A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA

2  Estabelecer nexos entre o homem, a natureza e a sociedade;  Construção sócio-histórica do conhecimento;  Levar em consideração os determinantes históricos, os significados e sentidos da atividades corporais e esportivas;  Construção da Cultura Corporal com base num Projeto Histórico de sociedade.;  Contribuir com a Transformação Social.

3  1º CICLO (Da pré escola até a 3ª série)  Ciclo da organização da identidade dos dados da realidade.  2º CICLO (Da 4ª à 6ª série)  Ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento.  3º CICLO (Da 7ª à 8ª série)  Ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento.  4º CICLO (1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio) Ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento.

4  Objeto de Estudo: Qual o conhecimento que é/deve ser tratado nas aulas de Educação Física?  O tempo/espaço pedagógico necessário para apreensão do conhecimento;  Objetivos/Avaliação e Conteúdo/Forma;  Historicizar o conhecimento, a sua produção pelas classes sociais para atender interesses;  Desenvolver o conhecimento, instrumentos de pensamento e habilidades técnicas.

5  a) projeto histórico socialista;  b) o trabalho material como elemento central da pedagogia socialista;  c) a evidência do par dialético avaliação/objetivos, modulando o outro par dialético conteúdo/método;  d) auto-organização dos alunos e a categoria da unidade metodológica e;  e) uma relação democrática no interior da escola

6  Jogar e brincar são sinônimos em diversas línguas;  Invenção do homem, historicamente construída;  Resulta num processo criativo de modificação, imaginária, da realidade;  Busca satisfazer as necessidades das crianças, principalmente de “ação”;  Importante fator de desenvolvimento humano, mudanças das necessidades e da consciência.

7  Atividade para atender as necessidades lúdicas e competitivas das classes;  Atividade humana que se distingue porque seu produto, além de inseparável do processo de produção é consumido durante a própria prática (ESCOBAR, 2007).  Podemos ver no curso de sua evolução a passagem de atividade essencialmente lúdica para essencialmente competitiva;  Jogo espetáculo (mercadoria), leva a alteração da própria essência do prazer, do lúdico.

8  Possibilite o conhecimento de si;  Reconhecer materiais e objetos para jogar (naturais ou construídos pelo homem);  Relacionar os objetos com a natureza;  Facilitar o processo de conceituação verbal de imagens;  Considere a organização coletiva;  Implique na elaboração de brinquedos e materiais;  Construir regras, empregar técnicas e táticas;  Construção dos próprios jogos.

9  Individual Coletivo  Competitivo Solidário/Cooperativo  Violento/Agressivo Motivação/Tensão  Jogar “contra” Jogar “com”

10  Construção de conceitos das funções do jogo, das habilidades próprias e específicas para jogá- lo, uso mais adequado técnica e taticamente;  Para tanto é preciso compreender:  1) das possibilidades dos movimentos especializados e as técnicas, como passar, driblar, tocar, etc.  2) das afinidades e diferenças das técnicas em relação a força, velocidade, etc.  3) Possibilidade de generalizar o que em todos os jogos com bola é comum.  4) a gênese do jogo, a essência lúdica.  5) A relações possíveis entre o conhecimento do jogo e outras disciplinas. (ESCOBAR, 2007)

11  O Jogo como elemento da Cultura Corporal;  Essencialmente lúdico;  Importante para o constituição da autonomia do sujeito;  Relacionado com significados e sentido;  No Jogo a ação está subordinada ao sentido/significado e na vida real, a ação domina o significado.  Possibilidade de criação de uma nova relação entre significado e real. (VIGOTSKI, 2007)

12  COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.  ESCOBAR, Micheli O. Jogo e Esporte na Cultura Corporal. Formação do Programa Segundo Tempo. Ministério do Esporte, 2007.  ESCOBAR, M. O. e TAFFAREL, C. Z. O trato com o conhecimento científico e a organização do processo de trabalho pedagógico no ensino de Educação Física. In: CONGRESSO SOBRE A UFPE, 1, Anais. V. Recife: Reproart, 1992.  FREITAS, L. C. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas. SP. Papirus, 1995.  HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1980.  VYGOSTKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: M. Fontes, 1988.


Carregar ppt "OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google