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Módulo II – Filosofia e Arte. Platão e Aristóteles. Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia.

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2 Módulo II – Filosofia e Arte.

3 Platão e Aristóteles. Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia trata as artes sob a forma da poética A arte poética estuda as obras de arte como fabricação de seres e gestos artificiais,produzidos pelos seres humanos. A arte poética estuda as obras de arte como fabricação de seres e gestos artificiais,produzidos pelos seres humanos.

4 Platão A concepção platônica, que sofrerá alterações no curso da História sociocultural, considera a arte uma forma de conhecimento. A concepção platônica, que sofrerá alterações no curso da História sociocultural, considera a arte uma forma de conhecimento. Para Platão, a arte se situa no plano mais baixo do conhecimento, pois é imitação das coisas sensíveis, elas próprias imitações imperfeitas das essências inteligíveis ou ideias. Para Platão, a arte se situa no plano mais baixo do conhecimento, pois é imitação das coisas sensíveis, elas próprias imitações imperfeitas das essências inteligíveis ou ideias. Na Renascença, a concepção platônica é retomada, com novo sentido: afirma-se, que a arte é uma das formas altas de acesso ao conhecimento verdadeiro e ao divino (fica abaixo apenas da Filosofia e do êxtase místico). Na Renascença, a concepção platônica é retomada, com novo sentido: afirma-se, que a arte é uma das formas altas de acesso ao conhecimento verdadeiro e ao divino (fica abaixo apenas da Filosofia e do êxtase místico).

5 A República- Século IV a. C- o tema central é a justiça – narrado em primeira pessoa por Sócrates. Na República,para a criação da cidade perfeita, Platão exclui poetas, pintores e escultores, porque imitam as coisas sensíveis e oferecem uma imagem desrespeitosa dos deuses, tomados pelas paixões humanas; porém, coloca a dança e a música como disciplinas fundamentais na formação do corpo e da alma. Na República,para a criação da cidade perfeita, Platão exclui poetas, pintores e escultores, porque imitam as coisas sensíveis e oferecem uma imagem desrespeitosa dos deuses, tomados pelas paixões humanas; porém, coloca a dança e a música como disciplinas fundamentais na formação do corpo e da alma. Para Platão, gramática, estratégia, aritmética, geometria e astronomia são artes, seu ensino é considerado indispensável na formação dos guerreiros e, acrescentadas da arte dialética, na formação dos filósofos. Para Platão, gramática, estratégia, aritmética, geometria e astronomia são artes, seu ensino é considerado indispensável na formação dos guerreiros e, acrescentadas da arte dialética, na formação dos filósofos.

6 Curiosidade de A República: Para Platão o riso era uma ameaça a racionalidade. Durante o riso não há mais mente e corpo, não no sentido tradicional. Para Platão o riso era uma ameaça a racionalidade. Durante o riso não há mais mente e corpo, não no sentido tradicional. O personagem Coringa, inimigo de Batman é determinado por diretrizes platônicas, já que seu sorriso permanente serve para indicar loucura e maldade. O personagem Coringa, inimigo de Batman é determinado por diretrizes platônicas, já que seu sorriso permanente serve para indicar loucura e maldade.

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8 Sobre a pintura para Platão: O nascimento da Vênus de Sandro Botticelli (1483- 1485) obra neoplatônica/ renascentista. O nascimento da Vênus de Sandro Botticelli (1483- 1485) obra neoplatônica/ renascentista. Amor entre deuses? Amor entre deuses? A deusa Vênus surge da espuma do mar, nua em uma concha que é impelida e acariciada pelo sopro de Zéfiro, o vento fecundador, que aparece abraçado a Clóris, a ninfa que com ele simboliza o ato físico do amor. Nas margens da ilha de Chipre, a favorita da deusa, uma das ninfas que preside às mudanças das estações oferece à deusa um manto todo florido para protegê-la. A deusa Vênus surge da espuma do mar, nua em uma concha que é impelida e acariciada pelo sopro de Zéfiro, o vento fecundador, que aparece abraçado a Clóris, a ninfa que com ele simboliza o ato físico do amor. Nas margens da ilha de Chipre, a favorita da deusa, uma das ninfas que preside às mudanças das estações oferece à deusa um manto todo florido para protegê-la.

9 O artista funde os novos ideais cristãos com a grandeza do mito clássico. Não é por acaso que o manto oferecido à deusa é cor de rosa, e que as flores são açucenas, o que representa na História da Arte a “virgem rainha dos céus”. Já os ramos de murta são a concessão do artista à ideia da “Vênus Sagrada”, da qual essa planta era o símbolo. O artista funde os novos ideais cristãos com a grandeza do mito clássico. Não é por acaso que o manto oferecido à deusa é cor de rosa, e que as flores são açucenas, o que representa na História da Arte a “virgem rainha dos céus”. Já os ramos de murta são a concessão do artista à ideia da “Vênus Sagrada”, da qual essa planta era o símbolo.

10 O mito: Segundo o poeta grego Hesíodo (VIII a. C) Cronos mutilou seu pai Urano e jogou seus órgãos genitais no mar, perto da ilha de Chipre, tendo Vênus nascido da espuma (aphros em grego) e dentro de uma madrepérola. Segundo o poeta grego Hesíodo (VIII a. C) Cronos mutilou seu pai Urano e jogou seus órgãos genitais no mar, perto da ilha de Chipre, tendo Vênus nascido da espuma (aphros em grego) e dentro de uma madrepérola. Segundo Homero (VIII ou IX a. C ) ela seria filha de Zeus e Dionéia, sua amante em Dodona. Ao nascer foi conduzida por Zéfiro e entregue às Hora. Tem como símbolos a pomba, a romã, o cisne e a murta. É a deusa do amor, do riso e dos prazeres carnais. Segundo Homero (VIII ou IX a. C ) ela seria filha de Zeus e Dionéia, sua amante em Dodona. Ao nascer foi conduzida por Zéfiro e entregue às Hora. Tem como símbolos a pomba, a romã, o cisne e a murta. É a deusa do amor, do riso e dos prazeres carnais.

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12 Trabalho: compare a obra de Boccitelli com a obra de Leonardo da Vinci e faça uma reflexão sobre as ideias de Platão sobre a Arte.


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