A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios de Composição Plástica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios de Composição Plástica"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios de Composição Plástica
A Perspectiva Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta

2 Introdução Perspectiva é um termo de significado amplo que possui diversas acepções, ainda que elas sejam bastante relacionadas umas com as outras. Nas artes pictóricas ela é o principal artifício usado para o efeito de profundidade, podendo ser intensificado pelos efeitos de claro-escuro nos diferentes tons da imagem.

3 Perspectiva (Física Ótica)
Vem do latim spec, que significa visão e perspicere (ver através de). É um aspecto da percepção visual do espaço e dos objetos nele contidos pelo olho humano. Depende de um determinado ponto de vista e das condições do observador. A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de ótica.

4 Por exemplo, as linhas paralelas de uma estrada, relativamente a um observador nela situado, parecerão afunilar-se e tenderão a se encontrar na linha do horizonte. Eucaliptos na Estrada de Mirinzal – MA. Foto: Magno Anchieta, 2007.

5

6 Perspectiva (Gráfica)
É um campo da Geometria Descritiva, muito adotado nas artes visuais. É a representação dos objetos, em um plano bidimensional (como o papel), da forma como eles aparecem a nossa vista, com três dimensões. Conhecida desde a Antigüidade, divide-se em várias categorias e foi desenvolvida pelos artistas do Renascimento.

7 Sem título. Carlos Ribeiro. Óleo sobre tela (detalhe).

8 Casarões de São Luís, Rua Portugal. Foto: Magno Anchieta, 2007.

9 A representação do espaço tridimensional numa superfície bidimensional, através da perspectiva, vai exigir uma série de regras e métodos estabelecidos pela Matemática e pela Física Ótica para iludir o olhar.

10 A ilusão de perspectiva pode ser causada de duas maneiras principais nas composições de artes visuais. Há, portanto dois tipos básicos de perspectiva gráfica. São eles: Perspectiva linear Perspectiva tonal ou atmosférica (aérea)

11 Perspectiva Linear É a projeção feita através de linhas, que podem ser paralelas ou convergentes à um ou mais pontos de fuga. Nesse caso, temos dois tipos de perspectiva linear: Perspectiva paralela ou cilíndrica; Perspectiva cônica. Perspectiva cônica. Perspectiva paralela.

12 Projeções Perspectivas
Axonométrica Cônicas Paralelas Oblíqua 1 Ponto de Fuga 2 Pontos de Fuga 3 Pontos de Fuga Isométrica Dimétrica Trimétrica Cavaleira Militar

13 A Perspectiva Paralela ocorre quando o observador está situado no infinito e, portanto, as retas projetantes são paralelas umas às outras, ou seja, não se cruzam. São divididas em: 1. Axonométrica 2. Oblíqua Isométrica Dimétrica Trimétrica Cavaleira Militar

14 A perspectiva isométrica é uma perspectiva axonométrica ortogonal onde a projeção é feita sobre um plano perpendicular à diagonal de um objeto, e as arestas são paralelas aos três eixos principais. Para construí-la basta adotar uma única escala para os três eixos.

15

16 Exemplo de perspectiva isométrica

17 Exemplo de perspectiva isométrica

18 Age of Empires. Captura da tela do jogo de estratégia.

19 A perspectiva dimétrica tem a sua construção conduzida da mesma forma que na perspectiva isométrica, com exceção da mudança de ângulo e escala em um dos eixos. A dimetria dá-se quando temos dois ângulos iguais. A face da frente conserva a sua largura, a face de fuga (eixo x) é reduzida em 2/3.

20 Exemplos de perspectiva dimétrica

21 Exemplos de perspectiva dimétrica

22 A perspectiva trimétrica tem cada um dos três eixos principais produzindo ângulos diferentes no plano do desenho. Cada eixo é distorcido de modo diferente. É a menos utilizada das ortogonais, por ter três escalas diferentes, sendo morosa e de difícil leitura. É também usada para comunicação e detalhamento de um projeto.

23 Exemplos de perspectiva trimétrica

24 A perspectiva cavaleira é um tipo de projeção oblíqua, pois pressupõe o observador no infinito e utiliza os raios paralelos e oblíquos ao plano do quadro. Nesta perspectiva uma das três faces do objeto conserva a sua forma e as suas dimensões, as demais são reduzidas.

25 Exemplos de perspectiva cavaleira

26 Exemplos de perspectiva cavaleira

27 H Exemplos de perspectiva cavaleira

28 A perspectiva militar, também chamada de olho de pássaro, é uma perspectiva oblíqua onde os eixos x e y formam entre si um ângulo reto. Para construí-la é necessário reduzir as medidas do eixo z (eixo das alturas) em 2/3.

29 Recebeu o nome de militar pois é bastante utilizada para simular situações de topografia de terreno em mapas destinados a fins de estratégia militar. Desta forma, quem via a perspectiva tinha a sensação de possuir uma visão de "olho-de-pássaro" sobre o terreno representado.

30 Exemplo de perspectiva militar

31 Exemplo de perspectiva militar

32 A Perspectiva Cônica – tem como referência a linha do horizonte e um ou mais pontos de fuga localizados nesta linha para causar o efeito de profundidade. PF 2 PF 1 Linha do Horizonte Perspectiva linear com 2 pontos de fuga.

33 Nas artes plásticas e em especial, no desenho artístico a perspectiva cônica é a mais utilizada.
Exemplo de perspectiva cônica com dois pontos de fuga

34 O desenho em perspectiva cônica reproduz o efeito que temos quando observamos o ambiente físico – as imagens se apresentam cada vez menores à medida que aumenta a distância de quem observa.

35

36 PF LH

37 Ponto de vista do observador

38 Ponto de vista do observador

39 Perspectiva cônica com 1 ponto de fuga
(LH) PF

40

41

42 Exemplo de desenho utilizando a perspectiva com 1 ponto de fuga

43 PF LH QUADRO

44 Perspectiva cônica com 2 pontos de fuga
PF1 PF2 (LH)

45 Exemplo de desenho utilizando a perspectiva com 2 pontos de fuga

46 PF2 PF1 LH

47 Perspectiva cônica com 3 pontos de fuga
PF1 (LH) PF2 PF3

48 Exemplo de desenho utilizando a perspectiva com 3 pontos de fuga

49

50

51

52

53

54 Perspectiva Tonal ou Atmosférica
Também conhecida como perspectiva aérea*, usa diferentes tonalidades de cores, graduando conforme a distância que se quer representar. A Virgem e o Menino com Santa Ana. Leonardo da Vinci, sec. XV (detalhe).

55 Exemplos de desenhos utilizando a perspectiva tonal.
Quanto mais próxima do observador a figura está (1º plano) os tons são mais fortes e quanto mais distante do observador os tons são mais fracos. Exemplos de desenhos utilizando a perspectiva tonal.

56

57

58

59

60

61 A Última Ceia. Leonardo da Vinci. Séc. XV (detalhe).

62 A Virgem e o Menino com Santa Ana. Leonardo da Vinci. Séc. XV (detalhe).

63 A virgem das Rochas. Leonardo da Vinci. Séc. XV (detalhe).

64 Leda e o Cisne. Leonardo da Vinci. Séc. XV (detalhe).

65 Monalisa. Leonardo da Vinci. Séc. XV (detalhe).

66 Atividade Material: papel sem pauta, régua, esquadros, lápis grafite, borracha, compasso ou transferidor, lápis de cor ou giz de cera, hidrocor.

67 Exercício 1 Faça a projeção da figura abaixo em perspectiva cônica com 1, 2 e 3 pontos de fuga.

68 Exercício 2 Produza um desenho livre utilizando o recurso da perspectiva cônica. Seja criativo

69 Exercício 3 Produza desenho ou pintura utilizando o recurso da perspectiva tonal. Seja criativo.


Carregar ppt "Princípios de Composição Plástica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google