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PublicouBenedicta Mota Raminhos Alterado mais de 8 anos atrás
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PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente Convidado e Investigador Colaborador Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA 20 de Abril de 2013 Lisboa
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“Percursos Escolares Genderizados: discursos sobre a escolha de colégios com Educação Diferenciada por Género – o caso de estudo de um colégio de rapazes em Lisboa” Dissertação de Mestrado em Sociologia, especialidade em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais
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Questões do Estudo O que move as famílias a escolher colégios com educação diferenciada? Como é que os jovens percepcionam esta escolha e como retratam a sua experiência no colégio?
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Metodologia e Amostra Estudo Qualitativo: Casos de Estudo – Colégio Planalto 15 Entrevistas semi – estruturadas Observações directas Análise documental Unidades de análise: Director Professores/Perceptores Famílias Alunos
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Momento anterior da escolha Momento actual da escolha Contexto de análise
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Retratos sociológicos da procura de um colégio com Educação Diferenciada: a perspectiva das famílias
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À procura da boa escola: lógicas do processo de procura e selecção das famílias (I) Experiência pessoal; Familiares; Através de revistas. Obtenção de informações sobre os colégios Razões de ordem logística; Métodos de selecção exigentes e rigorosos; Projecto educativo Lógicas do processo de rejeição de outros colégios
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À procura da boa escola: lógicas do processo de procura e selecção das famílias (II) Ensino privado; Projecto educativo como continuidade do projecto de socialização familiar (sistema de perceptorado, educação integral, valorização da educação religiosa) Critérios que contribuíram para a decisão final
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A Educação Diferenciada: Percepções das famílias e seus pares (I) Na maior parte das famílias entrevistadas a educação diferenciada não é o principal factor de escolha! Vantagens associadas à educação diferenciada: os rapazes estão mais concentrados na sala de aula; há uma certa regularidade na forma de ensinar do professor; melhores classificações académicas.
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A Educação Diferenciada: Percepções das famílias e seus pares (II) Praticamente todas as famílias consideram que as desvantagens apontadas frequentemente ficam anuladas quando colocadas ao lado das vantagens Questão apontada pelos pares – problema da socialização: As famílias realçam que o seu papel de fornecer meios que permitam aos seus filhos e filhas favoreçam essa tarefa de socialização com o sexo oposto
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Retratos sociológicos de percursos escolares e vivências num colégio com Educação Diferenciada: a perspectiva dos alunos
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Representações acerca do colégio e da sua escolha (I) Porque é que as famílias escolheram o colégio? Estar mais próximo de casa; Ter o acompanhamento de um perceptor; Ser um colégio com reputação; Os familiares já terem frequentado os colégios e terem tido boas experiências; Permitir ter melhores notas por ser só para rapazes. Todos os alunos se mostram satisfeitos com a escolha – aspectos importantes que destacam: Vantagens académicas (boas classificações e maior concentração) Vantagens pessoais (acompanhamento pessoal e componente religiosa) Relações de amizade fortes entre colegas e com os professores
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Representações acerca do colégio e da sua escolha (II) Percepções dos alunos sobre a Educação Diferenciada Maior concentração; Maior auto - confiança; Abordagem direcionada para rapazes que permite melhores classificações Sobre as desvantagens: Os alunos desvalorizam as desvantagens porque dizem ser em muito menor número; Apontam como a principal desvantagem a questão da socialização, mas entendem que esta consiste numa representação de outros que estão de fora e não conhecem o contexto.
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E depois do 9º ano? Decisões dos jovens (e das famílias) sobre carreiras escolares e profissionais A maioria prossegue com os estudos no colégio; Os alunos (e as famílias) mostram entusiasmo pelo IB: - “Ensino de excelência” e “com alto nível de exigência” -“Reconhecido em todo o mundo” - “Obtém-se grandes resultados” - “Permite abrir mais a porta do mercado” - “Dá acesso às melhores universidades do mundo” - “Fomenta a autonomia do aluno” - “Cria bons hábitos de trabalho” que “preparam para a universidade”
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Considerações finais Estudos em Portugal ainda são escassos, mas é uma temática relevante: -Para produzir reflexões na temática do género e da educação: repensar novos métodos pedagógicos em sala de aula e compreender melhor as diferenças e desigualdades de género em termos aproveitamento escolar; - Para repensar políticas em matéria de igualdade de género: combater as desigualdades de género em meio escolar e promover a formação de professores nestas temáticas; -Para reflectir sobre a liberdade de escolha da educação: direito evocado pelas famílias que é reflexo de um descontentamento em relação à forma como as instituições escolares estão organizadas.
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Últimas palavras … para um agradecimento especial!
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