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Sistemas de Planejamento de Produção

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Apresentação em tema: "Sistemas de Planejamento de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Planejamento de Produção
Hierarquia do Planejamento de Produção

2 Planejamento A necessidade de planejamento deriva da inércia intrínseca dos processos decisórios que incluem recursos físicos; Planejar é projetar o futuro diferentemente do passado, por causas sob nosso controle; Horizonte do planejamento – extensão variada de acordo com negócio.

3 Níveis de Planejamento
Planejamento de Capacidade de Produção Longo Prazo Planejamento Agregado de Produção Médio Prazo Planejamento Mestre de Produção Curto Prazo

4 Hierarquia do Planejamento de Produção

5 Planejamento da Capacidade
Planejamento de longo prazo; Nível Estratégico; Ampliação de planta, aquisição de maquinário, modernização, lançamento de novos produtos; Alta inércia decisória.

6 Planejamento da Capacidade
Uma montadora de fogões possui atualmente uma capacidade de produção média de produtos por dia, e pretende aumentar sua produção nos próximos 5 anos; Atualmente trabalha em 2 turnos;

7 Planejamento da Capacidade
Ano Faturamento anual (milhões de reais) Produção Anual Produção Mensal Produção Diária 1 105 66.666 3.030 2 125 75.000 3.409 3 147 83.000 3.789 4 171 91.000 4.166 5 198 4.545

8 Planejamento da Capacidade
Como atender às expectativas de crescimento? Se aumentar um turno, não terá capacidade de produzir além de 3200 equipamentos/dia; Aumento de custo de 20% em relação aos demais turnos, por encargos trabalhistas de trabalhos noturno, transporte, custo de manutenção, etc.

9 Planejamento da Capacidade
Para atender à demanda prevista, a empresa deverá investir em novas plantas, aumento do número de máquinas, etc. São decisões que envolvem a avaliação de capacidade instalada; arranjo físico; novo ponto de equilíbrio; nivelamento de produção, etc

10 Hierarquia do Planejamento de Produção

11 Planejamento Agregado
Nível Tático; O planejamento agregado deriva da demanda agregada. Por que? É comum as empresas possuírem um número elevado de modelos de produtos, sendo impossível prever a demanda individual de cada um, porém, é mais simples definir a demanda de um grupo de produtos com características semelhantes de produção.

12 Planejamento Agregado
A empresa que trabalha um número elevado de produtos, necessita agregar os modelos em um número menor de famílias; Os critérios para a formação das famílias de produtos, estão nas características da linha de produção de cada indústria

13 Planejamento Agregado
O planejamento agregado tem por finalidade definir de antemão o que será feito para atender à demanda de característica sazonal com uma produção de característica contínua;

14 Planejamento Agregado
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Demanda 35.000 49.000 52.000 65.000 74.000 67.000 Jul Ago Set Out Nov Dez 55.000 75.000 80.000 85.000 97.000 66.000

15 Fatores de Demanda A empresa pretende vender 800 mil unidades no primeiro ano; Precisa produzir em média 66 a 67 mil unidades/mês; As vendas aumentam próximo ao mês de maio (dia das mães) e próximo ao Natal (13º salário) Início e meio de ano reduz a demanda;

16 Planejamento Agregado
Tomadas de decisão do Planejamento Agregado: Férias nos períodos de baixa demanda; Fabricar produtos para estoque nos períodos de baixa demanda; Trabalhar em regimes de horas-extra quando necessário; Turno temporário ou adicional Atrasar, adiantar ou negociar entregas aos clientes

17 Estratégias de atuação para atendimento da demanda
Atuação na capacidade de produção, na demanda ou em ambos:

18 Acompanhamento da Demanda
A produção acompanha a demanda, ou seja, produz mais nos meses de maior demanda, e menos nos meses de menor demanda;

19 Acompanhamento da Demanda
Formas de alterar o volume de produção mensal: Admissão e demissão de pessoal : Fator desmotivação; Custo de demissão; Custo de treinamento; Custo da qualidade

20 Acompanhamento da Demanda
2. Utilização de horas-extras (ou banco de horas): Desequilíbrio financeiro do funcionário; (expectativa de algo não garantido) Custo da hora-extra; (Brasil: 50 a 100%) Problemas com legislação e sindicatos; (limitação)

21 Acompanhamento da Demanda
3. Subcontratação de produção: Falta de disponibilidade; Custo da qualidade; Elevação dos custos; Perda de clientes

22 Atuação na demanda Fazer com que a demanda acompanhe a produção;
Incentivo de vendas em períodos de menor demanda;

23 Atuação na demanda Formação de estoques reguladores:
Não age diretamente sobre a demanda de venda, mas sobre a demanda de produção; Gera custos de estoque como: Custo de capital; Custo de armazenagem; Custos diversos (danos, seguros, etc)

24 Atuação na demanda 2. Alteração do preço e promoções de venda:
Dificuldade em retornar ao preço anterior; Antecipação de demanda seguinte;

25 Atuação na demanda 3. Atraso e Antecipação de entrega: - Estas estratégias podem gerar insatisfação do cliente (atraso) ou um “atraso” no recebimento do pagamento (antecipação da entrega). Porém, este último caso, evita custos de armazenagem.

26 Programa Mestre da Produção
Define a quantidade de cada item final a ser concluída em cada semana do horizonte do planejamento de curto prazo; ITENS FINAIS: Produtos acabados, peças embarcadas... Coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produção de produtos finais;

27 Programa Mestre de Produção
OBJETIVOS: Programar itens finais para serem concluídos prontamente ou quando prometido aos clientes; Evitar sobrecarga ou gerar ociosidades na produção, a fim de que a capacidade de produção seja utilizada eficientemente e resulte em baixos custos de produção.

28 Desenvolvimento de PMP
Uma empresa produz 2 produtos, A e B, em base de produção para estoque. As demandas para os produtos vêm de muitas fontes. As estimativas de demanda para os dois produtos ao longo das próximas seis semanas são:

29 Desenvolvimento de PMP
Demanda do produto A para todas as fontes Demanda Semanal (Número de produtos A) Fontes da Demanda 1 2 3 4 5 6 Pedidos internos da empresa 20 10 Pedido de armazéns filiais Pedidos do departamente de pesquisa Necessidades dos clientes Demandas Totais Item A 50 30 Demanda do produto B para todas as fontes Demanda Semanal (Número de produtos B) Fontes da Demanda 1 2 3 4 5 6 Pedidos internos da empresa 10 Pedido de armazéns filiais 20 Pedidos do departamente de pesquisa Necessidades dos clientes 30 Demandas Totais Item B 40

30 Dados Estoque de Segurança: Nível mínimo de estoque planejado;
Lote fixo: Grupo de produtos produzidos quando ocorre a produção do item DADOS A B Estoque de Segurança 30 40 Lote Fixo 50 60

31 Execução Para cada produto, tome as demandas totais, considere o estoque inicial, determine em quais semanas o estoque final cairia abaixo do estoque de segurança (ES), e dessa forma, exigiria produção, e programe um lote do produto a ser produzido durante essas semanas.

32 Programa Mestre de Produção
Execução Programa Mestre de Produção Item Final Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5 Semana 6 A Demanda Total 20 50 30 Estoque Inicial 70 Produção Necessária x Estoque Final B 40 80 90 60

33 Produção Necessária (Tamanho de lote fixo se o saldo for menor que ES)
Análise do Item A Semana Estoque Inicial Demanda Total Saldo Produção Necessária (Tamanho de lote fixo se o saldo for menor que ES) Estoque Final 1 70 20 50 2 30 3 -20 4 5 6

34 Programa Mestre de Produção
A empresa do exemplo acima necessita saber se o PMP gera subcarga ou sobrecarga à linha de montagem final; A linha de montagem final tem uma capacidade semanal disponível de 100 horas; O produto A requer 0,9 hora e o produto B requer 1,6 hora de capacidade de montagem final

35 Programa Mestre de Produção
DADOS A B Horas de montagem Final 0,9 hora 1,6 hora

36 Programa Mestre de Produção
Computar as horas de montagem reais necessárias para produzir o previsto no PMP para ambos os produtos (carga); Comparar a carga com a capacidade de montagem final; Existe uma capacidade de montagem final suficiente para produzir o PMP? Mudanças recomendadas?

37 Execução Programa Mestre de Produção Item Final Semana 1 Semana 2
Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5 Semana 6 Total A Produção 50 Horas de Montagem Final 45 B 60 96 Carga (horas) 141 564 Capacidade (horas) 100 600

38 Execução 2. Um total de 600 horas de capacidade de montagem final está disponível durante o programa de 6 semanas, e o PMP requer apenas 564 horas. No entanto, o PMP sobrecarrega a montagem final nas semanas 3, 4 e 6 e subcarrega nas semanas 1, 2 e 5.

39 Execução 3. Um balanceamento melhor da capacidade de montagem final semanal é possível se alguns dos lotes de produção forem deslocados para semanas anteriores do programa. Desloque lotes do produto A das semanas 4 e 6 para as semanas 3 e 5, e desloque o lote do produto B da semana 3 para a semana 2.

40 Execução Programa Mestre de Produção Item Final Semana 1 Semana 2
Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5 Semana 6 Total A Produção 100 Horas de Montagem Final 90 B 60 96 Carga (horas) 564 Capacidade (horas) 600

41 Análise das vantagens e desvantagens do realinhamento


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