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MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.

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1 MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: LiberLivro,2010

2 APRENDIZAGEM não depende só de condições biológicas, mas é mediada culturalmente acontece na relação do sujeito com o meio físico e social, mediada por instrumentos e signos ( entre eles a linguagem) Desenvolvimento psíquico se dá por um processo de internalização - a apropriação de conceitos ocorre num movimento do social) (interpsíquico) para o individual (intrapsíquico).

3 A ATIVIDADE DE ENSINO A maneira como o ensino está organizado intervem no desenvolvimento intelectual do sujeito Possibilita a inclusão de membros num coletivo visa o desenvolvimento das funções psíquicas superiores ( VIGOTSKY) deve encaminhar ao pensamento teórico (DAVYDOV) a ação do professor é intencional A atividade do professor deve gerar a atividade do estudante A importância de que o objeto de ensino se constitua numa necessidade para os estudantes

4 PENSAMENTO TEÓRICO a partir de teses gerais – não a partir de casos particulares Buscando a célula do conceito, sua essência Método de ascensão do abstrato ao concreto Concreto ( pensado)que é o resultado mental da associação das abstrações. Conforme Davydov são operações do pensamento, as abstrações, as generalizações e a formação de conceitos

5 O CONCEITO DE ATIVIDADE ( Leontiev)
ATIVIDADE: processo psicológico que satisfaz uma necessidade do homem na sua relação com o mundo. ( motivo direcionado a objeto) Elementos da Atividade Motivo ( eficazes ou apenas compreensíveis) Ações ( direcionadas a objetivos, se concretiza através das operações) Operações ( modo de realizar diferentes ações) Condições Necessidade Motivo Objetivos Condições (situação concreta) ATIVIDADE AÇÕES OPERAÇÕES

6 ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Rubtsov Destaque para: a importância da atividade coletiva repartição das ações e operações iniciais troca de modos de ação compreensão mútua Comunicação Planejamento das ações individuais Reflexões Comunicação e repartição de ações com vistas à solução coletiva de um problema comum

7 ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE)
fundamenta-se nos pressupostos da Teoria da Atividade (LEONTIEV) e portanto tem como elementos Necessidades, Motivos, Ações (ligadas aos objetivos), Operações e Condições seus sujeitos são os professores e os alunos pressupõe a existência de um problema desencadeador da aprendizagem permite a interação entre os sujeitos enquanto solucionam situações-problema coletivamente mediados pelo conteúdo e atribuindo sentidos às suas ações enquanto se apropriam dos significados da experiência da humanidade está sempre sujeita a transformações, à medida em que necessidades,motivos e objetivos se alteram É elemento de formação do aluno e também do professor Considera o movimento lógico-histórico do conceito Mobiliza para a formação do pensamento teórico

8 Atividade de Ensino seguindo os pressupostos da AOE
Sujeito Professor Conteúdo Conhecimentos teóricos Necessidade Humanização dos sujeitos envolvidos no processo educativo – Promoção de Aprendizagens Motivo Organização do ensino Objeto Transformação dos conhecimentos teóricos de modo que o sujeito envolvido no processo de ensino e aprendizagem possa apropriá-se dele. Plano de ação – Situação desencadeadora de aprendizagem Objetivo Ensinar Ações Definição dos procedimentos teórico-metodológico de como trabalhar com os conhecimentos teóricos Operações Utilização dos recursos metodológicos que auxiliarão o ensino Seqüência dos programas docentes: Primário Aritmética (princípios dos números) Médio Álgebra (transformações idênticas e as equações); Superior Cálculo diferencial e integral (análise matemáticas); Operações de conjunto e as estruturas matemáticas (p.110). Os manuais ficam reduzidos Seqüência dos programas docentes: Os manuais ficam reduzidos Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática: Contribuições da Perspectiva Histórico-Cultural

9 ATIVIDADE ORIENTADORA
DE ENSINO ATIVIDADE DE ENSINO CONTEÚDO: Conhecimentos Teóricos ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM SUJEITO Professor Aluno Ensinar NECESSIDADE Aprender Organização do Ensino MOTIVOS Assimilação dos conhecimentos teóricos Definição dos procedimentos de como trabalhar com conhecimentos teóricos. Resolução dos problemas de aprendizagem AÇÕES Utilização dos recursos metodológicos que auxiliarão o ensino Utilização dos recursos metodológicos que auxiliarão aprendizagem OPERAÇÕES AVALIAÇÃO

10 AOE é mediadora da atividade do professor e do estudante
O MOTIVO de ambas devem coincidir Motivo: apropriação pelos estudantes da experiência histórica acumulada pela via do pensamento teórico e dos conceitos científicos, visando o desenvolvimento do psiquismo, das funções psíquicas superiores Importante gerar nos alunos a necessidade de se apropriar dos conceitos o que pode ser feito através da chamada situação desencadeadora de aprendizagem

11 SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM
Deve proporcionar ao estudante a necessidade de apropriação do conceito de modo que suas ações sejam realizadas na busca da solução de um problema que o mobilize para atividade de aprendizagem( a apropriação dos conhecimentos) deve contemplar a gênese do conceito, ou seja, a sua essência; ela deve explicitar a necessidade que levou a humanidade à construção do referido conceito ( o movimento lógico-histórico) Situações desencadeadoras de aprendizagem podem ser jogos, situações emergentes do cotidiano, história virtual do conceito etc.

12 AÇÕES DO PROFESSOR EM ATIVIDADE DE ENSINO
eleger e estudar os conceitos a serem apropriados pelos estudantes; organizá-los e recriá-los para que possam ser apropriados; organizar o grupo de estudantes de modo que as ações individuais sejam providas de significado social e sentido pessoal na divisão de trabalho do coletivo; refletir sobre a eficiência das ações se realmente conduziu aos resultados inicialmente idealizados.

13 Atividade de Aprendizagem Análise do Movimento do Sistema de Atividade
CONTEÚDO Processos de: atividade cognitiva; solução das tarefas autônomas; assimilação dos conhecimentos; condições de origem dos conhecimentos Significação social; Núcleo do trabalho do professor; Organização da intervenção junto ao aluno; Conteúdo são conhecimentos teóricos Atividade de Ensino Atividade de Aprendizagem Análise do Movimento do Sistema de Atividade Passagem do pensamento empírico para o teórico Conhecer como os escolares realizam suas ações Ação de Controle Ação de Avaliação Reflexão; Análise; Plano interior das ações Se os objetivos propostos pelo professor constituem propostas significativas para os alunos Perceber o movimento externo e interno no processo de apropriação do conhecimento Necessidade/Motivo


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