A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:"— Transcrição da apresentação:

1 ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso: repouso remunerado de 2 semanas (art. 395 CLT) A mãe adotante terá direito a 120 dias conforma tabela (Lei /02) 00 a 01 anos = 120 dias 01 a 04 anos = 60 dias 04 a 08 anos = 30 dias

2 ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de R.H. Perfil dos Profissionais; Gestão de Pessoas; Gestão por Competência

3 ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Lidar com pessoas nas organizações é uma responsabilidade que, atualmente, se reveste de complexidade muito mais do que há poucos anos. OBJETIVO PRINCIPAL DA ÁREA DE R.H. Administrar as relações da organização com pessoas; Pessoas = parceiras do negócio não mais meros recursos empresariais; Utilizar o conhecimento das pessoas; Possuir o poder de diferenciar as pessoas (seres humanos dotados de personalidade própria, capacidades, etc.); Considerar as “pessoas como pessoas”. Deve prover a organização de meios para avaliar as pessoas em todos os sentidos, desde sua formação profissional até a coleta de informações que possam lhe dar uma indicação.

4 ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PERFIL DO PROFISSIONAL DE R.H.: É definido como o conjunto de características cognitivas e posturais, que faça com que uma pessoa seja vista e avaliada de determinada maneira: Adaptabilidade; Análise crítica; Boa comunicação escrita e verbal; Bom Humor; Compromisso com os resultados; Dinamismo; Empreendedorismo, entre outros.

5 ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DE PESSOAS É uma atividade a ser executada por todos os gestores de uma organização; Deve contar com o apoio do R.H.; Deve combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização.

6 ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: É um dos principais modelos de gestão de pessoas: Tem o objetivo de fornecer à área de R.H.e gestores das organizações ferramentas para realizar gestão e desenvolvimento de pessoas, com clareza, foco e critério. Essas ferramentas são alinhadas às atribuições dos cargos e funções de cada empresa.

7 ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FERRAMENTAS: Mapeamento e mensuração por competências (identifica-se conhecimentos, habilidades e atitudes para execução de um cargo ou função); Seleção por competências (realizam-se entrevistas comportamentais, visando identificar se o candidato possui o perfil ideal para determinada vaga); Avaliação por competências (verifica se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma corporação estão alinhados ao perfil ideal exigido para o cargo); Plano de desenvolvimento por competências (procura-se aperfeiçoar e potencializar o perfil individual de cada empregado através de ações de desenvolvimento).

8

9 VELHO MODELO DE RH O departamento mais dinâmico na vida e estrutura da Empresa é o Departamento de Pessoal ou Recursos Humanos. Visão Geral Adequação ao uso; Satisfação da necessidade de seu cliente; Prevenir falhas e Sempre se atualizar

10 VELHO MODELO DE RH Causas de Falhas no Departamento de Recursos Humanos: Falta de apoio da Administração; Falta de Organização; Falta de Treinamento; Falta de Disciplina; Falta de Recursos; Falta de Tempo; Falta de Espírito de Equipe.

11 ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
VELHO PAPEL DO R.H. Controlar rigidamente a carreira dos funcionários; Manter as escalas salariais em segredo (nem os gerentes sabem como funciona); Delegar avaliação ao RH; Manter todas as informações de RH em segredo; Imagem de departamento fechado e à parte; Oferecer treinamento para todos de maneira indiscriminada. NOVO PAPEL DO R.H. Propor, definir e garantir um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a Legislação Trabalhista; Criar e operar sistemas permitindo oportunidades e desenvolvimento de carreiras disponíveis a todos; Ser um facilitador junto às outras áreas, no processo de administração de pessoas; Criar, propor e administrar instrumentos para a remuneração competitiva à todos os funcionários; Aumentar a capacidade intelectual; Ver as pessoas como seres espirituais e ajudá-las no seu processo de crescimento; Treinamentos constantes; Dignificar o trabalho e o ser humano.

12 ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLIVALÊNCIA “Um ser humano deve ser capaz de trocar uma fralda, planejar uma invasão, desenhar a planta de um prédio, comandar um navio, escrever um soneto, administrar finanças, construir um muro, tratar uma fratura, confortar o agonizante, dar ordens, receber ordens, cooperar com os outros, trabalhar sozinho, resolver uma equação, analisar um problema novo, elaborar um programa de computador, preparar uma refeição saborosa, lutar com eficiência e morrer galantemente”. Antonio de Lima Ribeiro

13 GESTÃO DE PESSOAS Pessoas Recursos Materiais Recursos Financeiros
Para possuir empresa: Pessoas Recursos Materiais Recursos Financeiros Instalações Físicas

14 NOVO MODELO DE RH Relações Humanas no Trabalho; Avanço Tecnológico
Modernização no Trabalho Preocupação físico e mental com o trabalhador; Modernas técnicas de seleção, integração, treinamento e avaliação de pessoal, visando o bem estar de cada um e a melhoria da produtividade. Programa de promoção de saúde e qualidade de vida, a fim de tornar os profissionais de RH mais produtivos e ambientes saudáveis.


Carregar ppt "ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google