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Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado

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Apresentação em tema: "Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Através de técnicas QUALITATIVAS identificamos as necessidades do Público alvo e sintonizamos o processo informacional que conduzirá à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional

2 Missão da área de IC & PM Oferecer à Organização informações estratégicas (internas e externas) que tornem as tomadas de decisões mais assertivas, reduzindo riscos e otimizando custos e investimentos. Identificar as ameaças e oportunidades, os pontos fortes e fracos da Instituição perante o mercado, a concorrência e seus clientes, auxiliando na melhoria da competitividade. Auxiliar, por meio do fornecimento de informações, a definição das prioridades e no desenvolvimento do planejamento estratégico. Monitorar a qualidade dos serviços e atendimento, de acordo com as expectativas e necessidades de seus diversos clientes. Contribuir na identificação e monitoramento dos indicadores de qualidade.

3 Relevância da área de IC & PM
O ambiente globalizado e os avanços tecnológicos estão provocando mudanças rápidas no ambiente competitivo nunca antes vistas no mercado. Esse ambiente de incerteza dificulta a tomada de decisão, principalmente no que diz respeito ao longo prazo. Para sobreviver nesse ambiente temos de dispor de um sistema de Inteligência Competitiva e Pesquisa de Mercado que forneça informações analisadas de forma integrada e tempestiva para que se possa tomar decisões mais seguras e em tempo real. O monitoramento contínuo do ambiente externo (concorrentes, clientes, fornecedores, novas tecnologias, novos produtos) deve tornar-se parte do processo de gestão estratégica das organizações. É dessa forma que a empresa conseguirá manter um aprimoramento contínuo que permitirá que ela se mantenha competitiva num mercado que exige respostas cada vez mais rápidas às constantes mudanças ambientais. A utilização da Inteligência Competitiva é uma das respostas que vem sendo dada pelas organizações como forma de transformação da informação obtida com o monitoramento externo em tomada de decisão. A atividade de inteligência nas empresas não pode ser considerada algo novo, mas o que ocorre no momento é a percepção de que essa atividade precisa estar bem estruturada, caso se pretenda tornar a empresa mais competitiva e melhor posicionada no mercado.

4 A Inteligência Competitiva
É um processo informacional proativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional. É um processo sistemático que visa descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a agir antecipadamente, bem como proteger o Conhecimento gerado.  Esse processo informacional é composto por quatro etapas: identificação das necessidades e oportunidades de negócios coleta objetiva e ética dos dados compilação e transformação dos dados coletados em informações análise de forma filtrada e integrada e respectiva disseminação “Inteligência Competitiva é o processo sistemático de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação sobre atividades dos concorrentes, tecnologias e tendências gerais dos negócios, visando subsidiar a tomada de decisão e atingir as metas estratégicas da empresa (COELHO, 1999)”.

5 A Pesquisa de Mercado É uma importante ferramenta que auxilia no desenvolvimento de estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing e de comunicação, como a tomada de decisões cotidianas. Contribui sobremaneira no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados e orientados pelo e para o mercado.

6 Desafios da área de IC & PM
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado é uma área que necessita de coordenação técnica mas, principalmente do desenvolvimento de uma cultura corporativa que favoreça a troca de informações. Há uma riqueza latente de informações dentro das organizações, mas a síndrome do “informação é poder” ainda é muito forte e é considerada uma das maiores barreiras à gestão do conhecimento eficaz. É fundamental que a localização hierárquica da área de IC seja a mais próxima possível dos tomadores de decisões. “A menos que a inteligência seja comunicada àqueles que têm autoridade e responsabilidade de agir, nenhuma inteligência terá sido criada”. Marceau, Stéphane

7 Fatores críticos de Sucesso
Apoio e patrocínio da direção no desenvolvimento do trabalho e na disseminação das informações Ética na coleta e disseminação das informações Definição de políticas de divulgação Apoio tecnológico Retroalimentação de todas as áreas , que devem desenvolver o hábito de comunicar à IC todas as ações percebidas no mercado e nas atitudes e hábitos dos clientes Desenvolvimento de networking A coleta de informações não deve estar restrita apenas a dados já publicados, mas devem ser utilizadas também outras formas criativas de se localizar informações em lugares não-tradicionais, como entrevistas, conversas, conferências e seminários

8 Envolva a Sintonia em seus projetos de Pesquisa
IC & PM Envolva a Sintonia em seus projetos de Pesquisa Teremos muito prazer em sintonizar seus Produtos e Serviços com as necessidades de seus Clientes


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