A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOLDERBANK Holderbank é uma empresa produtora de cimento, fundada em1912,na Suíça Atua em mais de 60 países, com mais de 100 fábricas de cimento Em 1997.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOLDERBANK Holderbank é uma empresa produtora de cimento, fundada em1912,na Suíça Atua em mais de 60 países, com mais de 100 fábricas de cimento Em 1997."— Transcrição da apresentação:

1

2 HOLDERBANK Holderbank é uma empresa produtora de cimento, fundada em1912,na Suíça Atua em mais de 60 países, com mais de 100 fábricas de cimento Em 1997 teve seu faturamento com lucro líquido de 618 milhões de francos suíços Produtos: cimento, compostos e afins. Também oferece serviços de consultoria e de engenharia para todo o processo de fabricação de cimento. Sua estrutura é descentralizada, com altos níveis de autonomia e flexibilidade organizacional

3 Resumo do caso O caso retrata os processos que a empresa desenvolveu para disseminar o conhecimento entre os funcionários dos diversos países em que atua A Holderbank sofria com a síndrome do elefante branco - estrutura muito grande e lenta para reagir localmente. Pelo seu tamanho, a Holderbank teve de criar um padrão –possuía uma cultura organizacional rígida, que prejudicou a empresa nos momentos em que ela deveria ter se adaptado localmente também

4 Resumo do caso Como a empresa conseguiu adaptar-se aos diferentes mercados e ter sucesso? –Com o desenvolvimento de processos que tinham como objetivos promover a troca de experiências, a definição das melhores práticas de conhecimento dos aspectos locais onde cada equipe dos diferentes países atua. O que a Gestão do Conhecimento promoveu na Holderbank? –O projeto de gestão do conhecimento permitiu que a empresa tomasse conhecimento da verdadeira imagem que os funcionários tinham sobre a companhia e suas políticas; a exposição da realidade oculta capacitou a empresa a atacar os reais problemas corporativos.

5 Aspectos que destacam a Gestão do Conhecimento Atuação como centro de serviço e interface para dar suporte à troca de informações em toda a holding. A troca de conhecimento dentro do grupo é uma preocupação principal da HMC e de seus 320 funcionários altamente qualificados, eles são apoiados nisso pela liderança do grupo.

6 Aspectos que destacam a Gestão do Conhecimento Cultura de conhecimento representada pelo fato de a Holderbank não só fabricar, mas também oferecer consultoria sobre a fabricação de cimento. O projeto HMC, que torna possível o uso do know-how. Treinamentos em grande escala. Funcionário e seu conhecimento considerado grande ativo da empresa. Estabelecimento de níveis de aprendizado (empresa e grupo, equipe e individual). Melhores práticas. Abrangência da realidade oculta. Importância da tecnologia como ferramenta para transferir conhecimento gerado por pessoas.

7 Relação com aprendizagem organizacional Aprendizado constante: –Meta da Holderbank: sucesso duradouro – para isso precisa que seu grupo esteja motivado e com habilidades melhores que as comuns – valorização do funcionário para como vantagem competitiva. Programa de treinamento para promover o compartilhamento do conhecimento: –“Holderbank, uma organização de aprendizado mais rápido” – aplicado em todos os níveis da empresa – cultura de aprendizado mais forte, daí uma organização de aprendizado mais rápida. Os objetivos do programa é buscar melhores práticas de aprendizado: –aumentar as competências dos funcionários e criar modelos comuns de trabalho para servirem de linguagem comum. –os participantes trocam experiências e interagem - por meio da socialização, durante o treinamento e forma-se uma rede internacional de relacionamento.

8 Identificar pontos fortes Estratégia do grupo claramente definida, dando as empresas individuais altos níveis de autonomia e flexibilidade operacional; Conhecimento e aprendizado constante dos funcionários é considerado como vantagem competitiva e ativo da empresa.

9 Identificar pontos fortes As pessoas como centro do processo. Contratação de terceiros para buscar a realidade oculta. Investimento para unir pessoas de diferentes culturas. Estrutura grande, mas ágil; graças a valorização das características locais.

10 Identificar pontos fracos, problemas ou restrições Empresas locais da Holderbank às vezes eram lentas para implementar decisões. Regras não escritas que influenciam no comportamento das pessoas.

11 Enquanto muitas empresas estão usando comunicações eletrônicas para economizar custos com viagens, a Holderbank está investindo bastante dinheiro para reunir seus funcionários para compartilhar suas experiências. A empresa enfrenta três obstáculos importantes que diminuem a velocidade do processo de aprendizado: sua cultura, seu estilo administrativo e sua estutura organizacional

12 Identificar ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas Tecnologia moderna com utilização de conferências virtuais. Páginas amarelas e bancos de dados de informações práticas para apoiar trocas entre gerentes em países diferentes. A empresa esta ciente de que este tipo de ferramenta não é por si só, suficiente para construir relacionamentos, por isso organiza também reuniões da administração, ou reuniões pessoais em seminários internacionais. HOLDERBANK – uma organização de aprendizado mais rápido. Um novo conceito de treinamento Métodos face a face e métodos baseados em tecnologias Segundo um funcionário: “ A tecnologia da informação cria a infra- estrutura para transferir conhecimento, mas são as pessoas que dão vida ao aprendizado em grupo.”

13 Identificar ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas Busca das melhores prpaticas de aprendizado e disseminação do conhecimento; Formação de grupo responsável por organizar o conhecimento e sua disseminação. Socialização – compartilhamento de informações. Identificação dos desafios e oportunidades. Delineamento da realidade oficial e da realidade oculta. Capital intelectual - valorização do ser humano como gerador do conhecimento e da tecnologia como ferramenta e não o contrário. Formalização do conhecimento.


Carregar ppt "HOLDERBANK Holderbank é uma empresa produtora de cimento, fundada em1912,na Suíça Atua em mais de 60 países, com mais de 100 fábricas de cimento Em 1997."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google