresarial governo Nota (1) 2004

10 Artigos científicos e patentes Fonte: USPTO. http://www.uspto.gov/go/taf/cst_utl.htm. 2008.

11 Patentes depositadas no Brasil

12 Alertas...

13 Inovação Inovação é definida como uma invenção que foi aplicada e é utilizada pela sociedade. Inovação: conhecimento que gera riqueza e qualidade de vida.

14 Educação profissional Educação profissional é um conceito de ensino abordado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), presente no Decreto 2208, de 17 de abril de 1997, e no Decreto 5154, de 23 de julho de 2004. O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos que voltados ao acesso do mundo do trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.

15 Educação profissional A Educação Profissional destaca-se como um fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial. Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e às novas expectativas das organizações que enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos e com novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais.

16 Educação profissional A legislação brasileira classifica a educação profissional em três níveis: Básico: modalidade de educação não-formal e de duração variável, destinada a proporcionar ao cidadão trabalhador, independentemente da escolaridade prévia, conhecimentos que lhe permitam a qualificação, requalificação e atualização para o exercício de funções demandadas pelo mundo do trabalho, compatíveis com a complexidade tecnológica do trabalho, o seu grau de conhecimento técnico e o nível de escolaridade do aluno. -> EXTENSÃO

17 Educação profissional A legislação brasileira classifica a educação profissional em três níveis: Técnico: destinado a jovens e adultos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, mas cuja titulação pressupõe a conclusão da educação básica de 11 anos. –> EDUCAÇÃO BÁSICA Tecnológico: destinado à formação superior, tanto de graduação como de pós-graduação, de jovens e adultos. -> EDUCAÇÃO SUPERIOR

18 Educação profissional Portaria Normativa Nº 17, de 28 de dezembro de 2009 - dispõe sobre o Mestrado Profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES: Art. 3º O mestrado profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita: I.a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;

19 Educação profissional Portaria Normativa Nº 17, de 28 de dezembro de : Art. 3º... I.a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos; II.a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.

20 Educação profissional Art. 4º São objetivos do mestrado profissional: I.capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; II.transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;

21 Educação profissional Art. 4º... I.promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados; II.contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.

22 Fonte: MEC, SETEC, 2010

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24 Convite PARTICIPEMPARTICIPEM

25 Grata! Núbia Moura Ribeiro nubia@ifba.edu.br


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