A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TAP Plano de Ensino item 4. Unidades institucionais  As unidades institucionais são unidades econômicas capazes de possuir ativos e contrair passivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TAP Plano de Ensino item 4. Unidades institucionais  As unidades institucionais são unidades econômicas capazes de possuir ativos e contrair passivos."— Transcrição da apresentação:

1 TAP Plano de Ensino item 4

2 Unidades institucionais  As unidades institucionais são unidades econômicas capazes de possuir ativos e contrair passivos por sua própria conta, caracterizadas por autonomia de decisão e unidade patrimonial.  Assim, empresas constituídas como sociedades são unidades institucionais independentes de seus proprietários. classificadas no setor família

3 Cont.  O mesmo não ocorre em empreendimentos individuais onde o patrimônio do negócio e o de seu dono se confundem e que, portanto, não compõem unidades institucionais separadas do proprietário, sendo classificadas no setor famílias.

4 Cont.  As unidades institucionais são grupadas para formar os setores institucionais, segundo similaridades em suas funções, omportamento e objetivos principais.. Assim, são definidos os  seguintes setores:  · Empresas não-financeiras  · Empresas financeiras  · Administrações públicas  · Famílias  · Instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias

5 Adm. Pública  O setor da administração pública é composto pelas seguintes unidades institucionais: . órgãos governamentais da administração central e entidades descentralizadas (autarquias, fundações e fundos), nos âmbitos federal, estadual e municipal; . entidades públicas juridicamente constituídas como empresas com funções típicas

6 Cont.  de governo e cujos recursos são provenientes, em sua maior parte, de  transferências ou de venda de serviços a órgãos governamentais; . entidades para-estatais que têm como principal fonte de receita recursos tributários  vinculados, arrecadados pelo governo, são elas: . Sistema S – instituições produtoras de serviços sociais que têm como principal  fonte de receita recursos tributários vinculados arrecadados pelo governo. .

7 Cont.  Conselhos Profissionais – instituições de apoio à regulação das atividades profissionais que têm como principal fonte de recursos contribuições compulsórias. . Fundos Constitucionais administrados pelo Ministério da Integração Social que atuam no desenvolvimento econômico e social daquelas Regiões, por intermédio de programas de financiamento aos setores produtivos: FCO (Fundo Constitucional do Centro Oeste, FNE (Fundo Constitucional do Nordeste), FNO (Fundo Constitucional do Norte).

8 A carreira no setor público  “ Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade e o pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.”  ( Winston Churchill)

9 O que é setor público O setor público é considerado como oportunidades de emprego na Administração Direta (por exemplo, no Ministério da Fazenda) nas esferas federal, estadual e municipal e nos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Também é considerado no setor público a empresa pública (Exemplo Correios) e a empresa estatal (Petrobrás) nas três esferas.

10 Estabilidade  A estabilidade no cargo é um dos principais atrativos do setor público, que atrai milhões de brasileiros.  Conquistar uma vaga não é fácil: ingressar na carreira pública exige muita dedicação, planejamento, comprometimento, persistência e disciplina em termos de preparação.  Não basta apenas ler num Jornal de Concursos a aprovação de um edital de concurso e aí começar a estudar, faz-se necessário um tempo de preparação e atuar no setor público exige um planejamento maior.

11 Cadastro de reserva  Muitos concursos públicos servem para cadastro de reserva e a posse no cargo pode levar anos.  Qual a melhor opção em termos de setor de trabalho? Existem pontos favoráveis e outros desfavoráveis a serem analisados. É necessário avaliar o que há de melhor e o que há de pior em cada opção e decidir em qual situação a adaptação do profissional será melhor.

12 Vantagens  O cargo público, na sua maioria, assegura vantagens que os outros setores não oferecem, a saber:  Licenças remuneradas;  Abonos;  Adicionais;  Gratificações;  Aposentadoria com remuneração próxima ativa;  Salários iniciais mais atrativos e muitas vezes acima da média de mercado.

13 Ascensão  Ascender no setor público é mais difícil, a questão salarial muitas vezes está limitada a correção da inflação.  Uma boa alternativa para quem está com este dilema é recorrer a consultorias de aconselhamento profissional, quando o profissional pode auxiliar na reflexão sobre razão de ser da sua existência, os valores e crenças que pratica e nas competências que possui.

14 A opção  O importante seria vivenciar atividades tanto no setor público, no setor privado e no terceiro setor, o que praticamente pode não ser exequível.  O importante antes de optar por um concurso público para determinado cargo é conhecer as atribuições do cargo.

15 Concursos públicos  A Revista Veja na sua edição de 16 de janeiro de 2013 tratou do assunto Concursos Públicos e a análise da matéria publicada fundamenta alguns fatos.  Para alcançar o objetivo de ser aprovada em um concurso público, tarefa que, em média, consome ao menos um ano de estudos –, o profissional necessita precisa analisar o tempo que pode destinar para a preparação e sua vocação profissional.

16 Como contribuir para ser aprovado  A revista ouviu vários especialistas para direcionar interessados no objetivo de conseguir a vaga almejada e que são apresentadas a seguir:  Definir para qual área pretende atuar, possibilitando assim um foco claro;  Refletir se as atividades do funcionalismo público estão coerentes com as expectativas do profissional;  Lembrar que a área pública é de baixo dinamismo e elevada burocracia, o que não é adequado para profissionais com perfil empreendedor;  Ser bem sucedido num concurso público pode levar anos de estudos e estar tanto financeira como psicologicamente preparado para tal nível de dedicação;

17 Não adianta apenas o preparo técnico para as provas de um concurso  É necessário também o controle emocional e alguns comportamentos precisam ser inibidos:  Falta de clareza dos objetivos, participando de vários concursos se metas definidas e aumentando o estoque de fracassos;  Excesso de confiança na hora da prova pode revelar que o conhecimento adquirido é superficial e sem consistência;

18 Cont.  Influenciar-se por opiniões negativas;  Não controlar a ansiedade e correr o risco de ter um apagão na hora da prova;  Não administrar conflitos familiares que muitas vezes pressionam pelo sucesso nos concursos, o que muitas vezes ocorre por falta de conhecimento sobre os concursos;  Não ter disciplina e organização no estudo;.  Não identificar seus pontos fracos, para minimizar suas limitações.

19 O que fazer? Preparação para Concursos Públicos.

20 Negócio  Segundo FIORELLI (2012) “ Ser aprovado num concurso público se assemelha a um empreendimento porque custa dinheiro, consome tempo e energia e solicita acompanhamento diário, como se fosse um negócio”.  As informações a serem apresentadas nesta parte tem como base o livro da autora citada sobre o assunto de preparação para participar de concursos públicos e pode obter sucesso.

21 Planejamento  Uma palavra chave para o sucesso é o planejamento identificando de forma precisa o que o candidato deseja.  É necessário escolher concursos adequados para o nível de conhecimento que a pessoa almeja alcançar, o salário é importante, mas não deve ser o único fator para a escolha do concurso.  Outros fatores são: o nível de conhecimento dos conteúdos e o número de candidatos. Este último pode não ser importante pois nem sempre a quantidade de inscritos é proporcional à dificuldade.

22 Como escolher em qual participar  Para definir a quantidade e o tipo de concursos que o candidato espera participar é necessário saber:  As características do trabalho;  O local de trabalho.  Estude o trabalho antes de ingressar nele.  Procure escolher concursos adequados às suas expectativas pessoais, analisando as perspectivas profissionais.

23 Cont.  Busque definir o tempo que terá para estudar, identifique o que estudar, calcule o tempo necessário para a preparação para o concurso, definir como será feita a preparação, calcule os recursos financeiros que poderá dispor.  Um bom curso de preparação pode ser de extrema valia, mas se tiver restrições financeiras e disponibilidade de tempo pode utilizar-se do ensino á distância e/ou adquirir apostilas de cursos preparatórios considerados bons e/ou adquirir livros pertinentes.

24 Ajuda  Procure obter a colaboração da família e dos seus amigos no sentido de:  Esquecer as festinhas, passeios e brincadeiras;  Eliminar os barulhos que possam dispersar a atenção;  Algumas ações que aumentem a sua disponibilidade para os estudos.

25 Preliminares  Definidas o que pode chamar de preliminares é momento de partir para os estudos e para isso é necessário algumas ações de :  Evitar a sonolência e falta de concentração, com a escolha e adaptação de um ambiente adequado para a atividade e ajustar o nível de conforto, se excessivo pode dar origem a sonolência e se inadequado pode gerar cansaço, cuidado com as interrupções que podem desviar a atenção e na usar medicamentos para não dormir;

26 Organização  Organização do material para estudo  Organização do tempo;  Organização da agenda de estudo;  Seleção de assuntos

27 Mais ações  Resolva questões de provas anteriores, não tente aprender tudo de uma vez escolhendo assuntos prioritários e cumprindo a programação estabelecida,Use a Internet apenas para adquirir novos conhecimentos.  Leve em consideração a chamada nota mínima mesmo nas disciplinas consideradas fáceis.

28 Não esqueça  Lembrar sempre que o método de estudo nada mais é, que um conjunto de procedimentos que o candidato deve atender no sentido de obter todos os conhecimentos necessários.  Em todas as disciplinas existirão assuntos que deverão ser compreendidos para ser entendidos e outros que devem ser memorizados.

29 Como memorizar  Elaborar pequenos resumos para ler constantemente quando tiver um tempo disponível, além da programação de estudos;]  Estudar um assunto e depois reler;  Ler em voz alta;  Ler e ao mesmo tempo escrever o que está lendo;  Gravar a própria fala ou dos professores;  Escrever em papeletas e colar nas paredes e nos móveis no seu ambiente de estudos;

30 Não esqueça  Marcar com caneta marca texto as palavras- chave ou frases importantes, destacando em termos de cores o que sabe, o que sabe mais ou menos e o que tem de dedicar mais tempo de estudo.

31 Atenção  Não tentar memorizar muita coisa de uma só vez, estudar os conceitos até que possa transmiti-los as outras pessoas, estudar o que menos sabe, diminuir o ritmo de estudo nos assuntos com maior dificuldade de entendimento, fazer revisões constantes.

32 Simulados? Onde?  Alguns assuntos podem ser estudados em grupos, com pessoas que estão na mesma condição de candidato, já existem outros que é melhor estudar sozinho.  Participar de simulados acessíveis e avaliar as fragilidades são de suma importância.

33 Dificuldades  Duas dificuldades são constatadas:  Conhecimento insuficiente do idioma português o que dificulta o aprendizado, assim antes estudar para um concurso é necessário eliminar essa lacuna;  Conhecimento insuficiente de matemática básica, da mesma forma é importante minimizar a lacuna.

34 Idioma  A questão do entendimento do idioma pode dificultar a compreensão das questões até mesmo aquelas relativas a disciplinas quantitativas

35 Lembre-se:  Quando chegar a data da prova alguns cuidados devem ser observados;  Na semana anterior é o momento de fazer uma revisão geral;  Não tomar medicamentos sem indicação médica;  Descontrair-se;  Evitar situações desagradáveis ou perigosas; ;

36 Lembrete  Planejar como chegar no local de prova, se possível é importante visitar o local da prova no dia anterior, chegar no local com antecedência, não esquecer de levar documentos, comprovantes e materiais para realizar a prova

37 Não esquecer  Programar-se para enfrentar as condições climáticas desfavoráveis;  Ler com atenção todas as questões;  Resolver a prova deixando as questões mais complexas para depois da solução das mais acessíveis;  Utilizar todo o tempo para resolver a prova, controlar o tempo, cuidado ao passar as respostas para o gabarito, evitar rasuras,  Terminada a prova não ficar conversando com os concorrentes, fazendo comparações de gabaritos, esperar a divulgação dos gabaritos e então checar o desempenho;

38 E por último  Para concluir é necessário controlar o lado emocional e assim sendo busque:  Dormir bem;  Manter o bom humor;  Inibir os sentimentos de culpa e solidão;  Envolver familiares e amigos na sua luta;  Evitar os derrotistas, os anjos do Apocalipse;  Dedicar-se ao estudo das matérias onde a dificuldade é maior;  Reunir-se com bons colegas de estudo;

39 Decidiu-se ?  Manter-se relaxado;  Manter o controle emocional durante as provas.


Carregar ppt "TAP Plano de Ensino item 4. Unidades institucionais  As unidades institucionais são unidades econômicas capazes de possuir ativos e contrair passivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google